Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do
Imagem destaque

Qual a melhor forma de conviver com adolescentes? Você tem investido na sua inteligência emocional?

Palestras do Seminário Geração Família abordam a relação entre adultos e adolescentes dentro de casa e o desenvolvimento de inteligência emocional
06:00 | Jun. 22, 2022
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

Um empreendedor de sucesso precisa ter uma vida pessoal e profissional equilibradas. Foi pensando nisso que esta edição do Seminário Geração Família traz duas palestras para além do mundo dos negócios. São elas “Convivência Familiar: uma arte que precisa ser permanentemente cultivada” e “Equilíbrio emocional mais saúde, prazer de viver e bons relacionamentos”. O evento ocorre no dia 30 deste mês, às 9h, na Fiec. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online aqui.

Professora universitária, jornalista e médica, Erotildes Honório é uma das palestrantes do painel “Convivência Familiar: uma arte que precisa ser permanentemente cultivada”. A especialista revela que irá abordar o impacto do diálogo entre os membros de uma família, principalmente, em relação a adultos e adolescentes.

De acordo com a visão da profissional, à medida que as crianças vão crescendo, o diálogo entre as famílias passa a ser inexistente. Isso inicia nos jovens um processo de individualização e gera uma angústia existencial na qual ele não sabe se terá ou não a família como aliada.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Não é só ter casa, comida e escola. É preciso ter afeto na fala. Não é acabar com a privacidade do jovem, é estar aberto ao diálogo. As famílias delegam à escola esse papel, mas ela não é responsável sozinha por formar o caráter do indivíduo”, alerta.

Ainda no universo da vida pessoal, a educadora Graça Bringel aborda na palestra “Equilíbrio emocional mais saúde, prazer de viver e bons relacionamentos” a importância de se cultivar a inteligência emocional para uma vida mais equilibrada.

O conceito de inteligência emocional é usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções. Nesse sentido, Graça dá como exemplo de uma possível forma de desenvolver essa inteligência desde cedo a valorização, já na escola, do trabalho em grupo e da solidariedade, em detrimento de um estímulo de competição entre os alunos.

“Considero a inteligência emocional a melhor das inteligências. Essa educação é fundamental porque você vai trabalhar seus conflitos, ter mais amadurecimento, entender as dores do outro e aumentar a autoestima. São ingredientes para a pessoa viver melhor”, analisa.

Novos caminhos para a mulher empreendedora

O Seminário Geração Família vai capacitar mulheres ativas e empreendedoras a lidarem com desafios inerentes à atividade de comandar um negócio e gerir uma família. A mulher quer estar atualizada, conectada às técnicas e estratégias para enfrentar bem cada cenário.

O Seminário Geração Família vai oferecer recursos para toda mulher criar um ambiente familiar colaborativo e próspero, informações e dicas valiosas para a harmonia familiar e a amorosidade entre os casais e os amigos. Vamos debater sobre negócios sem esquecer de revelar a necessidade do equilíbrio emocional e das técnicas modernas para se alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Esta é a quinta edição do Seminário Geração Família, idealizado pela jornalista Lêda Maria, devotada a valorização da mulher como colaboradora direta ao processo de Criação. Os convidados e a programação deste ano são:

Convivência Familiar: uma arte que precisa ser permanentemente cultivada.


Dra. Erotilde Honório e o educador Nazareno de Oliveira 



Há caminhos e técnicas para alcançar o sucesso e o bem-estar?


Dr. Adalberto Barreto e a empresária Carol Mello




Os desafios para as mulheres ativas e empreendedoras


Administradora do Sebrae-CE Mônica Arruda Lima e advogada Socorro França



Equilíbrio emocional mais saúde, prazer de viver e bons relacionamentos


Psicólogo Marco Aurelio de Patricio Ribeiro e a educadora Graça Bringel

Geração Família

Dia 30 de junho, às 9h

Auditório da Fiec – Avenida Barão de Studart, 1980 – Aldeota

Inscrições gratuitas pelo Sympla

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

5 lições sobre família, empreendedorismo e sucesso

06:00 | Jun. 29, 2022 Tipo Publieditorial

“Novos caminhos para a mulher empreendedora” é o tema que permeará a manhã de discussões do Seminário Geração Família. Os desafios da mulher empreendedora, o equilíbrio emocional e a convivência familiar são alguns dos assuntos que pautarão os painéis desta edição. O evento, idealizado pela jornalista Lêda Maria e promovido pelo O POVO, será realizado nesta quinta, dia 30, a partir das 9 horas, no auditório da Fiec. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://is.gd/wiG59j

Confira 5 insights dados por alguns dos palestrantes:

1 – “Não é só ter casa, comida e escola. É preciso ter afeto na fala. Não é acabar com a privacidade do jovem, é estar aberto ao diálogo. As famílias delegam à escola esse papel, mas ela não é responsável sozinha por formar o caráter do indivíduo”, professora universitária, jornalista e médica, Erotilde Honório

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

2 - “Considero a inteligência emocional a melhor das inteligências. Essa educação é fundamental porque você vai trabalhar seus conflitos, ter mais amadurecimento, entender as dores do outro e aumentar a autoestima. São ingredientes para a pessoa viver melhor”, educadora Graça Bringel

3 - “A mulher tem que vencer o preconceito no universo masculino e às vezes não é bem aceita, então a rede de apoio é encontrar outras empreendedoras. Essa rede de apoio faz com que ela se fortaleça e consiga fazer negócios que ficavam restritos aos homens”, explica Mônica Arruda, analista técnica do Sebrae/CE e gerente da área de educação empreendedora

4 - “Cada vez mais a gente precisa estar aberto a transformações, e dentro de um ambiente como esse (Seminário Geração Família) existe a possibilidade de conhecer novas pessoas, ter insights e ter uma virada de chave no seu negócio”, empresária Carol Mello

5 - “De que adianta ter sucesso financeiro se não tem saúde, se a família vive num eterno conflito? Se a parte econômica está muito à frente das outras, é um falso sucesso”, médico Adalberto Barreto

Acompanhe a programação:

Coffee de boas-vindas das 9h às 10h.

Tema: Convivência Familiar: uma arte que precisa ser permanentemente cultivada.
10h às 10h15 – Dra. Erotilde Honório
10h15 às 10h30 – Nazareno de Oliveira
10h30 às 10h45 – talk com o público, moderação Leda Maria

Tema: Equilíbrio emocional mais saúde, prazer de viver e bons relacionamentos
11h às 11h15 - Marco Aurélio de Patrício Ribeiro
11h15 às 11h30 - Educadora Graça Bringel
11h30 às 11h45 – talk com o público, moderação Leda Maria

Tema: Há caminhos e técnicas para alcançar o sucesso e o bem-estar?
11h45 às 12h - Empresária Carol Mello
12h às 12h15 - Dr. Adalberto Barreto
12h15 às 12h30 - talk com o público, moderação Leda Maria

Tema: Os desafios para as mulheres ativas e empreendedoras
12h30 às 12h45 - Mônica Arruda
12h45 às 13h - Dra. Socorro França
13h às 13h15 – talk com o público, moderação Leda Maria

SERVIÇO

Seminário Geração Família

Quando: próxima quinta-feira, 30 de junho

Horário: das 9h às 13h

Onde: Auditório da Fiec (Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://is.gd/wiG59j

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Quer saber o segredo para o sucesso e bem-estar do seu negócio?

06:00 | Jun. 24, 2022 Tipo Publieditorial

Como equilibrar o profissional, o pessoal e o espiritual? Qual o verdadeiro sucesso? Essas e outras perguntas serão respondidas na palestra “Há caminhos e técnicas para alcançar o sucesso e o bem-estar?”, nesta edição do Seminário Geração Família. O painel será guiado pelo professor e médico Adalberto Barreto, e pela empresária Carol Mello. O evento, idealizado pela jornalista Lêda Maria, ocorre no dia 30 deste mês, às 9h, na Fiec. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online aqui.

De acordo com Carol, o segredo do sucesso é fazer conexões, criar parcerias e acrescentar valores de outros para dentro de seu negócio. Essa rede, além de influenciar positivamente no crescimento do empreendimento, gera um bem-estar ao fazer o indivíduo perceber que está impactando todo um ambiente de negócio, que é apoiado e apoia o próximo.

Além da importância do networking com os contatos que o público já tem, a empresária aponta o próprio seminário como uma oportunidade de criar essas relações. “Cada vez mais a gente precisa estar aberto a transformações, e dentro de um ambiente como esse existe a possibilidade de conhecer novas pessoas, ter insights e ter uma virada de chave no seu negócio”, explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já Adalberto aborda os conceitos de sucesso e bem-estar de modo mais geral, pensando em todos os setores da vida do público. “Não se pode ter sucesso sem ter bem-estar. Uma coisa é indissociável da outra”, acredita. Para o médico, o ideal é que o indivíduo alcance um equilíbrio entre as partes física, profissional e espiritual de si mesmo. “Do que adianta ter sucesso financeiro se não tem saúde, se a família vive num eterno conflito? Se a parte econômica está muito à frente das outras, é um falso sucesso”, alerta.

Para seguir esse caminho, Adalberto indica que o primeiro passo é estar sempre refletindo e olhando para si, analisando cada aspecto próprio e identificando as lacunas. Ele condena, ainda, a busca pelo lucro excessivo, em detrimento à condição humana e à natureza. Outro ponto destacado por Adalberto é o cuidado com a saúde mental, tarefa ainda mais importante devido ao impacto negativo da pandemia. “A palavra-chave é cuidado. Cuidar de si, dos outros, das famílias e do planeta”, resume.

Novos caminhos para a mulher empreendedora

O Seminário Geração Família vai capacitar mulheres ativas e empreendedoras a lidarem com desafios inerentes à atividade de comandar um negócio e gerir uma família. A mulher quer estar atualizada, conectada às técnicas e estratégias para enfrentar bem cada cenário.

O Seminário Geração Família vai oferecer recursos para toda mulher criar um ambiente familiar colaborativo e próspero, informações e dicas valiosas para a harmonia familiar e a amorosidade entre os casais e os amigos. Vamos debater sobre negócios sem esquecer de revelar a necessidade do equilíbrio emocional e das técnicas modernas para se alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Esta é a quinta edição do Seminário Geração Família, idealizado pela jornalista Lêda Maria, devotada a valorização da mulher como colaboradora direta ao processo de Criação. Os convidados e a programação deste ano são:

Convivência Familiar: uma arte que precisa ser permanentemente cultivada.


Dra. Erotilde Honório e o educador Nazareno de Oliveira 



Há caminhos e técnicas para alcançar o sucesso e o bem-estar?


Dr. Adalberto Barreto e a empresária Carol Mello




Os desafios para as mulheres ativas e empreendedoras


Administradora do Sebrae-CE Mônica Arruda Lima e advogada Socorro França



Equilíbrio emocional mais saúde, prazer de viver e bons relacionamentos


Psicólogo Marco Aurelio de Patricio Ribeiro e a educadora Graça Bringel


Geração Família

Dia 30 de junho, às 9h

Auditório da Fiec – Avenida Barão de Studart, 1980 – Aldeota

Inscrições gratuitas pelo Sympla

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Saiba como ser uma empreendedora de sucesso em seminário gratuito

06:00 | Jun. 20, 2022 Tipo Publieditorial

Capacitar mulheres empreendedoras para lidar com os desafios de comandar um negócio e gerir uma família é o objetivo do Seminário Geração Família, idealizado pela jornalista do O POVO, Leda Maria. O evento ocorre no dia 30 deste mês, às 9h, no auditório da Fiec. Uma das palestrantes é a analista técnica do SEBRAE/CE e gerente da área de educação empreendedora, Mônica Arruda. A especialista irá abordar as principais etapas para o sucesso no mundo dos negócios. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.

O seminário pretende desenvolver habilidades de gestão emocional e técnica em mulheres que têm múltiplas jornadas, oferecer recursos para criar um ambiente familiar colaborativo e apresentar redes de apoio para impulsionar o empreendedorismo feminino. O evento é uma oportunidade de conhecer novos assuntos, capacitar-se, ouvir outras experiências que existem no mercado, identificar-se com outras trajetórias, esclarecer dúvidas e vencer o medo de arriscar.

Para Mônica, é essencial que a mulher esteja em equilíbrio com todas as facetas que a envolvem, para além do lado do empreendedorismo. Nesse sentido, apesar da imposição cultural que as mulheres recebem para serem as únicas responsáveis por suas famílias, a analista recomenda enxergar o cenário por outra ótica. Assim, seria possível descobrir, a partir da capacidade de gerenciar múltiplas funções, habilidades para trabalhar com o lado humano do empreendimento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outro fator fundamental que o seminário irá proporcionar ao público é a oportunidade de gerar contatos e relações empresariais. Afinal, é fazendo networking que a mulher pode encontrar outras empreendedoras, aprender com elas e perceber que não está só.

“A mulher tem que vencer o preconceito no universo masculino e às vezes não é bem aceita, então a rede de apoio se torna encontrar outras empreendedoras. Essa rede de apoio faz com que ela se fortaleça e consiga fazer negócios que ficavam restritos aos homens”, explica Mônica.

Debate sobre empreendorismo feminino

Esta é a quinta edição do Seminário Geração Família. A cada ano avançamos em debates que posicionam a mulher para o sucesso do empreendedorismo. Os palestrantes de 2022 são:


- Erotilde Honório, médica e professora

- Mônica Arruda Lima, analista técnica do SEBRAE/CE, gerente da área de educação empreendedora

- Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, psicólogo clínico

- Socorro França, advogada

Geração Família

Dia 30 de junho, às 9h

Auditório da Fiec – Avenida Barão de Studart, 1980 – Aldeota

Inscrições gratuitas pelo Sympla

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Equilíbrio emocional: a receita correta para o bem viver e os bons negócios

00:12 | Ago. 16, 2021 Tipo Publieditorial

Não só de investimento e capacitação é feito um negócio. Especialmente em tempos de crise, é necessário que empreendedores e líderes busquem também o equilíbrio emocional, item essencial para que a empresa seja mantida de forma sustentável. Com o intuito de discutir as possibilidades de uma retomada econômica saudável, o tema será pauta de um dos painéis do “Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19”, idealizado pela jornalista Leda Maria, que ocorre virtualmente nesta segunda-feira, 16, a partir das 18h30min.

Para o psiquiatra Adalberto Barreto, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Social e um dos palestrantes do evento, pensar sobre a saúde mental está intrinsecamente relacionado aos negócios pois o sucesso de tudo que fazemos tem a ver com estar inteiro, com corpo e mente bem conectados. “Quando você está presente e focado, você tende a ter sucesso em tudo que faz. Então, quando você está em harmonia consigo mesmo e com o ambiente que lhe rodeia, você tem mais chance de fazer dar certo ao empreender”, explica.

O caminho para encontrar esse equilíbrio, de acordo com o médico, é desacelerar: ter momentos de pausa para cuidar do corpo e da mente, como caminhadas, refeições e atividades de lazer em família, além de intervalos entre atividades com exposição a telas, como assistir TV ou usar celular e computador. “A vida não pode ser baseada apenas no dever e na obrigação, ou ela perde seu brilho”, lembra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pausar é preciso

O principal motivo para que especialistas considerem o equilíbrio emocional importante, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, é que a ausência de momentos de tranquilidade também pode resultar em transtornos de saúde, como síndrome do pânico, ansiedade e até depressão. Em momentos delicados, mesmo problemas mais comuns - como insônia e dores de cabeça frequentes - podem ser um alerta de que a rotina está pesada.

Quando isso ocorre, é preciso parar de pensar apenas na gestão dos negócios e considerar também o que pode melhorar a autogestão, explica a psicóloga e empreendedora Flávia Ibiapina. “Com o autoconhecimento, você começa a compreender melhor o que está sentindo e a separar o que é real e o que não é. Essa capacidade de reconhecer e identificar as emoções contribui para que você consiga tomar ações mais assertivas”, pontua.

Para Flávia, esse pode ser um legado positivo da crise: o estímulo a rever os planos, desenhar objetivos e tirar os projetos da gaveta. “Olhar para o futuro e para o que você tem de talento e força também é uma forma de buscar a realização pessoal. É hora de traçar novos acordos em família, identificar os principais sonhos e pensar o que todos querem para os próximos meses, que certamente serão de mais esperança”, conclui.

Dicas para empreendedores manterem o equilíbrio emocional durante a crise

- Procure estar próximo a uma rede de apoio (mesmo que a distância), focando sempre em relacionamentos positivos

- Busque ferramentas de autoconhecimento, como a terapia

- Saiba pedir ajuda também na área profissional. Reconhecer e identificar os pontos que precisam de ajuste financeiro e apoio especializado pode salvar o seu negócio, e há muitos profissionais que podem contribuir com sua empresa, inclusive com serviços a baixo custo

- Aumente seu repertório de informações positivas (leituras, filmes, documentários e programas que te inspirem e te façam bem) e busque se blindar de informações negativas

- Momentos de fortalecimento com a equipe também podem ajudar empreendedores e líderes. Reserve tempo para mais conversas e reuniões que vão além de pensar em estratégias

- Encaixe momentos de autocuidado na sua rotina: de exercícios físicos e leituras a pequenos rituais diários, como dormir e se alimentar bem, fazer automassagem e rituais de bem-estar no banho, eles geram emoções positivas e podem mudar o seu dia

Fonte: Flávia Ibiapina

SERVIÇO

Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19

Quando: 16 de agosto de 2021, das 18h30 às 20h30min

Moderação: Leda Maria

Inscrições: Gratuitas, através da plataforma Sympla

Transmissão ao vivo: Pelo Zoom, com retransmissão nos perfis do O POVO Online no YouTube e Facebook

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

O protagonismo feminino no empreendedorismo durante a pandemia

06:00 | Ago. 13, 2021 Tipo Publieditorial

“O conhecimento e a importância de uma nova realidade financeira para as mulheres empreendedoras” é tema de um dos painéis que compõem o Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19. Idealizado pela jornalista Leda Maria e realizado pela Fundação Demócrito Rocha, o evento ocorre no dia 16 deste mês, às 18h30, e é totalmente online. As inscrições são gratuitas.

Quem participa do painel é a superintendente de microfinanças e micro créditos do Banco do Nordeste (BNB), Lúcia Barbosa, e a articuladora do Sebrae, Neyla de Araújo. Com sessões de perguntas e a participação de especialistas locais, o evento conta com um segundo painel: "Equilíbrio emocional: a receita correta para o bem viver e os bons negócios".

Neyla explica que o impacto da pandemia no empreendedorismo foi direto, já que, em um momento de perda de empregos, essa alternativa se torna uma escolha evidente, ocasionando o nascimento de muitos pequenos negócios neste momento. Assim, a dica da especialista é empreender a partir de uma atividade de se goste e se sustente sem a cultura de fazer por obrigação, transformando em um propósito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Então, a partir do momento que a mulher se apropria disso, coloca um propósito, busca o que gosta de fazer e se capacita, já começa a dar os primeiros passos. As principais lições são ter calma e nunca tomar decisões com base em achismos, e sim em dados”. Uma das iniciativas do Sebrae para fomentar essa realidade foi o evento Mulheres que movimentam, ocorrido ano passado com debates agregadores e cases de sucesso. Todas as palestras podem ser conferidas no site do evento.

De acordo com Lúcia, a mulher foi uma protagonista neste momento difícil, saindo na frente no quesito se reinventar. O destaque foi tão visível que o BNB criou um programa voltado só para o grupo: o Crediamigo Delas, que apresenta condições especiais, como prazos estendidos e maior carência. Lançado no dia 8 de março deste ano, já conta com R$ 608 milhões investidos até junho, e tem como principais clientes mulheres jovens que começam a empreender cedo.

“Por estar em um cargo de liderança, elas acabam se espelhando em mim. Isso é uma grande responsabilidade, mas gratificante, principalmente na oposição de mulher, saber que estamos contribuindo para a realização de sonhos. Você trabalha sendo cidadã”, relata a superintendente.

Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19

Data: 16/08

Horário: 18h30 às 20h30

Mediação: Leda Maria

Inscrições: gratuitas, online

Transmissão ao vivo: Plataforma Zoom. Retransmissão: perfil do O POVO online no Youtube e facebook do O POVO online.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar