Instituto Ashara

Relacionamento não é amor, defende Guilherme Ashara

Em sua coluna no O POVO Mais, o terapeuta reflete sobre temas como sofrimento na era digital, relacionamentos e ancestralidade

Você já parou para pensar se sua relação com o passado é saudável? Se busca amor nos lugares certos? Ou, ainda, se o uso das redes sociais pode prejudicar seu emocional? Semanalmente, o psicoterapeuta Guilherme Ashara compartilha reflexões sobre esses e outros temas voltados para o autoconhecimento e a saúde mental em uma coluna exclusiva do O POVO Mais, plataforma multistreaming do O POVO.

Confira o resumo dos últimos textos publicados na coluna:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ancestralidade

Profissões que se perpetuam, gostos que passam de geração para geração, boas lembranças e saudade: nosso passado familiar pode ser casa de memórias incríveis e muito afeto. Porém, nem sempre só de coisas boas a história de uma família é feita, e a ancestralidade também pode ser sinônimo de traumas e mágoas.

Por isso, é essencial entender ao que se apegar e o que deve ser analisado e ressignificado para atingir o bem-estar emocional. “Quando detectamos um trauma ou um emaranhamento no nosso sistema familiar, somente o fato de tomarmos consciência dele, imediatamente ele começa a se desfazer”.

Leia mais aqui.

Relacionamento e amor

A partir de uma reflexão sobre novas formas de relacionamento, como o poliamor, o terapeuta Guilherme Ashara defende que ser amado exige, primeiramente, amor próprio e liberdade. “Quem sou eu para criticar o caminho, a busca de alguém? O meu caminho só diz respeito a mim. Cada ser humano tem o direito de encontrar o seu próprio caminho”, pontua.

Leia mais aqui.

Redes sociais e sofrimento

Apesar de terem grande valor no nosso dia a dia, as redes sociais também podem contribuir com o adoecimento mental quando utilizadas em excesso, especialmente por aqueles buscam uma "salvação" no mundo online.

"A maioria dos criadores de conteúdos das redes também apontam para fora, para o superficial. Eles propagam que solução está nesse ou naquele produto. Raros são os que dizem que a solução está dentro de você", ressalta Ashara.

Leia mais aqui.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Instituto Ashara
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar