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Saiba quais são os benefícios do cartão private label para clientes e lojistas

Um cartão próprio para a marca possibilita a concessão de crédito aos consumidores, aumentando as vendas e o conhecimento dos lojistas sobre os hábitos dos seus clientes
08:00 | Dez. 12, 2018
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Na busca por estratégias para fidelizar clientes e aumentar as vendas, empresários podem encontrar nos cartões private label uma solução. Conhecido como "cartão de loja", o private label é um cartão de crédito com a marca da empresa feito para facilitar as compras para os consumidores com pouco acesso a crédito. Além disso, a ferramenta permite que as empresas sejam mais assertivas nas ações direcionadas ao público que a utiliza.
 
De acordo com José Neto, diretor da Fortbrasil, administradora de cartões de crédito especialista nesse tipo de cartão, um dos benefícios do private label para os lojistas é o melhor conhecimento sobre o hábito de consumo dos clientes, possibilitando a formulação de estratégias de relacionamento. Isso porque é possível saber onde, quando e em que loja ocorreu a compra, além do número de parcelas realizadas, da renda do cliente e do limite que ele tem disponível, por exemplo.
 
"Começamos a ter uma série de informações que ajudam o varejista a entender melhor quem são os clientes dele e a agir — seja fazendo marketing, propaganda, descontos — de forma mais assertiva", afirma. De acordo com o diretor, porém, o principal benefício para o lojista é o aumento das vendas. "Você está dando um crédito direcionado com a sua marca para o seu cliente que está dentro de loja. Historicamente, [vemos que] esse cliente compra 25% mais do que o que não tem o cartão da loja", defende.
 
Para os consumidores, o private label também tem vantagens. Segundo Neto, os lojistas costumam oferecer parcelamento em mais vezes, ofertar valores mais baixos e fazer promoções específicas. "Esse cliente tem os benefícios dados pela loja e os do cartão: crédito, prazo para pagar, parcelamento e acesso a outros serviços financeiros e a crédito." Outro ponto positivo é o cliente poder realizar o pagamento da fatura na loja do emissor do cartão e ter o crédito liberado no mesmo momento.
 
Praticidade
Conforme explica José Neto, o processo para o cliente adquirir o cartão dos estabelecimentos com bandeira Fortbrasil é realizado em duas etapas. Na primeira, o consumidor informa nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Código de Endereçamento Postal (CEP) e telefone para ser feita a análise de crédito. A segunda consiste em fornecer outros dados, como informações sobre renda e endereço. "O crédito é aprovado na hora. A pessoa já sai com um voucher com um número de cartão provisório ou com o cartão impresso, serviço disponível em algumas lojas, e ali ela já faz a compra."
 
O diretor também pontua que a Fortbrasil assume os riscos do crédito concedido por meio do private label. "Ou seja, se o cliente não pagar, o lojista continua recebendo da mesma forma", afirma. Apesar de ser um cartão vinculado a uma empresa específica, Neto explica que os cartões ligados à Fortbrasil podem ser utilizados para compras nas 30 mil lojas que aceitam a bandeira. Atualmente, a administradora conta com 270 programas de cartões próprios e um milhão e meio de clientes pessoa física.
 
Facilidade de crédito
Desde setembro de 2017, o Super Lagoa uniu-se à Fortbrasil por meio do Lagoa Card. Raquel Gifoni, gerente de marketing do supermercado, reforça a importância do private label por oferecer aos clientes acesso ao crédito e possibilidade de fazer compras. "Pessoas que estão um pouco mais à margem da estrutura financeira padrão acabam conseguindo ter acesso a crédito via private label."
 
Como um dos benefícios para os clientes que possuem o cartão do Super Lagoa, Raquel cita que os clientes só pagam taxas do cartão ao utilizá-lo. "É um cartão sem anuidade. Se o cliente faz uso do cartão e parcela, ele paga uma taxa em cada boleto. Ou seja, ele só tem custos se consumir." Além disso, cita a possibilidade de oferecer opções de parcelamento e ações diferenciadas — entre estas, Raquel elenca ações promocionais e oferecimento de brindes. "Neste momento, estamos com uma campanha de acúmulo de selos e o cliente que paga com o Lagoa Card acumula mais selos", exemplifica.
 
Benefícios sentidos no dia a dia
A estudante de administração Sandy Lia Santos, 21, frequenta o Super Lagoa pelo menos duas vezes por semana desde que o estabelecimento foi inaugurado no bairro onde mora, Rodolfo Teófilo. Há menos de um ano, utiliza o Lagoa Card e aponta como vantagem o fato de ter passado a concentrar as compras de supermercado em um só cartão. Isso, segundo conta a estudante, a ajuda na organização financeira.
 
"Quando não tinha o cartão só do supermercado, eu ia comprando no meu cartão normal, quando não comprava em dinheiro. Nunca sabia, no mês, quanto eu estava gastando no total no supermercado, porque tem as comprinhas do dia a dia, uma verdurinha que a gente não vai comprar para o mês todo. Só que agora, eu tenho um controle", afirma. Além disso, a estudante cita como positivos o fácil aumento do limite disponível nesse cartão e as possibilidades oferecidas para parcelamento das compras.
 
"Quando não tinha o cartão só do supermercado, eu ia comprando no meu cartão normal, quando não comprava em dinheiro. Nunca sabia, no mês, quanto eu estava gastando no total no supermercado, porque tem as comprinhas do dia a dia, uma verdurinha que a gente não vai comprar para o mês todo. Só que agora, eu tenho um controle", afirma. Além disso, a estudante cita como positivos o fácil aumento do limite disponível nesse cartão e as possibilidades oferecidas para parcelamento das compras.

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Na busca por estratégias para fidelizar clientes e aumentar as vendas, empresários podem encontrar nos cartões private label uma solução. Conhecido como "cartão de loja", o private label é um cartão de crédito com a marca da empresa feito para facilitar as compras para os consumidores com pouco acesso a crédito. Além disso, a ferramenta permite que as empresas sejam mais assertivas nas ações direcionadas ao público que a utiliza.
 
De acordo com José Neto, diretor da Fortbrasil, administradora de cartões de crédito especialista nesse tipo de cartão, um dos benefícios do private label para os lojistas é o melhor conhecimento sobre o hábito de consumo dos clientes, possibilitando a formulação de estratégias de relacionamento. Isso porque é possível saber onde, quando e em que loja ocorreu a compra, além do número de parcelas realizadas, da renda do cliente e do limite que ele tem disponível, por exemplo.
 
"Começamos a ter uma série de informações que ajudam o varejista a entender melhor quem são os clientes dele e a agir — seja fazendo marketing, propaganda, descontos — de forma mais assertiva", afirma. De acordo com o diretor, porém, o principal benefício para o lojista é o aumento das vendas. "Você está dando um crédito direcionado com a sua marca para o seu cliente que está dentro de loja. Historicamente, [vemos que] esse cliente compra 25% mais do que o que não tem o cartão da loja", defende.
 
Para os consumidores, o private label também tem vantagens. Segundo Neto, os lojistas costumam oferecer parcelamento em mais vezes, ofertar valores mais baixos e fazer promoções específicas. "Esse cliente tem os benefícios dados pela loja e os do cartão: crédito, prazo para pagar, parcelamento e acesso a outros serviços financeiros e a crédito." Outro ponto positivo é o cliente poder realizar o pagamento da fatura na loja do emissor do cartão e ter o crédito liberado no mesmo momento.
 
Praticidade
Conforme explica José Neto, o processo para o cliente adquirir o cartão dos estabelecimentos com bandeira Fortbrasil é realizado em duas etapas. Na primeira, o consumidor informa nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Código de Endereçamento Postal (CEP) e telefone para ser feita a análise de crédito. A segunda consiste em fornecer outros dados, como informações sobre renda e endereço. "O crédito é aprovado na hora. A pessoa já sai com um voucher com um número de cartão provisório ou com o cartão impresso, serviço disponível em algumas lojas, e ali ela já faz a compra."
 
O diretor também pontua que a Fortbrasil assume os riscos do crédito concedido por meio do private label. "Ou seja, se o cliente não pagar, o lojista continua recebendo da mesma forma", afirma. Apesar de ser um cartão vinculado a uma empresa específica, Neto explica que os cartões ligados à Fortbrasil podem ser utilizados para compras nas 30 mil lojas que aceitam a bandeira. Atualmente, a administradora conta com 270 programas de cartões próprios e um milhão e meio de clientes pessoa física.
 
Facilidade de crédito
Desde setembro de 2017, o Super Lagoa uniu-se à Fortbrasil por meio do Lagoa Card. Raquel Gifoni, gerente de marketing do supermercado, reforça a importância do private label por oferecer aos clientes acesso ao crédito e possibilidade de fazer compras. "Pessoas que estão um pouco mais à margem da estrutura financeira padrão acabam conseguindo ter acesso a crédito via private label."
 
Como um dos benefícios para os clientes que possuem o cartão do Super Lagoa, Raquel cita que os clientes só pagam taxas do cartão ao utilizá-lo. "É um cartão sem anuidade. Se o cliente faz uso do cartão e parcela, ele paga uma taxa em cada boleto. Ou seja, ele só tem custos se consumir." Além disso, cita a possibilidade de oferecer opções de parcelamento e ações diferenciadas — entre estas, Raquel elenca ações promocionais e oferecimento de brindes. "Neste momento, estamos com uma campanha de acúmulo de selos e o cliente que paga com o Lagoa Card acumula mais selos", exemplifica.
 
Benefícios sentidos no dia a dia
A estudante de administração Sandy Lia Santos, 21, frequenta o Super Lagoa pelo menos duas vezes por semana desde que o estabelecimento foi inaugurado no bairro onde mora, Rodolfo Teófilo. Há menos de um ano, utiliza o Lagoa Card e aponta como vantagem o fato de ter passado a concentrar as compras de supermercado em um só cartão. Isso, segundo conta a estudante, a ajuda na organização financeira.
 
"Quando não tinha o cartão só do supermercado, eu ia comprando no meu cartão normal, quando não comprava em dinheiro. Nunca sabia, no mês, quanto eu estava gastando no total no supermercado, porque tem as comprinhas do dia a dia, uma verdurinha que a gente não vai comprar para o mês todo. Só que agora, eu tenho um controle", afirma. Além disso, a estudante cita como positivos o fácil aumento do limite disponível nesse cartão e as possibilidades oferecidas para parcelamento das compras.
 
"Quando não tinha o cartão só do supermercado, eu ia comprando no meu cartão normal, quando não comprava em dinheiro. Nunca sabia, no mês, quanto eu estava gastando no total no supermercado, porque tem as comprinhas do dia a dia, uma verdurinha que a gente não vai comprar para o mês todo. Só que agora, eu tenho um controle", afirma. Além disso, a estudante cita como positivos o fácil aumento do limite disponível nesse cartão e as possibilidades oferecidas para parcelamento das compras.

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