Fecomercio

Programação literária destaca a força da palavra na 25ª Mostra Sesc Cariri

No Crato, crônicas brasileira e cearense foram tema de palestra na noite da última sexta-feira. Evento segue incentivando a leitura, a escrita e a escuta literária

Em diálogo intimista com o público, o jornalista e escritor Raymundo Netto esteve na noite desta sexta-feira, 23, no Museu Orgânico de Telma Saraiva, no Crato, em ocasião da 25ª Mostra Sesc Cariri de Culturas. Ele conduziu a palestra “Memória da crônica brasileira e a crônica cearense".

A crônica brasileira apresenta muitas vantagens para o leitor, opina Raymundo Netto. Na avaliação dele, o gênero costuma ser apresentado de forma simples, permitindo abordar o cotidiano das pessoas com uma beleza ímpar. "Às vezes assuntos banais, mas que aproximam muito mais o leitor", afirma o escritor e jornalista.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Netto teceu conversa sobre a história da crônica brasileira/cearense, apresentando alguns dos principais nomes do gênero no Brasil, e estimulou a promoção do gosto pela leitura e pela escrita.

Autor dos livros "Um conto no Passado: cadeiras na calçada", "Quando o amor é de graça" e "Crônicas absurdas de segunda", este último lhe rendendo o título de finalista do Prêmio Jabuti de Literatura, o jornalista discorreu sobre a sua rotina de cronista no O POVO e sobre sua trajetória até se consolidar no gênero.

"A vontade sempre foi de escrever", afirmou Raymundo, que iniciou o trabalho de escrita ainda menino, ensaiando poemas e com necessidade de abordar questões relacionadas ao patrimônio material. "Eu sempre gostei das casas antigas do patrimônio e achava que tinha que ser escrito alguma coisa que falasse sobre isso, e eu escolhi fazer pela literatura", relata.

Tempos depois, nasceu o romance "Um conto no passado: cadeiras na calçada", livro premiado no Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). Foi quando Netto ingressou de vez no meio literário escrevendo contos. Desde 2007, escreve crônicas periodicamente para o jornal O POVO. "Foi um desafio que O POVO me deu”, lembra o autor.

 


Para o fim de semana

Neste fim de semana, a programação literária da Mostra Sesc Cariri de Culturas promete encantar o público com uma série de atividades em Juazeiro do Norte e no Crato. Em alguns casos, a literatura serve de inspiração para contação de histórias.

Mostrando a força da literatura infantil na contação de histórias, a Companhia do Voo de Teatro apresentará a peça "Cabeleira", na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, às 16h. O espetáculo encanta com enredo inspirado na história “Amor de Cabelo”, de Matthew A. Cherry.

Confira a seguir os detalhes das atividades programadas:

Sábado, 24 de agosto

Praça Padre Cícero, Juazeiro do Norte

  • 16h - Cabeleira - Companhia do Voo de Teatro
  • 18h - Tifanny Histórias de uma Meia Louca - Leandro Pedro da Silva

Praça Alexandre Arraes, Crato

  • 17h - Cantos de Assombração - Cia Tempo de Brincar

PROCEM, Crato
17h - Histórias da Chapada do Araripe - Narradores Cariri

Museu Telma Saraiva, Crato

  • 18h30 - Independente de Quê? - Mailson Furtado
  • 18h30 - Como Publicar um Livro - Levi S. Porto

Domingo, 25 de agosto

Praça Alexandre Arraes, Crato

  • 10h - Faceiras Brincadeiras - Grupo Gira Gira
  • 17h - Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais de Bia - Bia Bedran e Banda
  • 19h - Tifanny Histórias de uma Meia Louca - Leandro Pedro da Silva

Praça Padre Cícero, Juazeiro do Norte

  • 10h - Histórias da Chapada do Araripe - Narradores Cariri
  • 16h - Faceiras Brincadeiras - Grupo Gira Gira

 

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Fecomercio
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mostra Sesc Cariri de Culturas Literatura Leitura Crônica Contos programação cultura arte escrita

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar