Participamos do
Imagem destaque

Geração Família: Seminário discute novas perspectivas de vida pós-pandemia

Com inscrições gratuitas, evento online organizado pela jornalista Lêda Maria tem como uma das palestrantes a médica homeopata Erotilde Honório
07:00 | Set. 21, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Publieditorial

Investir na vida pode ser o ponto de virada em meio a situações difíceis. É assim que a médica homeopata Erotilde Honório enxerga o período desafiador que a sociedade se encontra devido a pandemia de Covid-19. Ela apresenta o painel "Coronavírus: Nada é mais importante do que investir na vida" no Seminário Geração Família - A Nova Educação Financeira Pós-Pandemia. Evento organizado pela jornalista Lêda Maria ocorre online no próximo dia 28, a partir das 18 horas, com inscrições gratuitas.

"Todo mundo ficou um pouco perdido no primeiro impacto. É natural ter medo, desanimar algumas vezes. Mas passado esse momento, é preciso avaliar a sua situação, saber as coordenadas, onde e como você está na atualidade", explica Erotilde, que também é doutora em Sociologia e professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Erotilde Honório defende que é preciso colocar em perspectiva o que foi suprimido da vida após um evento extremo, como a pandemia, e o que pode vir a ser vantajoso a partir disso. "É preciso fazer uma avaliação prática, técnica, com o pé na realidade", pondera. São vários os fatores a serem analisados: "Quais são as minhas perspectivas? O que eu sei fazer? Qual é o meu orçamento e quem depende dele?"

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Autora do livro "Um Século de Romances de Amor" (2020) e "O Despertar da Memória" (2002), Erotilde afirma que a falta de flexibilidade das pessoas pode ser um impedimento para a redescoberta. "A vida é movimento", pontua. "Todos os astros, tudo em cima da terra se move. Nosso organismo é movimento".
Ela destaca a importância de perceber o que pode ser melhorado, a começar pela saúde. "(A pandemia) nos remete a olhar como estávamos lidando com a saúde e os elementos que a compõem. Não é só remédio, consulta médica. É como eu trabalho minha qualidade de vida. Os horários para sono, exercício físico, como nós gerenciamos o trabalho e o afeto no dia a dia. Entrei em processo de silêncio interior, de ouvir a mim mesma", complementa. E completa: "Sem uma vida de qualidade não existe realização".

Webinar Geração Família

Idealizadora do evento, a jornalista Leda Maria Feitosa Souto destaca que este é o momento de conhecer histórias de mulheres corajosas das mais diversas idades, que souberam lidar com os desafios do coronavírus no mercado. "Vamos estar reunidas, sem distanciamentos e máscara, no Seminário Geração Família acompanhando exposições e debates sobre a saúde financeira no pós-pandemia, revelando as 'vitaminas', oportunidades, desafios e receituários de sucesso", celebra. "Vai ser surpreendente e sensacional".


Serviço
Seminário Geração Família

Data: 28/9
Horário: Das 18h às 21 horas
Inscreva-se aqui
Gratuito


PROGRAMAÇÃO
Seminário Geração Família - A Nova Educação Financeira Pós- Pandemia


18:00 – ABERTURA OFICIAL
Onélia Leite (Primeira Dama), Romildo Rolim (Presidente do BNB), Airton Gonçalves (Diretor Sebrae).


18:30 - PAINEL 1: Coronavírus: nada é mais importante do que investir na vida.
Nas situações difíceis, a sabedoria da vida nos indica fazermos um balanço da realidade e traçarmos novas metas com atitudes renovadas.
Expositor
Erotildes Honório
Médica, Atriz, Jornalista, Escritora e Professora aposentada da UFC, UNIFOR e UECE. Mestre e Doutora em Sociologia, Especialista em Psicodrama, Diretora de Teatro, Autora dos Livros: Guassussê, O Despertar da Memória. Lançou em abril de 2020 o livro “Um Século de Romances de Amor” - A trajetória da literatura sentimental no Brasil 1920 -2020.

19:00 - PAINEL 2: Mulheres que movimentam.
Empreendedorismo Feminino por Vocação e Escolha
Expositor
Suilany Teixeira

Administração de empresas pela UVA (Universidade Vale do Acaraú) e especialista em gestão de pequenos negócios pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Articuladora do SEBRAE/CE atuando junto as micro e pequenas empresas da região norte do estado do Ce.

19:30– PAINEL 3: Apoio a micro e pequenas empresas na retomada da economia.
Apoio à retomada da economia. Ações do Banco do Nordeste aos microempreendedores
Expositor
Antônio Jorge Pontes Guimarães
Superintendente de Microfinanças e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste. Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior é bacharel em Ciências da Computação, possui especialização em Negócios Internacionais, além de pós-graduações em Gestão de Negócios, Gestão Empresarial, Administração Financeira e em Auditoria e Controladoria. Dentre as funções desempenhadas na instituição, se destacam a de diretor Financeiro e de Crédito, e de superintendente nas áreas de Tecnologia da Informação, de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, além de superintendente regional da Bahia. Foi também presidente interino do Banco no mês antecedente à atual gestão de Romildo Rolim.

20:00 – PAINEL 4: Imagem pessoal. o permanente cartão de visitas de uma empreendedora.
Expositor
Luciana Carvalho

Atua há 9 anos no mercado, apaixonada por pessoas, roupas e acessórios!
Graduada em design de moda na FIC/Estácio; Pós-graduada em Comunicação de Moda pelo IED – Instituto Europeo di Design em Madrid
Formação em consultoria de estilo com a Oficina de Estilo;em visagismo com Philip Hallawell; aprofundamento em colorimetria com Luciana Ulrich;
Studio Immagine. Formação em professional e self coaching & coaching
ericksoniano no IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, método persona pro com Cris Alves, método Style Int com Ilana Berenholc e criadora do método estilosa para sempre.

20:30 – Ter fé é mais do que crer.
A importância da espiritualidade no mundo pós-pandemia
Expositor
Pastor Levy

Mario Levy é graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e também cursou Pedagogia na UNI7. Preside a Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém que oferece educação, esportes e artes a crianças em situação de risco nas comunidades carentes do entorno da Cidade 2000. Autor de dois livros sobre espiritualidade no cotidiano, é casado com Cíntia e pai de um casal de 20 e 16 anos.


21H - Encerramento

 

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Equilíbrio emocional: a receita correta para o bem viver e os bons negócios

00:12 | Ago. 16, 2021 Tipo Publieditorial

Não só de investimento e capacitação é feito um negócio. Especialmente em tempos de crise, é necessário que empreendedores e líderes busquem também o equilíbrio emocional, item essencial para que a empresa seja mantida de forma sustentável. Com o intuito de discutir as possibilidades de uma retomada econômica saudável, o tema será pauta de um dos painéis do “Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19”, idealizado pela jornalista Leda Maria, que ocorre virtualmente nesta segunda-feira, 16, a partir das 18h30min.

Para o psiquiatra Adalberto Barreto, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria Social e um dos palestrantes do evento, pensar sobre a saúde mental está intrinsecamente relacionado aos negócios pois o sucesso de tudo que fazemos tem a ver com estar inteiro, com corpo e mente bem conectados. “Quando você está presente e focado, você tende a ter sucesso em tudo que faz. Então, quando você está em harmonia consigo mesmo e com o ambiente que lhe rodeia, você tem mais chance de fazer dar certo ao empreender”, explica.

O caminho para encontrar esse equilíbrio, de acordo com o médico, é desacelerar: ter momentos de pausa para cuidar do corpo e da mente, como caminhadas, refeições e atividades de lazer em família, além de intervalos entre atividades com exposição a telas, como assistir TV ou usar celular e computador. “A vida não pode ser baseada apenas no dever e na obrigação, ou ela perde seu brilho”, lembra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pausar é preciso

O principal motivo para que especialistas considerem o equilíbrio emocional importante, tanto para a vida pessoal quanto para a profissional, é que a ausência de momentos de tranquilidade também pode resultar em transtornos de saúde, como síndrome do pânico, ansiedade e até depressão. Em momentos delicados, mesmo problemas mais comuns - como insônia e dores de cabeça frequentes - podem ser um alerta de que a rotina está pesada.

Quando isso ocorre, é preciso parar de pensar apenas na gestão dos negócios e considerar também o que pode melhorar a autogestão, explica a psicóloga e empreendedora Flávia Ibiapina. “Com o autoconhecimento, você começa a compreender melhor o que está sentindo e a separar o que é real e o que não é. Essa capacidade de reconhecer e identificar as emoções contribui para que você consiga tomar ações mais assertivas”, pontua.

Para Flávia, esse pode ser um legado positivo da crise: o estímulo a rever os planos, desenhar objetivos e tirar os projetos da gaveta. “Olhar para o futuro e para o que você tem de talento e força também é uma forma de buscar a realização pessoal. É hora de traçar novos acordos em família, identificar os principais sonhos e pensar o que todos querem para os próximos meses, que certamente serão de mais esperança”, conclui.

Dicas para empreendedores manterem o equilíbrio emocional durante a crise

- Procure estar próximo a uma rede de apoio (mesmo que a distância), focando sempre em relacionamentos positivos

- Busque ferramentas de autoconhecimento, como a terapia

- Saiba pedir ajuda também na área profissional. Reconhecer e identificar os pontos que precisam de ajuste financeiro e apoio especializado pode salvar o seu negócio, e há muitos profissionais que podem contribuir com sua empresa, inclusive com serviços a baixo custo

- Aumente seu repertório de informações positivas (leituras, filmes, documentários e programas que te inspirem e te façam bem) e busque se blindar de informações negativas

- Momentos de fortalecimento com a equipe também podem ajudar empreendedores e líderes. Reserve tempo para mais conversas e reuniões que vão além de pensar em estratégias

- Encaixe momentos de autocuidado na sua rotina: de exercícios físicos e leituras a pequenos rituais diários, como dormir e se alimentar bem, fazer automassagem e rituais de bem-estar no banho, eles geram emoções positivas e podem mudar o seu dia

Fonte: Flávia Ibiapina

SERVIÇO

Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19

Quando: 16 de agosto de 2021, das 18h30 às 20h30min

Moderação: Leda Maria

Inscrições: Gratuitas, através da plataforma Sympla

Transmissão ao vivo: Pelo Zoom, com retransmissão nos perfis do O POVO Online no YouTube e Facebook

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

O protagonismo feminino no empreendedorismo durante a pandemia

06:00 | Ago. 13, 2021 Tipo Publieditorial

“O conhecimento e a importância de uma nova realidade financeira para as mulheres empreendedoras” é tema de um dos painéis que compõem o Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19. Idealizado pela jornalista Leda Maria e realizado pela Fundação Demócrito Rocha, o evento ocorre no dia 16 deste mês, às 18h30, e é totalmente online. As inscrições são gratuitas.

Quem participa do painel é a superintendente de microfinanças e micro créditos do Banco do Nordeste (BNB), Lúcia Barbosa, e a articuladora do Sebrae, Neyla de Araújo. Com sessões de perguntas e a participação de especialistas locais, o evento conta com um segundo painel: "Equilíbrio emocional: a receita correta para o bem viver e os bons negócios".

Neyla explica que o impacto da pandemia no empreendedorismo foi direto, já que, em um momento de perda de empregos, essa alternativa se torna uma escolha evidente, ocasionando o nascimento de muitos pequenos negócios neste momento. Assim, a dica da especialista é empreender a partir de uma atividade de se goste e se sustente sem a cultura de fazer por obrigação, transformando em um propósito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Então, a partir do momento que a mulher se apropria disso, coloca um propósito, busca o que gosta de fazer e se capacita, já começa a dar os primeiros passos. As principais lições são ter calma e nunca tomar decisões com base em achismos, e sim em dados”. Uma das iniciativas do Sebrae para fomentar essa realidade foi o evento Mulheres que movimentam, ocorrido ano passado com debates agregadores e cases de sucesso. Todas as palestras podem ser conferidas no site do evento.

De acordo com Lúcia, a mulher foi uma protagonista neste momento difícil, saindo na frente no quesito se reinventar. O destaque foi tão visível que o BNB criou um programa voltado só para o grupo: o Crediamigo Delas, que apresenta condições especiais, como prazos estendidos e maior carência. Lançado no dia 8 de março deste ano, já conta com R$ 608 milhões investidos até junho, e tem como principais clientes mulheres jovens que começam a empreender cedo.

“Por estar em um cargo de liderança, elas acabam se espelhando em mim. Isso é uma grande responsabilidade, mas gratificante, principalmente na oposição de mulher, saber que estamos contribuindo para a realização de sonhos. Você trabalha sendo cidadã”, relata a superintendente.

Seminário Geração Família: como superar as crises na família e no trabalho frente aos desafios da Covid-19

Data: 16/08

Horário: 18h30 às 20h30

Mediação: Leda Maria

Inscrições: gratuitas, online

Transmissão ao vivo: Plataforma Zoom. Retransmissão: perfil do O POVO online no Youtube e facebook do O POVO online.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Seminário Geração Família: confira dicas para uma boa imagem pessoal

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Set. 28, 2020 Tipo Publieditorial

O que sua roupa comunica? Suas unhas, seu cheiro e até sua forma de cumprimentar clientes e potenciais parceiros de negócios? A consultora de Imagem e Estilo, Lu Carvalho, ajuda as participantes do Seminário Geração Família, no próximo dia 28 de outubro, com a palestra "Imagem Pessoal: o permanente cartão de visitas de uma empreendedora", às 20h. O evento online, idealizado pela jornalista Lêda Maria, terá transmissão simultânea no Facebook e no YouTube do O POVO.

A imagem pessoal é, sim, assunto relevante no trabalho porque, como Lu explica, o ser humano é uma criatura visual e absorve as imagens de maneira instintiva. "Antes mesmo da imagem ser interpretada [no cérebro], ela já gerou um impacto emocional positivo ou negativo que pode determinar a aceitação ou rejeição de uma pessoa. A imagem pessoal afeta diretamente o modo como as pessoas lhe percebem e reagem a você, à sua presença."

Se você é mulher, já sabe: as cobranças são ainda maiores. São muito mais itens para se preocupar, como unhas e maquiagem. Estar apenas bem vestido não é mais suficiente, para gerar o impacto desejado, é preciso exercitar a educação e a gentileza. "Aperto de mão firme, um bom sorriso, dentes limpos, alinhados. Roupas bem passadas, adequação ao ambiente. Unhas bem feitas e limpas, perfume suave, cabelos bem cuidados”, orienta Lu Carvalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para os homens, barba bem feita é imprescindível. No caso da maquiagem das mulheres, nada de excessos. Além disso, Lu lembra que não necessariamente as mulheres têm de estar com unhas pintadas. "Se a mulher decidir deixar as unhas maiores, que não sejam tão longas. Estão na moda as unhas de gel ou porcelana, mas estas, em geral, não apresentam aspecto natural e elegante. É melhor ter as unhas curtas e sem pintar do que unhas excessivamente longas e pontudas", acrescenta.

Roupa de trabalho

Existe roupa errada para o trabalho? A consultora de Estilo e Imagem, Lu Carvalho, explica: "Roupa errada para o trabalho é toda vestimenta que não se adeque ao ambiente em que você está".

Deve-se evitar quatro coisas no ambiente de trabalho: decotes, roupas muito coladas, muito curtas ou transparentes. Claro, se o trabalho permitir usar jeans, não há problema. Porém, via de regra jeans não é uma peça formal, segundo Lu. "Não é indicado para a maioria dos ambientes corporativos. Tecidos planos e alfaiataria são os mais recomendados e os mais elegantes, são os que possuem passe livre em qualquer ambiente, até festas."

Checklist da boa imagem pessoal

1. Seja educado e gentil (aperto de mão firme, bom sorriso);

2. Use roupas bem passadas e adequadas ao seu ambiente de trabalho;

3. Mantenha os cabelos e as unhas limpas e bem cuidadas (unhas curtas são melhores do que muito pontudas);

4. Não exagere na maquiagem. No caso dos homens, mantenha a barba bem feita;

5. Use perfumes suaves, perfumes fortes demais incomodam tanto quanto mau hálito;

6. Cuidado com os acessórios barulhentos! Não convém usá-los no ambiente de trabalho.

Geração Família

O Seminário Geração Família é idealizado pela jornalista Lêda Maria e realizado anualmente.A cada ano, são convidados palestrantes renomados para falarem a uma plateia de mulheres ativas em suas vidas. Devido à pandemia de coronavírus, a edição deste ano é online.

Serviço
Seminário Geração Família

Data: 28/9
Horário: Das 18h às 21 horas
Canal especial: https://especial.opovo.com.br/geracaofamilia/

Seminário Geração Família - A Nova Educação Financeira Pós- Pandemia

É HORA DE CONTAR UM SEGREDO. Mulheres corajosas das mais diversas idades, trabalhando em vários segmentos ou mesmo só avaliando o poder da amizade e da curtição da vida souberam batalhar contra o coronavírus.

Agora, em encontro virtual, dia 28, vamos estar reunidas, sem distanciamentos e máscara, no Seminário Geração Família acompanhando exposições e debates sobre a saúde financeira no pós- pandemia revelando as “vitaminas”, oportunidades, desafios e receituários de sucesso.

Estamos felizes em poder por mais um ano, e neste momento conflitante, realizar este evento, carinhosamente, planejado para nós, para você companheira ativa, otimista e determinada. Acreditem: vai ser surpreendente e sensacional.

PROGRAMAÇÃO


18:00 – ABERTURA OFICIAL


Onélia Leite (Primeira Dama), Romildo Rolim (Presidente do BNB), Airton Gonçalves (Diretor Sebrae).

18:30 - PAINEL 1: Coronavírus: nada é mais importante do que investir na vida



Expositor


Erotildes Honório


Médica, Atriz, Jornalista, Escritora e Professora aposentada da UFC, UNIFOR e UECE. Mestre e Doutora em Sociologia, Especialista em Psicodrama, Diretora de Teatro, Autora dos Livros: Guassussê, O Despertar da Memória. Lançou em abril de 2020 o livro “Um Século de Romances de Amor” - A trajetória da literatura sentimental no Brasil 1920 -2020.

19:00 - PAINEL 2: Mulheres que movimentam
. Empreendedorismo Feminino por Vocação e Escolha


Expositor


Suilany Teixeira
Administração de empresas pela UVA (Universidade Vale do Acaraú) e especialista em gestão de pequenos negócios pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Articuladora do SEBRAE/CE atuando junto as micro e pequenas empresas da região norte do estado do Ce.

19:30– PAINEL 3: Apoio a micro e pequenas empresas na retomada da economia
Apoio à retomada da economia. Ações do Banco do Nordeste aos microempreendedores


Expositor


Antônio Jorge Pontes Guimarães


Superintendente de Microfinanças e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste. Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior é bacharel em Ciências da Computação, possui especialização em Negócios Internacionais, além de pós-graduações em Gestão de Negócios, Gestão Empresarial, Administração Financeira e em Auditoria e Controladoria. Dentre as funções desempenhadas na instituição, se destacam a de diretor Financeiro e de Crédito, e de superintendente nas áreas de Tecnologia da Informação, de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, além de superintendente regional da Bahia. Foi também presidente interino do Banco no mês antecedente à atual gestão de Romildo Rolim.

20:00 – PAINEL 4: Imagem pessoal. O permanente cartão de visitas de uma empreendedora


Expositor


Luciana Carvalho
Atua há 9 anos no mercado, apaixonada por pessoas, roupas e acessórios!
Graduada em design de moda na FIC/Estácio; Pós-graduada em Comunicação de Moda pelo IED – Instituto Europeo di Design em Madrid


Formação em consultoria de estilo com a Oficina de Estilo;em visagismo com Philip Hallawell; aprofundamento em colorimetria com Luciana Ulrich;
Studio Immagine. Formação em professional e self coaching & coaching
ericksoniano no IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, método persona pro com Cris Alves, método Style Int com Ilana Berenholc e criadora do método estilosa para sempre.

20:30 – Ter fé é mais do que crer
. A importância da espiritualidade no mundo pós-pandemia


Expositor


Pastor Levy

Mario Levy é graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e também cursou Pedagogia na UNI7. Preside a Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém que oferece educação, esportes e artes a crianças em situação de risco nas comunidades carentes do entorno da Cidade 2000. Autor de dois livros sobre espiritualidade no cotidiano, é casado com Cíntia e pai de um casal de 20 e 16 anos.

21H - Encerramento

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Oferta de crédito: Banco do Nordeste e o caminho para empreender na retomada econômica

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Set. 25, 2020 Tipo Publieditorial

Acreditar no trabalho dos microempreendedores é diretriz no Banco do Nordeste. De janeiro a agosto deste ano, o Banco aplicou mais de R$ 7 bilhões no âmbito do programa de microcrédito urbano, o Crediamigo. Por meio deste programa, o BNB apoia aqueles que dificilmente teriam acesso a crédito bancário. São pequenos empreendedores formais ou informais que não tendo emprego partem para o próprio negócio. Esse apoio será tema do webinar ministrado pelo superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior, durante o Seminário Geração Família - A Nova Educação Financeira Pós-Pandemia. O evento online, idealizado pela jornalista Lêda Maria, ocorre no próximo dia 28, a partir das 18 horas, com inscrições gratuitas.

"O Banco do Nordeste, enquanto instituição financeira, operacionaliza o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América Latina, o Crediamigo", afirma Guimarães Júnior. "Em 2019, aplicamos R$ 10,6 bilhões. Neste ano, até o último dia 14, aplicamos R$ 7,26 bilhões. O Banco vem contratando 18 mil operações por dia".

"Estamos atendendo fortemente o setor de microcrédito para o comerciante informal, a costureira, a cabeleireira, o doceiro. Esse é o público prioritário do programa de microcrédito. O banco faz todo o esforço para permitir que as pessoas consigam viver da exploração da sua atividade produtiva, gerar renda receita e manter as suas famílias por meio do desenvolvimento dessa atividade", continuao superintendente de Microfinança e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Estamos muito atentos também com as operações de microempreendedores quejá têm operações no Banco contratadas e naquilo que se apresenta como necessário, seja reprogramando as parcelas, dando condição de carência", destaca. "O Banco está preocupado com aqueles que tiverem algumadificuldade de honrar seus compromissos". Atualmente, o Banco do Nordeste atende 211 mil empresas de micro e pequeno porte. Negócios que alcançam faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.

Webinar Geração Família

Tempo para mudança é tempo para retomar negócios de sucesso. É o que acredita a jornalista Lêda Maria, idealizadora do evento. Para Leda Maria, o webinar Geração Família é oportunidade para levantar a cabeça, ouvir e aprender com experiências significativas de quem encontrou possibilidade para enfrentar a crise gerada pela pandemia.

A jornalista destaca que este é o momento de conhecer histórias de mulheres corajosas das mais diversas idades, que souberam lidar com esses desafios. "Vamos estar reunidas, sem distanciamentos e máscara, no Seminário Geração Família acompanhando exposições e debates sobre a saúde financeira no pós-pandemia, revelando as 'vitaminas', oportunidades, desafios e receituários de sucesso", aponta. "Vai ser surpreendente e sensacional".

Serviço

Seminário Geração Família


Data: 28/9


Horário: 18h às 21 horas


Inscreva-se aqui.

Gratuito.

Seminário Geração Família - A Nova Educação Financeira Pós- Pandemia

É HORA DE CONTAR UM SEGREDO. Mulheres corajosas das mais diversas idades, trabalhando em vários segmentos ou mesmo só avaliando o poder da amizade e da curtição da vida souberam batalhar contra o coronavírus.

Agora, em encontro virtual, dia 28, vamos estar reunidas, sem distanciamentos e máscara, no Seminário Geração Família acompanhando exposições e debates sobre a saúde financeira no pós- pandemia revelando as “vitaminas”, oportunidades, desafios e receituários de sucesso.

Estamos felizes em poder por mais um ano, e neste momento conflitante, realizar este evento, carinhosamente, planejado para nós, para você companheira ativa, otimista e determinada. Acreditem: vai ser surpreendente e sensacional.

PROGRAMAÇÃO
18:00 – ABERTURA OFICIAL
Onélia Leite (Primeira Dama), Romildo Rolim (Presidente do BNB), Airton Gonçalves (Diretor Sebrae).

18:30 - PAINEL 1: Coronavírus: nada é mais importante do que investir na vida
Nas situações difíceis, a sabedoria da vida nos indica fazermos um balanço da realidade e traçarmos novas metas com atitudes renovadas.
Expositor
Erotildes Honório
Médica, Atriz, Jornalista, Escritora e Professora aposentada da UFC, UNIFOR e UECE. Mestre e Doutora em Sociologia, Especialista em Psicodrama, Diretora de Teatro, Autora dos Livros: Guassussê, O Despertar da Memória. Lançou em abril de 2020 o livro “Um Século de Romances de Amor” - A trajetória da literatura sentimental no Brasil 1920 -2020.

19:00 - PAINEL 2: Mulheres que movimentam
Empreendedorismo Feminino por Vocação e Escolha
Expositor
Suilany Teixeira

Administração de empresas pela UVA (Universidade Vale do Acaraú) e especialista em gestão de pequenos negócios pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Articuladora do SEBRAE/CE atuando junto as micro e pequenas empresas da região norte do estado do Ce.

19:30– PAINEL 3: Apoio a micro e pequenas empresas na retomada da economia
Apoio à retomada da economia. Ações do Banco do Nordeste aos microempreendedores
Expositor
Antônio Jorge Pontes Guimarães
Superintendente de Microfinanças e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste. Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior é bacharel em Ciências da Computação, possui especialização em Negócios Internacionais, além de pós-graduações em Gestão de Negócios, Gestão Empresarial, Administração Financeira e em Auditoria e Controladoria. Dentre as funções desempenhadas na instituição, se destacam a de diretor Financeiro e de Crédito, e de superintendente nas áreas de Tecnologia da Informação, de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, além de superintendente regional da Bahia. Foi também presidente interino do Banco no mês antecedente à atual gestão de Romildo Rolim.

20:00 – PAINEL 4: Imagem pessoal. o permanente cartão de visitas de uma empreendedora
Expositor
Luciana Carvalho

Atua há 9 anos no mercado, apaixonada por pessoas, roupas e acessórios!
Graduada em design de moda na FIC/Estácio; Pós-graduada em Comunicação de Moda pelo IED – Instituto Europeo di Design em Madrid
Formação em consultoria de estilo com a Oficina de Estilo;em visagismo com Philip Hallawell; aprofundamento em colorimetria com Luciana Ulrich;
Studio Immagine. Formação em professional e self coaching & coaching
ericksoniano no IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, método persona pro com Cris Alves, método Style Int com Ilana Berenholc e criadora do método estilosa para sempre.

20:30 – Ter fé é mais do que crer
A importância da espiritualidade no mundo pós-pandemia
Expositor
Pastor Levy

Mario Levy é graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e também cursou Pedagogia na UNI7. Preside a Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém que oferece educação, esportes e artes a crianças em situação de risco nas comunidades carentes do entorno da Cidade 2000. Autor de dois livros sobre espiritualidade no cotidiano, é casado com Cíntia e pai de um casal de 20 e 16 anos.

21H - Encerramento

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Imagem destaque

Mulheres que movimentam: empreendedorismo feminino é tema de painel do Geração Família

PUBLIEDITORIAL
07:00 | Set. 24, 2020 Tipo Publieditorial

No empreendedorismo, ainda que alguns desafios sejam universais, as mulheres vivenciam questões relacionadas ao ser feminino na sociedade. Mas as oportunidades devem ser iguais, e é a partir dessa constatação que a articuladora do Sebrae-CE, Suilany Teixeira, apresenta o painel "Mulheres que movimentam: empreendedorismo feminino por vocação e escolha", no Seminário Geração Família - A Nova Educação Financeira Pós-Pandemia. Evento online, idealizado pela jornalista Lêda Maria, será no próximo dia 28, e as inscrições são gratuitas.

"Trazendo essa temática do empoderamento, do empreendedorismo voltado para o gênero feminino, nosso objetivo é discutir como é que a mulher tem conseguido adentrar nesse espaço profissional, quais conquistas ela vem tentando atingir e o que é que já existe no Brasil a título de experiência", explica Suilany. O painel “Mulheres que movimentam” está previsto para às 19h.

A articuladora diz que vai trazer mulheres para compartilharem histórias de superação dos desafios, "inclusive em áreas que são ditas como não femininas". "O nosso propósito é falar que mulher pode ser o que ela quer, a escolha é dela!", acrescenta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os limites para as mulheres no empreendedorismo, as regras que são impostas pela sociedade podem ser ultrapassadas, segundo a articuladora. "O campo é aberto para as mulheres, as oportunidades estão aí, e as escolhas são das mulheres de conquistarem esse espaço. As mulheres podem conseguir, sim, atingir seu espaço, e não é um processo de competição com homens, mas de correlação, de andarem juntos, no sentido de equilíbrio de oportunidades", afirma Suilany.

Mulheres que movimentam

O tema "Mulheres que movimentam" ainda será mote para outro evento online, do Sebrae-CE, que será realizado nos próximos dias 14 e 15 de outubro. O convite será feito por Suilany durante a conversa do dia 28, no Geração Família.

Gestão financeira

Insuficiência de caixa é uma das grandes dificuldades nestes tempos de pandemia. Daí a necessidade de uma boa gestão financeira. "Afirmo que uma boa gestão é atemporal, não é só quando ocorre um período de crise, como a que estamos passando. Essa deve ser uma preocupação permanente", destaca o assessor da Diretoria de Administração e Finanças do Sebrae-CE, Marcos Venicius Gondim.

Segundo ele, os problemas financeiros agravados pela crise de coronavírus vão mudar a forma de todo mundo lidar com o dinheiro. Confira algumas dicas:

1. Organize as suas finanças: ter os controles financeiros básicos como Diário de Caixa, a Movimentação Bancária, Contas a Receber e a Pagar e o Controle dos Estoques;

2. Apure os custos;

3. Faça o Fluxo de Caixa Projetado (a projeção de entradas e saídas de dinheiro do seu caixa). Essa projeção deverá ter um horizonte de no mínimo de 12 meses;

4. O lucro é o alimento de qualquer negócio, portanto é importante fazer um Demonstrativo de Resultado mensal confrontando as receitas do período com os gastos realizados para obtenção dessas receitas.

Geração Família

O Seminário Geração Família, idealizado pela jornalista Lêda Maria, reúne anualmente mulheres de todas as idades, religiões e áreas profissionais. Esta edição online é direcionado à colaboração nestes tempos de pandemia. "Com todas nós, executivas, lojistas, profissionais dos mais diversos segmentos, preocupadas com as mudanças, com a retomada das atividades profissionais e com as perspectivas de crescimento e melhorias voltadas ao viver bem”, informa Lêda.

Serviço
Seminário Geração Família

Data: 28/9
Horário: Das 18h às 21 horas
Inscrições: https://especial.opovo.com.br/geracaofamilia/
Gratuito

Seminário Geração Família - A Nova Educação Financeira Pós- Pandemia

É HORA DE CONTAR UM SEGREDO. Mulheres corajosas das mais diversas idades, trabalhando em vários segmentos ou mesmo só avaliando o poder da amizade e da curtição da vida souberam batalhar contra o coronavírus.

Agora, em encontro virtual, dia 28, vamos estar reunidas, sem distanciamentos e máscara, no Seminário Geração Família acompanhando exposições e debates sobre a saúde financeira no pós- pandemia revelando as “vitaminas”, oportunidades, desafios e receituários de sucesso.

Estamos felizes em poder por mais um ano, e neste momento conflitante, realizar este evento, carinhosamente, planejado para nós, para você companheira ativa, otimista e determinada. Acreditem: vai ser surpreendente e sensacional.


PROGRAMAÇÃO
18:00 – ABERTURA OFICIAL
Onélia Leite (Primeira Dama), Romildo Rolim (Presidente do BNB), Airton Gonçalves (Diretor Sebrae).

18:30 - PAINEL 1: Coronavírus: nada é mais importante do que investir na vida
Nas situações difíceis, a sabedoria da vida nos indica fazermos um balanço da realidade e traçarmos novas metas com atitudes renovadas.
Expositor
Erotildes Honório
Médica, Atriz, Jornalista, Escritora e Professora aposentada da UFC, UNIFOR e UECE. Mestre e Doutora em Sociologia, Especialista em Psicodrama, Diretora de Teatro, Autora dos Livros: Guassussê, O Despertar da Memória. Lançou em abril de 2020 o livro “Um Século de Romances de Amor” - A trajetória da literatura sentimental no Brasil 1920 -2020.

19:00 - PAINEL 2: Mulheres que movimentam
Empreendedorismo Feminino por Vocação e Escolha
Expositor
Suilany Teixeira

Administração de empresas pela UVA (Universidade Vale do Acaraú) e especialista em gestão de pequenos negócios pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Articuladora do SEBRAE/CE atuando junto as micro e pequenas empresas da região norte do estado do Ce.

19:30– PAINEL 3: Apoio a micro e pequenas empresas na retomada da economia
Apoio à retomada da economia. Ações do Banco do Nordeste aos microempreendedores
Expositor
Antônio Jorge Pontes Guimarães
Superintendente de Microfinanças e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste. Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior é bacharel em Ciências da Computação, possui especialização em Negócios Internacionais, além de pós-graduações em Gestão de Negócios, Gestão Empresarial, Administração Financeira e em Auditoria e Controladoria. Dentre as funções desempenhadas na instituição, se destacam a de diretor Financeiro e de Crédito, e de superintendente nas áreas de Tecnologia da Informação, de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais, além de superintendente regional da Bahia. Foi também presidente interino do Banco no mês antecedente à atual gestão de Romildo Rolim.


20:00 – PAINEL 4: Imagem pessoal. o permanente cartão de visitas de uma empreendedora
Expositor
Luciana Carvalho

Atua há 9 anos no mercado, apaixonada por pessoas, roupas e acessórios!
Graduada em design de moda na FIC/Estácio; Pós-graduada em Comunicação de Moda pelo IED – Instituto Europeo di Design em Madrid
Formação em consultoria de estilo com a Oficina de Estilo;em visagismo com Philip Hallawell; aprofundamento em colorimetria com Luciana Ulrich;
Studio Immagine. Formação em professional e self coaching & coaching
ericksoniano no IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, método persona pro com Cris Alves, método Style Int com Ilana Berenholc e criadora do método estilosa para sempre.

20:30 – Ter fé é mais do que crer
A importância da espiritualidade no mundo pós-pandemia
Expositor
Pastor Levy

Mario Levy é graduado em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e também cursou Pedagogia na UNI7. Preside a Associação Beneficente e Educacional Nova Jerusalém que oferece educação, esportes e artes a crianças em situação de risco nas comunidades carentes do entorno da Cidade 2000. Autor de dois livros sobre espiritualidade no cotidiano, é casado com Cíntia e pai de um casal de 20 e 16 anos.


21H - Encerramento


Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar