Fecomercio

Mostra Sesc Cariri de Culturas começa hoje, comemora 25 anos e celebra museus orgânicos

Evento estará presente em 32 municípios com programação diversificada; Papel dos museus orgânicos na candidatura da Chapada do Araripe a Patrimônio Mundial Misto pela Unesco é tema desta edição

Quatro dias de efervescência cultural marcam a 25ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). De 22 a 25 de agosto, 32 municípios das regiões do Cariri cearense e Centro-sul recebem artistas e grupos de todo o Brasil e que trazem contribuições culturais nas mais variadas linguagens artísticas.

Artes Cênicas, com Teatro, Circo e Dança; Artes Visuais; Audiovisual; Literatura e Música são as linguagens contempladas pela programação da Mostra, que ocorre desde a terça-feira última, 19, mas tem o dia 22 como data oficial de abertura. Detalhes da programação podem ser conferidos exclusivamente no site oficial do evento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A iniciativa da Fecomércio Ceará visa promover a diversidade cultural, fomentar a produção artística e fortalecer a circulação de bens e serviços culturais no Estado. Homenageando as tradições populares, neste ano o tema do evento considera a importância dos museus orgânicos para a proposta de candidatura da Bacia Cultural Sócio Biodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio “Dá” Humanidade.

“O museu orgânico é um museu na casa do próprio mestre da cultura”, explica Alemberg Quindins, coordenador da Mostra Sesc Cariri de Culturas. De acordo com ele, esses espaços “pensam o território cultural” — no caso, a Chapada do Araripe. Essa, por sua vez, concorre à chancela de Patrimônio Mundial Misto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A chancela incentiva a gestão participativa do território, que ocorre quando a sociedade participa da gestão cultural dele. Os museus orgânicos contribuem para esse propósito uma vez que estão localizados nas casas dos mestres e mestras da cultura do Ceará, personalidades com notável saber artístico e responsáveis por preservar tradições populares locais.

“Cada mestre tem seu museu. Você visita, e cada um [mestre] gerencia, participa desse projeto de patrimônio mundial e de território cultural. Então, na realidade, cada museu orgânico é uma sala desse grande museu a céu aberto”, afirma o coordenador da Mostra Sesc Cariri.

Inauguração à vista

A Mostra fortalece a perspectiva cultural da região do Cariri e do Centro-sul, incluindo em sua programação a inauguração de mais um museu orgânico no município do Crato. O quarto museu do tipo no município será inaugurado no próximo sábado, 24, a partir das 16h, no distrito da Bela Vista, e estará localizado na casa de José Aldenir Aguiar. O Mestre Aldenir, como é popularmente conhecido, é guardião da tradição do Reis de Congo (reisado), um dos mais tradicionais da região do Cariri.

Além de contribuírem para a preservação de tradições culturais e da memória de ícones que dedicaram a vida à cultura, os museus também desempenham papel de atração turística para a região, uma vez que se integram em rede e formam uma rota com potencial de desenvolvimento econômico.

Cobertura Especial

Durante todos os dias da Mostra Sesc Cariri de Culturas, a Rádio O POVO CBN Cariri (93,5 FM) estará com um estúdio na praça La Favorita, em Juazeiro do Norte, trazendo flashes ao vivo com os melhores momentos do evento. A cobertura completa da programação também poderá ser conferida no site do O POVO. Acompanhe também no Instagram @opovoonline e @opovocbncariri.

 

Mostra Sesc Cariri de Culturas

De 22 a 25 de agosto de 2024
Programação completa: www.mostrasescdeculturas.com.br/programacao

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Fecomercio
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mostra Sesc Cariri de Culturas fecomercio sesc senac cultura museus orgânicos chapada do araripe

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar