Programa VaiVem: encurtando distâncias e ampliando futuros com deslocamento gratuito
Guia de serviços

Programa VaiVem: encurtando distâncias e ampliando futuros com deslocamento gratuito

Programa VaiVem garante transporte gratuito a quem estuda e busca emprego na Grande Fortaleza; Meta é estender benefício a cidadãos de 40 municípios

Cruzar fronteiras em busca de um futuro melhor não precisa ser mais um peso no bolso. Para quem mora na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e estuda ou procura emprego em outro município da mesma região, o caminho agora pode ser feito com mais leveza. Com o programa VaiVem, do Governo do Ceará, pessoas acima de 18 anos têm acesso gratuito ao transporte público, nos modais ônibus, metrôs e vans.
Até o momento, o programa já viabilizou mais de 1,6 milhão de viagens, promovendo mobilidade urbana sustentável e inclusão social.


Yan Alisson, 22 anos, mora em Pacatuba e se desloca diariamente de metrô até Fortaleza para cursar Licenciatura em Teatro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Com aulas em tempo integral, ele enfrenta dificuldades para encontrar estágio ou trabalho apenas no turno da manhã – o que ajudaria a custear o transporte. Yan avalia o programa como “muito bacana para os estudantes”, justamente por aliviar esse peso no orçamento e garantir o acesso à educação.
“Tem me ajudado bastante. Com o VaiVem, eu ganhei esse direito de ir para a faculdade e voltar para casa tranquilo, sem me preocupar com como vou conseguir ir no dia seguinte ou como vou conseguir voltar”, relata o estudante.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Yan Alisson, 22 anos, mora em Pacatuba e se desloca diariamente de metrô até Fortaleza para cursar Licenciatura em Teatro no IFCE
Yan Alisson, 22 anos, mora em Pacatuba e se desloca diariamente de metrô até Fortaleza para cursar Licenciatura em Teatro no IFCE Crédito: Acervo pessoal


Atualmente, o VaiVem beneficia moradores de 14 municípios e já distribuiu cerca de 8.500 cartões de gratuidade. A ideia é que o benefício seja estendido gradualmente a cidadãos de 26 municípios, incluindo outras regiões do Estado, de acordo com a Secretaria do Trabalho do Ceará.


Transporte como política de inclusão

Lançado em dezembro de 2023, o VaiVem começou voltado para estudantes. Em 2024, passou a incluir pessoas desempregadas inscritas no CadÚnico. A nova fase da iniciativa tem como foco facilitar o deslocamento de trabalhadores desempregados em busca de uma nova colocação profissional.
“Queremos garantir que todo trabalhador da Região Metropolitana, em situação de desemprego formal, tenha acesso gratuito ao transporte público. Isso pode fazer a diferença na hora de buscar uma nova oportunidade”, explica Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Ceará. “Garantir o acesso ao transporte é garantir que esse trabalhador tenha uma chance real de sair do desemprego”, afirma.

Entrega imediata

Para agilizar o acesso ao benefício, cinco unidades do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) realizam a entrega imediata do Cartão VaiVem: Centro, Antônio Bezerra, Caucaia, Messejana e Maracanaú. Nas demais localidades, o prazo de emissão pode chegar a até cinco dias úteis.
Cada beneficiário tem direito a 40 passagens mensais, válidas em dias úteis, no horário das 8h às 16h, por um período de seis meses, com possibilidade de renovação. Caso o trabalhador consiga um novo emprego, o benefício é suspenso automaticamente.

 
Quem tem direito ao VaiVem?


Estudantes

  • Devem morar em um município da RMF e estudar em outro;
  • Precisam ter carteira de estudante válida para a macrorregião;
    Recebem 2 passagens gratuitas por dia (ida e volta), inclusive aos fins de semana e feriados;
    O pré-cadastro é feito com base nos dados fornecidos pelas instituições de ensino à ARCE.

Desempregados em busca de trabalho

  • Devem ter mais de 18 anos e residir em município da RMF;
    O benefício é voltado para quem procura emprego formal fora da cidade onde mora;
    Têm direito a 40 passagens por mês, válidas apenas em dias úteis, entre 8h e 16h;
    O benefício pode ser renovado a cada seis meses, enquanto durar a situação de desemprego;
    As passagens não acumulam de um mês para o outro.

 

Pontos de atendimento

  • Fortaleza
  • Unidade do IDT Centro
  • 4 unidades do Vapt Vupt: Centro, Messejana, Antônio Bezerra e Rio Mar Kennedy
  • 2 Casas do Cidadão: Benfica e Iguatemi

Pontos de atendimento

Fortaleza

  • Unidade do IDT Centro
  • 4 unidades do Vapt Vupt: Centro, Messejana, Antônio Bezerra e Rio Mar Kennedy
  • 2 Casas do Cidadão: Benfica e Iguatemi

Região Metropolitana

  • 4 unidades do IDT: Pecém, Eusébio, Horizonte e Maracanaú
  • 4 Postos conveniados entre IDT e Prefeituras: Itaitinga, Pacatuba, Maranguape e São Gonçalo do Amarante
  • Casa do Cidadão de Maracanaú


Atendimento unidades IDT
Agende pelo site: www.idt.org.br
Outras informações: 08002753838 (Ouvidoria da ARCE)

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Guia de serviços
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar