Fecormecio

Jangadas viram telas artísticas e colorem a orla de Fortaleza em exposição gratuita

Evento Aquavelas ocorre neste domingo, 23, com 60 jangadas ganhando o mar e representando a rica cultura dos jangadeiros cearenses

O Aquavelas, o maior desfile de jangadas com velas pintadas, acontece neste domingo (23). Este ano, as telas expostas contam com a produção de 14 artistas plásticos cearenses. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, e integra a programação do Povos do Mar, que acontece de 21 a 25 de junho. A exposição das jangadas ocorre a partir das 8h, saindo da Enseada do Mucuripe, próximo ao Mercado dos Peixes.

Nesta edição do Aquavelas, 60 jangadas com velas pintadas estarão levando arte para o mar fortalezense. Quem explica é a diretora de programação social do Sesc Ceará, Sabrina Veras. “Tivemos a ideia de levar para o mar não só as velas pintadas neste ano, mas também as artes das edições anteriores”, explica. “Será um espetáculo para todos que estiverem no Mucuripe, pela orla de Fortaleza e também no ponto de chegada, na Barra do Ceará”, aponta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o consultor de programação social do Sesc, Paulo Leitão, a vivência do jangadeiro é repleta de cultura e arte. Assim, a iniciativa seria uma oportunidade de retratar, artisticamente, essa herança. "O Aquavelas é uma exposição que trabalha identidades visuais e reforça a existência dessas comunidades, que muitas vezes são invisibilizadas”, defende.

Artista visual participante de todas as edições do Aquavelas, Andréa Dall’Olio decidiu inovar este ano. Com o objetivo de referenciar a pesca e as algas do mar, a artista escolheu utilizar tecido e uma rede de pesca no processo, ao invés de tinta. Segundo Andréa, a iniciativa de uma exposição itinerante é inesperada e desperta o olhar do público. “É uma arte em movimento, que se desloca, então causa surpresa e desperta o olhar do outro”, comenta. A convite do Sesc Ceará, Andréa está escrevendo um livro sobre o Aquavelas, catalogando e traduzindo as produções criativas de todos os artistas que participaram das cinco edições e seus processos criativos.

Confira os artistas que participam do Aquavelas 2024:

Zé Tarcísio
Hélio Rola
Totonho Laprovitera
Mano Alencar
Edmar Gonçalves
Júlio Silveira
Lana Guerra
Andréa Dall’Olio
Vando Farias
Ana Débora Pessoa
Almeida Luz
Gerson Ipirajá
Luiz Freire
Zakira

SERVIÇO
Exposição flutuante Aquavelas
Data: 23 de junho (domingo)
Horário: a partir das 8h
Local de largada: Enseada do Mucuripe (próximo ao mercado dos peixes)
Local de chegada: Mercado dos Peixes do Vila do Mar (próximo a praia das goiabeiras)

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Fecormecio
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Aquavelas evento gratuito Fecomercio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar