PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL MeuLugarGuararapes

Para uma festa inesquecível em casa

Receber os amigos ou a família para pequenas comemorações em casa garante mais aconchego para qualquer evento, sejam jantares formais ou festas de happy hour. Confira dicas

14/12/2016 05:30:00

Um encontro para rever os velhos amigos, uma pequena comemoração celebrando uma recente conquista ou um jantar com a família para fortalecer os laços. Independente do evento, receber os amigos em casa é sempre prazeroso, principalmente quando o espaço é aconchegante e confortável.

As opções são muitas, e o anfitrião pode inovar tanto no tipo de evento quanto na decoração. A principal vantagem, segundo Priscilla Capelo, que é decoradora e organizadora de festas, é a economia. “Uma das principais vantagens de fazer em casa é que sai muito mais barato. Não paga pelo espaço e nem tão caro pela refeição. Você pode fazer comida caseira ou mesmo chamar um chef que cozinha na sua casa, por preço mais acessível. Acaba que você economiza, seja essa intenção ou não”, explica.

A profissional destaca que o primeiro passo, quando se decide por receber em casa, é buscar um profissional capacitado e, juntos, elaborarem um planejamento. “Às vezes, nem é tanto por conta da decoração, mas para saber tudo o que vai precisar e indicar profissionais. É saber se você tem talheres suficientes e adequados para o tipo de comida, se é necessário alugar mesas, e até para definir qual tipo de festa. A pessoa que está acostumada, que trabalha com isso, pode dar uma orientação melhor”.

Para a decoração, o ideal é usar os elementos que já estão em casa, ou fazer pequenas mudanças em detalhes, já que não muda a cara do espaço e nem envolve gastos muito altos.

“Se é uma festa de aniversário e o cliente quer uma mesa para o bolo e doces, eu indico muito usar uma mesinha redonda lateral e colocar o bolo, algumas flores. Já que é uma celebração mais íntima, para receber poucas pessoas, então não precisa algo tão elaborado”.

Facilitando a vida do anfitrião, alguns elementos, como bebidas ou comidinhas, podem ficar à disposição, de forma que estejam sempre à mão dos convidados, é o que sugere Daniela Cintra, gerente de Marketing Fortaleza da Moura Dubeux. “Em um evento, ter uma pessoa servindo comidinhas de entradas ou bebidas é interessante, no entanto, destinar um local, como um bar ou balcão, para colocar uns petiscos, petit four, algumas opções de frios ou biscoitinhos, além de taças para licor ou whisky, até mesmo um cafezinho, faz toda a diferença”.

Festa de criança
Priscilla explica que atualmente qualquer tipo de festa pode ser feita em casa, exceto se o número de convidados for muito grande. “As festas mais íntimas são muito mais chiques e, com certeza, mais confortáveis, tanto para quem recebe quanto para o convidado”.

É possível, por exemplo, fazer festas infantis de forma segura e divertida para os pequenos. Daniela, que tem um filho pequeno, conta que já teve essa experiência. “Gosto de dar um clima na casa de acordo com o tema da festa do Arthur. Normalmente, tiro as peças que são mais frágeis e substituo os itens de decoração por móveis mais baixos, mais leves para a temática infantil, além de incluir elementos do próprio cotidiano dele, como ursos, porta-retratos e brinquedos”.

Quem possui mesas quadradas, o ideal é usar protetores de quinas ou substituir por móveis arredondados que ocupem menos espaço e deixem o ambiente seguro e amplo para as crianças. Já quem tem uma decoração muito clássica, Daniela sugere trocar um quadro da parede por algum outro mais adequado à ocasião, pode ser uma foto da família ou algum personagem infantil, vale até usar móveis provençais, que podem ser alugados.

Para garantir a segurança das crianças, é bom ter uma pessoa sempre de supervisão, até para que possam ficar mais reservados, indica. No espaço dos pequenos, é possível colocar um tapete e.v.a, para demarcar o território da brincadeira, uma mesa de pintura com papéis, canetinha, muitos brinquedos e jogos infantis.

Infraestrutura perfeita
Apartamentos com varanda abrem a possibilidade de realizar eventos que são, tradicionalmente, realizados em ambientes externos e abertos. Com uma varanda de 17 metros², o empreendimento Nature, da Moura Dubeux, se encaixa bem nesse contexto. 

“Em um apartamento em que você tem uma ampla varanda, totalmente voltado para o nascente, é ideal para quem gosta de receber amigos em casa e aproveitar uma bela vista. A possibilidade de realizar uma feijoada durante o dia, um happy hour a tarde, um evento temático como noite de fondue ou ainda aproveitar a iluminação na natural noturna para um luau é perfeito, tudo depende da criatividade”, sugere Daniela.

Para um churrasco, a profissional indica uma churrasqueira elétrica, que não faça muito fumaça e que pode facilmente ser colocada sobre o balcão. “Quando você tem espaço, você tem tudo! Basta colocar uns puffs, umas cadeiras mais leves, almofadas, um som agradável... O importante é se sentir bem em casa e usar os itens que você acha que pode agregar ao seu evento”.

A sala integrada permite uma variedade maior de eventos, basta criatividade. “Você consegue fazer um ambiente mais descontraído na área externa, colocar um DVD na sala, as pessoas podem conversar na mesa. No espaço voltado para Office, você pode colocar um computador e videogame para os convidados. Só quem visita o apartamento decorado tem realmente a noção de como é possível aproveitar todos os espaços confortavelmente”, conclui.

 

TAGS