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O que é a Web 3.0 e o que ela traz de novo

Especialista explica o novo conceito e possíveis benefícios
07:00 | Dez. 25, 2021
Autor O Povo
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Tipo Publieditorial

Empreendedor e graduando em administração, Victor Ximenes foi um dos convidados do podcast da semana do Inova. A conversa teve como tema a Web 3.0, as consequências da aceleração tecnológica na sociedade.

Segundo Victor, a Web 3.0, no momento, ainda é uma ideia, sem estruturas concretas. No entanto, o objetivo da novidade é proporcionar ao algoritmo a possibilidade de ler dados de forma eficiente, vinculando em uma indexação muito mais esperta e mais amigável para o consumidor.

Outra questão proposta pela Web 3.0 é a descentralização da internet. “Hoje, temos empresas como YouTube, Facebook e LinkedIn, que mantêm o monopólio das nossas redes. Somos usados por essas empresas, e a gente sabe o poder disso, até politicamente”, alerta o especialista.

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INOVA 2021

O projeto Inova 2021 tem o objetivo de apresentar as iniciativas em tecnologia e inovação que estão sendo desenvolvidas no Ceará, além de discutir as possibilidades de desenvolvimento e crescimento no Estado, em um momento em que empresas e estabelecimentos procuram soluções para os problemas complexos causados pela pandemia de Covid-19.

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Os perigos do imediatismo tecnológico para a sociedade

PUBLIEDITORIAL
05:00 | Dez. 24, 2021 Tipo Publieditorial

A revolução digital e os meios tecnológicos trouxeram inúmeros benefícios para a sociedade. No entanto, o uso exagerado desses artifícios pode causar sérios danos psicológicos. É o que explica a psicóloga Márcia Karine, uma das convidada do podcast do projeto Inova.

De acordo com a psicóloga, esse imediatismo está acelerando as pessoas, que nem sempre percebem e acabam se acostumando com esse tipo de movimento. "Adoecemos e nos frustramos quando não conseguimos dar conta”, indica.

Uma preocupação destacada pela profissional é com as crianças, que já nascem inseridas nessa realidade. Segundo ela, condições que normalmente apareceriam mais tarde nesses indivíduos estão se manifestando cada vez mais cedo, como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

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“O uso excessivo da tela prejudica, deixa a criança mais acelerada. No entanto, dizer que ela não vai ter acesso, ou só vai ter acesso mais velha, não funciona, porque essa conexão ocorre desde que ela nasce, e está por todo lado”, explica. Dessa forma, a sugestão da psicóloga é que os pais orientem as crianças e acompanhem o conteúdo consumido por elas.

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Ceará utiliza tecnologia de ponta para aprimorar a segurança pública

PUBLIEDITORIAL
05:00 | Dez. 23, 2021 Tipo Publieditorial

Para finalizar a série de podcasts do projeto Inova, o tema escolhido foi a segurança pública no Estado. Quem debateu o assunto foi o superintendente de pesquisa e estratégia da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Helano Nogueira. O especialista, que já foi perito criminal da Polícia Federal na área de combate aos crimes cibernéticos e foi o primeiro brasileiro a ser diretor mundial da polícia forense da Interpol, fez questão de apontar os avanços cearenses no que tange ao uso de tecnologia na segurança pública.

O primeiro destaque de Helano foi para a existência da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O setor desenvolve tecnologia de ponta por meio de pesquisas científicas com o objetivo de solucionar os problemas do dia a dia, reduzindo a criminalidade e prevenindo a violência.

Um exemplo dessas tecnologias é o Agilis, sistema que integra inúmeros bancos de dados de modo a ajudar na identificação de veículos utilizados em crimes ou relacionados a pessoas em conflito com a lei. A plataforma conta com mapas, imagens e diversas outras informações.

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Outra ferramenta interessante é o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que utiliza ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial para determinar onde, o dia da semana e o horário que determinado crime têm mais incidência, a chamada “mancha criminal”.

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Perito computacional forense é carreira de alta demanda e pouca oferta

PUBLIEDITORIAL
05:00 | Dez. 22, 2021 Tipo Publieditorial

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi um dos temas do podcast do Inova, que teve como convidado Alexandre Pinheiro, especialista em computação forense e perícia digital e atualmente DPO (Data Protection Officer) Técnico e Diretor de CyberSecurity, Inovação e Educação do Grupo Energy Telecom. Durante a conversa, o profissional falou sobre mercado de trabalho e segurança de informações.

Um ponto levantado foi a alta demanda de profissionais da área e a dificuldade de suprir essa necessidade. No caso dos peritos digitais forenses, o contexto é ainda mais afunilado, já que o indivíduo deve apresentar duas capacitações: a de perito em computação e a forense, capacidade de atuar em meio a um ambiente judicial.

“Acredita-se que até 2022 teremos uma defasagem de 2 milhões de profissionais só na América Latina. Esse buraco precisa ser preenchido nas mais diversas áreas, já que cada vez mais a superfície de ataque aumenta. Por exemplo, dispositivos inteligentes que auxiliam as pessoas no dia a dia, e, agora, o Pix, estão sendo utilizados para cometimento de crimes”, alerta Alexandre.

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Mercado de games se destaca no Brasil

PUBLIEDITORIAL
17:51 | Dez. 21, 2021 Tipo Publieditorial

O mundo dos games foi o tema de mais uma live do projeto Inova. Os convidados foram o gerente de projetos, designer de produtos e desenvolvedor de jogos, Ítalo Furtado, e o professor universitário, gamer e também designer, Rômulo Jardim. Ambos são sócios da Rogue Fairy Studios, empresa especializada no desenvolvimento de jogos digitais.

De acordo com Ítalo, a proposta da Rogue Fairy Studios é se permitir olhar para diferentes horizontes e nunca negar uma possibilidade de abrir uma nova porta no mundo dos games. Trabalhamos para fazer o bizarro e o imaginário acontecer das melhores formas possíveis, fazendo aquilo que seja interessante e que ninguém nunca pensou em fazer”, explica.

Os profissionais acreditam que esse mercado pode ser muito bem aproveitado no Brasil, país que é o 12º maior consumidor de jogos digitais do mundo, estando atrás apenas do México na América Latina em relação a esse quesito. Atualmente, o trabalho da empresa envolve produzir os próprios jogos ou publicar jogos em conjunto com outros parceiros.

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Saiba o que você precisa para ser um profissional de games

06:00 | Dez. 18, 2021 Tipo Publieditorial

O mundo dos games está cada vez mais em alta, principalmente neste momento de pandemia, responsável por acelerar a transformação digital de forma nunca antes vista. Para quem quer adentrar esse mercado, a última live do projeto INOVA traz dicas de dois especialistas: o gerente de projetos, designer de produtos e desenvolvedor de jogos, Ítalo Furtado, e o professor universitário, gamer e também designer, Rômulo Jardim. Ambos são sócios da Rogue Fairy Studios, empresa especializada no desenvolvimento de jogos digitais.

Mesmo com um crescimento iminente, a área ainda encontra uma realidade tímida no Brasil. De acordo com Ítalo, o País conta com um número próximo de 400 empresas voltadas para esse mundo. Assim, a demanda por qualificação profissional é alta.

Nesse sentido, Rômulo revela que a principal problemática no mercado é voltada para a área de conhecimento relacionada à venda do produto no mercado. Dessa forma, o indicado é ter um produtor que acompanhe esse lançamento ou despertar no próprio profissional o sentimento de empreendedor. Outra carência é a falta de conteúdo acadêmico sobre o assunto, revelando a necessidade de mais pesquisadores na área.

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A dica de Ítalo é sempre praticar e colocar o jogo desenvolvido para ser experimentado por outras pessoas. “A grande métrica do mercado é o quanto as pessoas se divertiram com aquele jogo e o quanto elas gastariam horas jogando”, aponta.

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