Mercadapp

Aplicativo oferece alternativa para economia de tempo nos supermercados

Criado há pouco mais de dois anos, o Mercadapp torna as compras em supermercado mais práticas. Serviço foi desenvolvido por empresa cearense

[FOTO1] 

Com a rotina repleta de compromissos profissionais e pessoais, cada vez mais a sociedade sofre com a falta de tempo devido à sobrecarga e ao excesso de tarefas. Assim, é comum dizer que não há tempo para realizar atividades fora da rotina, prejudicando os momentos que poderiam ser aproveitados com a família e os amigos. Com aplicativos à palma da mão, a tecnologia pode ser uma aliada para tornar algumas dessas tarefas mais práticas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Foi depois de passarem mais de duas horas para comprar poucos itens em um supermercado que Larissa Lima, 22, e Gabriel Gurgueira, 25, perceberam a necessidade de estratégias para solucionar problemas como esse. Junto a Bruno Raniery, 25, os três criaram o Mercadapp, aplicativo cuja ideia é proporcionar ao cliente uma experiência de compra por meio do smartphone, mais rápida e cômoda do que uma visita ao supermercado. Dessa forma, segundo os desenvolvedores, as duas ou três horas que seriam gastas com deslocamento e filas podem ser mais bem aproveitadas.

"A ideia é esta: não indo para o supermercado, economizo duas horas e posso ir ao cinema ou a praia, por exemplo. [...] A questão é substituir uma atividade obrigatória no cotidiano, como o supermercado, por momentos mais felizes", afirma Larissa.

Praticidade

Para permitir uma compra mais rápida, uma das opções do aplicativo é salvar uma lista com os principais produtos comprados. "Normalmente, se faz supermercado e se compra mais ou menos os mesmos produtos, um produto ou outro varia. Então, a ideia é que a primeira compra vai ser rápida, mas a segunda compra, salvando uma lista, vai ser fantasticamente mais rápida”, afirma Gurgueira.

Além disso, em agosto de 2018, foi implementado o recurso que possibilita leitura de código de barras por meio da câmera fotográfica para identificar um produto. Ao finalizar o processo, o cliente agenda o horário de entrega, informa os dados e escolhe a forma de pagamento. O último passo é receber o pedido em casa no intervalo de tempo marcado.

Números

Lançado em maio de 2016 e disponível para iOS e Android gratuitamente, o Mercadapp foi desenvolvido durante a participação de Larissa e Gurgueira no Programa Educacional Brasileiro de Desenvolvimento para iOS (BEPiD) — atualmente intitulado Apple Developer Academy —, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente, o aplicativo conta com mais de 20 mil downloads e cerca de 3.500 clientes ativos, além de ter registrado, no último mês de agosto, 18 mil visitantes no sistema. Entre as vantagens para as lojas parceiras, Gurgueira cita a possibilidade de os supermercados terem maior proximidade com os clientes.

"Temos diversos lojistas que hoje têm atuação pelo aplicativo em bairros completamente diferentes dos que eles atendem na loja física, que o cliente normalmente não iria até a loja, mas pelo aplicativo consegue fazer a solicitação e receber as compras em casa", acrescenta. O aplicativo atende Fortaleza e outras dez cidades do Estado: Maracanaú, Maranguape, Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Pacajus, Cascavel, Itaitinga, Horizonte e Morada Nova. O download do aplicativo é realizado pelo link www.mercadapp.com.br/download.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Mercadapp
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

app

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar