Politico eu

Estão abertas as inscrições para o curso "Educação Política para Cidadania", edição de 2024

A formação online aborda conceitos como democracia, participação política, estado, instituições e cidadania, de forma didática e acessível. Gratuito, o curso está com inscrições abertas até o dia 17 de maio

O curso gratuito de extensão “Educação Política para Cidadania” está com inscrições abertas até o dia 17 de maio. A formação online aborda conceitos como democracia, participação política, estado, instituições e cidadania, de forma didática e acessível. Essa é a segunda edição do programa de educação político-cidadã "Político, Eu!?!" e as inscrições podem ser feitas neste endereço online. As aulas acontecem de 1º de abril a 6 de maio.

Disponível na modalidade de ensino à distância (Ead), o curso, de 70 horas, é dividido em seis módulos que contemplam fascículos digitais, videoaulas e audioaulas. Os aprovados recebem certificado emitido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Aberta do Nordeste (Uane) e Fundação Demócrito Rocha (FDR).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Autor do Módulo 3 do curso, o professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Raulino Pessoa Júnior, classifica o curso como fundamental para a consolidação da democracia brasileira.

“A democracia é um sistema político que pressupõe participação, que não precisa ficar restrita ao período eleitoral. Para uma plena participação democrática é fundamental o conhecimento e qualificação, pois assim saberemos que ferramentas podemos utilizar para garantir uma sociedade mais democrática e igualitária”, aponta Raulino.

O que dizem os alunos
Com uma vasta experiência em relação a políticas públicas e cidadania ativa, Maryana Saldanha enxergou no curso a oportunidade de aprimorar e agregar conhecimento ao seu trabalho. A estudante de 18 anos e moradora de Jaguaretama, no Ceará, participa do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), iniciativa parte da metodologia do Selo Unicef, que promove empoderamento, liderança e engajamento cívico entre adolescentes.

Além disso, Maryana integra o Jovens Comunicadores, programa do Instituto Nordeste Cidadania (Inec) que incentiva a participação cidadã por meio da produção em comunicação pela juventude.
Dessa forma, a estudante descreve o curso como uma oportunidade de construir uma visão mais ampla e conhecer a fundo o funcionamento governamental, quais tomadas de decisão afetam a sociedade e como é possível participar ativamente dessa lógica.

“Acredito que com o conhecimento político a gente pode apoiar causas e questionar os líderes quando necessário. Também é uma forma de nos capacitar para defender os princípios de igualdade e democracia. Os professores são qualificados e as aulas não são complexas, dá para entender bem e é atrativo”, destaca.

Para Karine Pinheiro, a ideia de participar do curso veio de uma colega de trabalho. Aos 27 anos, a psicóloga já tinha tido uma experiência positiva com uma formação da FDR, e o tema da vez a atraiu pela relação com o seu trabalho.

A profissional atua no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Jaguaretama, levando informação sobre garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e propiciando escuta e acolhimento para o grupo.

“O curso veio a calhar perfeitamente porque traz a perspectiva da política de uma forma clara, dinâmica e acessível, até para quem nunca leu nada sobre. Muitas pessoas acreditam que não possuem direitos, então nosso papel é levar essa humanidade”, explica Karine.

A psicóloga pretende repassar alguns materiais disponíveis no curso para quem procura o centro, incentivando a participação cidadã. Ela acredita que propagar essas informações é fundamental para que esses indivíduos consigam se reconhecer como sujeitos de direitos, entendendo a fundação de potência, muitas vezes apagada, que eles carregam dentro da comunidade.

Conteúdo programático do curso
-Módulo 1: Política, Democracia e Cidadania
-Módulo 2: Estado brasileiro: estrutura e funcionamento
-Módulo 3: Poder Legislativo: conhecendo a Câmara Municipal
-Módulo 4: Cidadania participativa: a participação política na sociedade democrática
-Módulo 5: Educação política e cidadania: práticas pedagógicas no ensino fundamental e médio
-Módulo 6: O papel da escola para a aprendizagem dos/as jovens sobre participação política e cidadania

SERVIÇO
Curso "Educação Política para Cidadania"
Inscrição: 4 de março a 17 de maio/24
Período das aulas: 1º de abril a 06 de maio/24
Pesquisa de reação: 18/05 a 17/06/24
Certificação: a partir de 01/08/24

Inscrições neste endereço online
Mais informações: fdr.org.br/politicoeu/

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Politico eu
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar