Inova 2021

Ceará utiliza tecnologia de ponta para aprimorar a segurança pública

Saiba as ferramentas mais recentes e como elas funcionam

Para finalizar a série de podcasts do projeto Inova, o tema escolhido foi a segurança pública no Estado. Quem debateu o assunto foi o superintendente de pesquisa e estratégia da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Helano Nogueira. O especialista, que já foi perito criminal da Polícia Federal na área de combate aos crimes cibernéticos e foi o primeiro brasileiro a ser diretor mundial da polícia forense da Interpol, fez questão de apontar os avanços cearenses no que tange ao uso de tecnologia na segurança pública.

O primeiro destaque de Helano foi para a existência da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O setor desenvolve tecnologia de ponta por meio de pesquisas científicas com o objetivo de solucionar os problemas do dia a dia, reduzindo a criminalidade e prevenindo a violência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um exemplo dessas tecnologias é o Agilis, sistema que integra inúmeros bancos de dados de modo a ajudar na identificação de veículos utilizados em crimes ou relacionados a pessoas em conflito com a lei. A plataforma conta com mapas, imagens e diversas outras informações.

Outra ferramenta interessante é o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que utiliza ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial para determinar onde, o dia da semana e o horário que determinado crime têm mais incidência, a chamada “mancha criminal”.

INOVA 2021

O projeto INOVA 2021 tem o objetivo de apresentar as iniciativas em tecnologia e inovação que estão sendo desenvolvidas no Ceará, além de discutir as possibilidades de desenvolvimento e crescimento no Estado, em um momento em que empresas e estabelecimentos procuram soluções para os problemas complexos causados pela pandemia de Covid-19.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Inova 2021
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar