PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL MeuLugarGuararapes

Abra a cortina e sinta os benefícios da incidência solar

Luz natural contribui para um ambiente confortável e ajuda na decoração. Além disso, o sol tem propriedades benéficas para a saúde e traz qualidade de vida

14/12/2016 05:30:00

A iluminação natural é essencial para qualquer ambiente. A luz solar incidente em casas e apartamentos, muitas vezes, é vista como vilã. Mas em um edifício planejado corretamente, a iluminação natural é uma aliada do conforto, evita mofos, traz claridade para o ambiente e, principalmente, saúde e qualidade de vida.


A principal dica na hora de se adquirir um imóvel é verificar a orientação solar. Segundo Cecília Nóbrega, arquiteta da Mix Arquitetura e Design e responsável por alguns apartamentos decorados da construtora Moura Dubeux, o sol tem caráter desinfetante, e a falta dele pode provocar maior incidência de umidade e formação de fungos.


“Em nossa região, que possui clima quente, o sol da manhã (do lado leste) é o mais saudável. Já o sol da tarde (do lado oeste) tende a esquentar um pouco mais. Neste caso, não é bom quando direcionado para as salas e dormitórios, causando desconforto", explica a arquiteta. Obedecendo essa orientação, as fachadas voltadas para leste e que recebem sol pela manhã, são as mais indicadas e também as mais frescas.


Luz na decoração
"A luz solar - luz natural - pode interferir na decoração, intensificando as cores. Um espaço com tons mais claros e poucos objetos parece mais iluminado. Já os ambientes que se utilizam de cores mais fortes e com mais objetos tornam-se menos claros. Contudo, independente do estilo que cada um se identifica, a luz natural deve ser sempre bem-vinda, pois oferece a melhor reprodução das cores", resume a arquiteta.


Para um melhor aproveitamento e benefício da luz natural, as cores claras contribuem para deixar os ambientes mais iluminados, visto que a incidência da luz nesses espaços, ao longo do dia, ajuda, inclusive, na redução de consumo de energia elétrica, evitando usar outras fontes artificiais.


O Nature Condomínio, empreendimento da Moura Dubeux localizado no bairro Guararapes, em Fortaleza, é um desses imóveis que oferecem condições favoráveis à incidência solar. Bem planejado, todos os apartamentos do Nature são 100% nascentes, com opções de 146m², 186m² e cobertura duplex de 292m². O conceito de conforto e qualidade de vida num só lugar.

TAGS