Coletivo baiano faz reflexão sobre uso excessivo de telas na infância no primeiro dia de Mostra Sesc Cariri de Culturas
Programação infantil da Mostra Sesc Cariri de Culturas começa com espetáculo lúdico e exercício do respeito à diversidade
O Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, foi palco na manhã desta quinta-feira, 22, do espetáculo infantojuvenil “Histórias Do Mundão”, do coletivo baiano Chegança Atelier Cultural, que convida o público a refletir sobre o impacto do tempo excessivo em frente às telas. A apresentação, que integra a programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas, sugere alternativas criativas para a construção de memórias e experiências na infância.
O espetáculo narra a história das irmãs Tina e Kekeu, que decidem conhecer novas experiências longe das telas. Elas são interpretadas pelas artistas Manu Santiago e Ana Tereza Mendes, que se apresentam pela primeira vez no Cariri. Manu classifica o espetáculo como uma poderosa ferramenta de conscientização devido ao uso excessivo de eletrônicos, que se tornou uma realidade cotidiana, especialmente entre as crianças. “Não que as tecnologias não sejam algo bom, mas que a gente possa equilibrar essa utilização das telinhas, da televisão, do celular, do tablet.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A gente fala isso muito no espetáculo, incentivando a leitura. Através da leitura, a gente consegue viajar no mundo das diferenças, da diversidade, trazendo uma riqueza de culturas, de povos, de comportamentos, uma riqueza social, que a gente tenta mostrar”, destaca Manu Santiago ao O POVO. Na peça, as artistas utilizam técnicas de contação de histórias e música ao vivo.
O objetivo, diz Santiago, é colocar o público, incluindo pais e filhos, numa aventura mágica pela leitura, em um exercício do respeito à diversidade. “Tentamos incentivar não só as crianças, mas, principalmente, os responsáveis, os pais e as mães, os vovôs e as vovós, trazendo essa importância de se ler para uma criança nesse momento da vida dela”, afirma.
A artista reforça, também, que trazer esse espetáculo para o Cariri enriquece a cena infantojuvenil na região. “A gente sabe o quanto é importante valorizar os festivais, principalmente os do Nordeste. Sei que no Cariri tem esse polo cultural efervescente, esse polo cultural diverso, potente. E que bom que está misturando com outros estados e a gente está trazendo um pouquinho da Bahia aqui para o Cariri”, acrescenta a artista.
O coletivo baiano terá uma segunda apresentação durante a Mostra Sesc Cariri de Culturas 2024. O “Histórias Do Mundão” será encenado novamente nesta sexta-feira, 23, às 10h, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, em Crato. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todos os públicos. (Rogério Brito, Especial para O POVO)
Cobertura Especial
Durante todos os dias da Mostra Sesc Cariri de Culturas, a Rádio O POVO CBN Cariri (93,5 FM) está com um estúdio na praça La Favorita, em Juazeiro do Norte, trazendo flashes ao vivo com os melhores momentos do evento. A cobertura completa da programação também poderá ser conferida no site do O POVO. Acompanhe também no Instagram @opovoonline e @opovocbncariri.
Serviço
Mostra Sesc Cariri de Culturas
Quando: de 22 a 25 de agosto de 2024
Programação completa: www.mostrasescdeculturas.com.br/programacao
