Participamos do
Imagem destaque

Procedimentos para quem busca o rejuvenescimento do rosto

Da aplicação de peelings e lasers à intervenção nas pálpebras e no pescoço, procedimentos, cirúrgicos ou não, podem ajudar a prevenir ou tratar o envelhecimento facial
07:00 | Jun. 25, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

Com o passar do tempo, percebe-se, no rosto, flacidez, linhas de expressão e rugas, causadas pela perda de elasticidade da pele e pela queda de tecidos, músculos e gordura. Homens e mulheres em busca de prevenir ou tratar esse processo, próprio do envelhecimento, podem encontrar diferentes métodos cirúrgicos ou não para o rejuvenescimento facial. As opções vão, por exemplo, do enxerto de gordura para preencher determinadas áreas do rosto ao uso de lasers.

Para o cirurgião plástico Haim Erel (CRM/CE 4495 - RQE 7734), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Academia Internacional de Cirurgia Cosmética, a prevenção do envelhecimento facial é importante para evitar que rugas de expressão criem marcas e vincos. "Hoje, vários trabalhos comprovam que, com o tratamento precoce, a partir dos 30 anos — com uso de lasers, radiofrequência, Botox e preenchimento — a pele, aos 50, estará muito mais jovem do que a idade cronológica", afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em alguns casos, de acordo com o médico, a cirurgia pode ser a melhor indicação, com maior duração dos resultados. Erel destaca que os cuidados posteriores à intervenção cirúrgica são tão importantes quanto o procedimento. "[Os pacientes] têm que seguir as orientações médicas de repouso, atividade física, exposição ao sol e fisioterapia pós-operatória. Tudo isso somará para se ter um bom resultado cirúrgico", ressalta.

A escolha da técnica ideal, porém, depende de cada paciente, pelas indicações e contraindicações de cada procedimento. "Não operaria uma paciente que gostaria de realizar a cirurgia da face, quando ainda não tem esta indicação. Sugeriria melhorar a pele com os aparelhos disponíveis, como Botox, MD Codes etc", afirma o cirurgião plástico. Conheça alguns métodos existentes para rejuvenescimento facial.

Blefaroplastia

Citada pelo cirurgião plástico como o procedimento cirúrgico mais procurado para o rejuvenescimento facial, a blefaroplastia corrige alterações nas pálpebras superiores — que, com excesso de pele, diminuem o campo da visão – e inferiores, que, por conta de bolsas de gordura, dão semblante de noite mal dormida. Com pálpebras mais planas e lisas, o resultado é um aspecto mais descansado para o rosto. Entre os cuidados exigidos pelo pós-operatório estão evitar sol, vento e friagem por 45 dias, utilizar óculos escuros ao se expor à luz natural e não fazer uso de alguns tipos de medicamentos após a cirurgia.

Ritidoplastia

Também chamada de lifting facial, a ritidoplastia é uma cirurgia realizada para tratar a flacidez muscular e retirar o excesso de pele, no rosto e no pescoço, sem alterar os traços naturais do paciente. No pré-operatório, são indicados cuidados como não utilizar maquiagem no dia do procedimento, não fumar nos 30 dias anteriores, manter jejum de seis horas e lavar os cabelos com shampoo antisséptico na véspera da cirurgia, além de obedecer às instruções de internação. Alguns cuidados posteriores são evitar exposição solar por, pelo menos, 30 dias e só realizar atividades físicas após esse período.

Lipoescultura facial

A lipoescultura facial consiste em retirar gordura do próprio corpo do paciente para preencher depressões, irregularidades ou apagamento de regiões do rosto. Segundo Erel, a técnica "devolve ao rosto o volume que perdemos com a idade, pelo desaparecimento da gordura subcutânea". Ela pode ser realizada isoladamente ou associada ao lifting. Após a cirurgia, entre os cuidados indicados está evitar expor-se ao sol e ao calor enquanto persistirem os edemas e as marcas roxas.

Sem cirurgia

Quem procura procedimentos não cirúrgicos para prevenir ou tratar o envelhecimento do rosto também pode encontrar várias alternativas. Estão, em meio a elas, os diferentes tipos de peeling facial e o uso de lasers, ablativos — que vaporizam e destroem a epiderme e a derme superficial — e não ablativos. Outro método destacado pelo cirurgião é a aplicação de toxina botulínica, o Botox, indicada principalmente para as rugas de expressão da face. Os resultados podem ser vistos a partir do quarto dia e duram de quatro a seis meses. Segundo o cirurgião, o produto também ajuda na modelação da região cervical. Já o ácido hialurônico pode ser usado como volumizador e levantador das estruturas internas (MD Codes) ou como hidratante injetável (skinbooster).

"Sempre tentamos fazer procedimentos não cirúrgicos, antes de optar pela cirurgia. O Botox, os preenchedores e especialmente o MD Codes, técnica idealizada por cirurgião plástico brasileiro, nos ajudam nesta tarefa. Um ponto importante para lembrar é que, mesmo após a cirurgia, o paciente terá que aplicar Botox e realizar o MD Codes em quantidades menores para manter a jovialidade do rosto", afirma. Erel cita, ainda, aparelhos como Emerge (laser fracionado), Agnis (radiofrequência) e Exilis (radiofrequência), que agem na melhoria da pele e no estímulo à produção de colágeno. "Com a finalidade de tratar a pele, [esses procedimentos não cirúrgicos] servem não só como prevenção, mas como tratamento para pacientes operados", destaca.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Mamoplastia: procedimento que oferece saúde e bem-estar

07:00 | Jul. 23, 2018 Tipo

[FOTO1]

Olhar para o espelho e gostar do que vê é um desejo de grande parte das pessoas. Em alguns casos, é a mama que proporciona desconforto à saúde e à estética da mulher. Por isso, elas procuram, muitas vezes, a mamoplastia, que modifica e corrige o formato dos seios. O procedimento vem sendo, assim, uma cirurgia plástica bastante requisitada nos consultórios médicos. Segundo os últimos dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps), em 2016, mais de 430 mil mamoplastias foram feitas no Brasil.

De acordo com o cirurgião plástico Haim Erel (CRM/CE 4495 - RQE 7734), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cirurgia mamária possui processos que vão ao encontro das necessidades das mulheres. "Buscam essa cirurgia pacientes que querem diminuir, levantar ou aumentar as mamas", afirma. O procedimento proporciona seios com tamanho, forma e posição que correspondem ao tipo físico da paciente. "A mamoplastia redutora é a cirurgia na qual diminuímos e levantamos as mamas grandes. Já a mastopexia é para aquelas pacientes de mamas caídas. Ela tem a finalidade de levantar [a mama] e retirar o excesso de pele. Neste caso, usamos muitas vezes a prótese de silicone para dar um pouco mais de volume", pontua Erel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já a mamoplastia de aumento é destinada às mulheres que possuem mamas pequenas. Durante o processo, o cirurgião realiza a introdução da prótese. "É uma cirurgia de aproximadamente 60 minutos. Nela realizamos uma pequena incisão. A paciente tem uma recuperação rápida", explica. Em geral, as mamoplastias podem durar até três horas.

[FOTO2]

Além de atender às necessidades estéticas, a mamoplastia também é alternativa para pessoas que desejam solucionar problemas que afetam a saúde. "Principalmente [para] as mulheres com mamas grandes, a redução mamária melhora a qualidade de vida", afirma. Dores nas costas, pescoço e problemas na coluna podem ser causados em consequência do peso dos seios.

Cirurgia masculina

De acordo com o cirurgião plástico Haim Erel, o procedimento mamário, em alguns casos, também é procurado pelos homens. “Existem homens que realizam o tratamento da ginecomastia, que é o aumento das mamas”, pontua. Segundo profissionais, o crescimento da mama masculina pode ser causado pelo aumento da glândula mamária ou por excesso de gordura localizada. A cirurgia resulta na redução do tecido glandular ou gordura.

Cuidados necessários

Antes de realizar uma mamoplastia, Erel alerta que os pacientes precisam adotar uma rotina pré-operatória. "São exames laboratoriais, de sangue e urina, raio x, ultrassonografia e mamografia mamária, e avaliação cardiológica", frisa.

Após a cirurgia, cuidados diários também devem ser adotados. O médico ressalta algumas restrições: "Recomendamos repouso em casa nos primeiros dias, não dirigir, deitar de lado e iniciar atividade física somente após 30 dias". Além disso, as pacientes devem utilizar o sutiã pós-cirúrgico.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Mamoplastia: procedimento que oferece saúde e bem-estar

07:00 | Jul. 23, 2018 Tipo

[FOTO1]

Olhar para o espelho e gostar do que vê é um desejo de grande parte das pessoas. Em alguns casos, é a mama que proporciona desconforto à saúde e à estética da mulher. Por isso, elas procuram, muitas vezes, a mamoplastia, que modifica e corrige o formato dos seios. O procedimento vem sendo, assim, uma cirurgia plástica bastante requisitada nos consultórios médicos. Segundo os últimos dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (Isaps), em 2016, mais de 430 mil mamoplastias foram feitas no Brasil.

De acordo com o cirurgião plástico Haim Erel (CRM/CE 4495 - RQE 7734), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cirurgia mamária possui processos que vão ao encontro das necessidades das mulheres. "Buscam essa cirurgia pacientes que querem diminuir, levantar ou aumentar as mamas", afirma. O procedimento proporciona seios com tamanho, forma e posição que correspondem ao tipo físico da paciente. "A mamoplastia redutora é a cirurgia na qual diminuímos e levantamos as mamas grandes. Já a mastopexia é para aquelas pacientes de mamas caídas. Ela tem a finalidade de levantar [a mama] e retirar o excesso de pele. Neste caso, usamos muitas vezes a prótese de silicone para dar um pouco mais de volume", pontua Erel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já a mamoplastia de aumento é destinada às mulheres que possuem mamas pequenas. Durante o processo, o cirurgião realiza a introdução da prótese. "É uma cirurgia de aproximadamente 60 minutos. Nela realizamos uma pequena incisão. A paciente tem uma recuperação rápida", explica. Em geral, as mamoplastias podem durar até três horas.

[FOTO2]

Além de atender às necessidades estéticas, a mamoplastia também é alternativa para pessoas que desejam solucionar problemas que afetam a saúde. "Principalmente [para] as mulheres com mamas grandes, a redução mamária melhora a qualidade de vida", afirma. Dores nas costas, pescoço e problemas na coluna podem ser causados em consequência do peso dos seios.

Cirurgia masculina

De acordo com o cirurgião plástico Haim Erel, o procedimento mamário, em alguns casos, também é procurado pelos homens. “Existem homens que realizam o tratamento da ginecomastia, que é o aumento das mamas”, pontua. Segundo profissionais, o crescimento da mama masculina pode ser causado pelo aumento da glândula mamária ou por excesso de gordura localizada. A cirurgia resulta na redução do tecido glandular ou gordura.

Cuidados necessários

Antes de realizar uma mamoplastia, Erel alerta que os pacientes precisam adotar uma rotina pré-operatória. "São exames laboratoriais, de sangue e urina, raio x, ultrassonografia e mamografia mamária, e avaliação cardiológica", frisa.

Após a cirurgia, cuidados diários também devem ser adotados. O médico ressalta algumas restrições: "Recomendamos repouso em casa nos primeiros dias, não dirigir, deitar de lado e iniciar atividade física somente após 30 dias". Além disso, as pacientes devem utilizar o sutiã pós-cirúrgico.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Procedimentos para quem busca o rejuvenescimento do rosto

07:00 | Jun. 25, 2018 Tipo

[FOTO1] 

Com o passar do tempo, percebe-se, no rosto, flacidez, linhas de expressão e rugas, causadas pela perda de elasticidade da pele e pela queda de tecidos, músculos e gordura. Homens e mulheres em busca de prevenir ou tratar esse processo, próprio do envelhecimento, podem encontrar diferentes métodos cirúrgicos ou não para o rejuvenescimento facial. As opções vão, por exemplo, do enxerto de gordura para preencher determinadas áreas do rosto ao uso de lasers.

Para o cirurgião plástico Haim Erel (CRM/CE 4495 - RQE 7734), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e da Academia Internacional de Cirurgia Cosmética, a prevenção do envelhecimento facial é importante para evitar que rugas de expressão criem marcas e vincos. "Hoje, vários trabalhos comprovam que, com o tratamento precoce, a partir dos 30 anos — com uso de lasers, radiofrequência, Botox e preenchimento — a pele, aos 50, estará muito mais jovem do que a idade cronológica", afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em alguns casos, de acordo com o médico, a cirurgia pode ser a melhor indicação, com maior duração dos resultados. Erel destaca que os cuidados posteriores à intervenção cirúrgica são tão importantes quanto o procedimento. "[Os pacientes] têm que seguir as orientações médicas de repouso, atividade física, exposição ao sol e fisioterapia pós-operatória. Tudo isso somará para se ter um bom resultado cirúrgico", ressalta.

A escolha da técnica ideal, porém, depende de cada paciente, pelas indicações e contraindicações de cada procedimento. "Não operaria uma paciente que gostaria de realizar a cirurgia da face, quando ainda não tem esta indicação. Sugeriria melhorar a pele com os aparelhos disponíveis, como Botox, MD Codes etc", afirma o cirurgião plástico. Conheça alguns métodos existentes para rejuvenescimento facial.

Blefaroplastia

Citada pelo cirurgião plástico como o procedimento cirúrgico mais procurado para o rejuvenescimento facial, a blefaroplastia corrige alterações nas pálpebras superiores — que, com excesso de pele, diminuem o campo da visão – e inferiores, que, por conta de bolsas de gordura, dão semblante de noite mal dormida. Com pálpebras mais planas e lisas, o resultado é um aspecto mais descansado para o rosto. Entre os cuidados exigidos pelo pós-operatório estão evitar sol, vento e friagem por 45 dias, utilizar óculos escuros ao se expor à luz natural e não fazer uso de alguns tipos de medicamentos após a cirurgia.

Ritidoplastia

Também chamada de lifting facial, a ritidoplastia é uma cirurgia realizada para tratar a flacidez muscular e retirar o excesso de pele, no rosto e no pescoço, sem alterar os traços naturais do paciente. No pré-operatório, são indicados cuidados como não utilizar maquiagem no dia do procedimento, não fumar nos 30 dias anteriores, manter jejum de seis horas e lavar os cabelos com shampoo antisséptico na véspera da cirurgia, além de obedecer às instruções de internação. Alguns cuidados posteriores são evitar exposição solar por, pelo menos, 30 dias e só realizar atividades físicas após esse período.

Lipoescultura facial

A lipoescultura facial consiste em retirar gordura do próprio corpo do paciente para preencher depressões, irregularidades ou apagamento de regiões do rosto. Segundo Erel, a técnica "devolve ao rosto o volume que perdemos com a idade, pelo desaparecimento da gordura subcutânea". Ela pode ser realizada isoladamente ou associada ao lifting. Após a cirurgia, entre os cuidados indicados está evitar expor-se ao sol e ao calor enquanto persistirem os edemas e as marcas roxas.

Sem cirurgia

Quem procura procedimentos não cirúrgicos para prevenir ou tratar o envelhecimento do rosto também pode encontrar várias alternativas. Estão, em meio a elas, os diferentes tipos de peeling facial e o uso de lasers, ablativos — que vaporizam e destroem a epiderme e a derme superficial — e não ablativos. Outro método destacado pelo cirurgião é a aplicação de toxina botulínica, o Botox, indicada principalmente para as rugas de expressão da face. Os resultados podem ser vistos a partir do quarto dia e duram de quatro a seis meses. Segundo o cirurgião, o produto também ajuda na modelação da região cervical. Já o ácido hialurônico pode ser usado como volumizador e levantador das estruturas internas (MD Codes) ou como hidratante injetável (skinbooster).

"Sempre tentamos fazer procedimentos não cirúrgicos, antes de optar pela cirurgia. O Botox, os preenchedores e especialmente o MD Codes, técnica idealizada por cirurgião plástico brasileiro, nos ajudam nesta tarefa. Um ponto importante para lembrar é que, mesmo após a cirurgia, o paciente terá que aplicar Botox e realizar o MD Codes em quantidades menores para manter a jovialidade do rosto", afirma. Erel cita, ainda, aparelhos como Emerge (laser fracionado), Agnis (radiofrequência) e Exilis (radiofrequência), que agem na melhoria da pele e no estímulo à produção de colágeno. "Com a finalidade de tratar a pele, [esses procedimentos não cirúrgicos] servem não só como prevenção, mas como tratamento para pacientes operados", destaca.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente