PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL fecomercio

Entenda o funcionamento e o papel da Fecomércio/CE

Instituição fundada há mais de 70 anos e mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, a Federação do Comércio administra o Sesc, o Senac e o IPDC, integrando o Sistema Fecomércio

25/02/2019 10:42:24
O Festival Fartura foi uma das atuações do Sistema Fecomércio em 2018. (Foto: Divulgação)
O Festival Fartura foi uma das atuações do Sistema Fecomércio em 2018. (Foto: Divulgação)

Responsável pelas ações de fortalecimento e defesa do comércio a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio/CE), que celebrou 70 anos em 2018, é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e tem como base, no Ceará, 33 sindicatos filiados. Instituições privadas, o Serviço Social do Comércio (Sesc/CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) compõem o Sistema Fecomércio.

Integradas, cada instituição tem seu papel e suas missões. Desempenham ações complementares que promovem qualidade de vida, educação profissional, apoio na gestão com a oferta de consultorias e produtos e serviços. Assim, com a Fecomércio/CE, o segmento do comércio garante maior fortalecimento, representatividade e defesa. Cumprindo sua missão de transformar vidas e promover a manutenção da democracia política e econômica, o Sistema Fecomércio atua em todo o Brasil. No Ceará, todos os 184 municípios do Estado são atendidos pelas instituições, seja em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada.

As verbas destinadas ao Sistema vêm de empresários do segmento, por meio de recolhimento mensal. Portanto, não há repasse de recurso público ou mesmo de origem do trabalhador do comércio. De acordo com os decretos-lei 9.853/1946 e 8.621/1946, referentes ao Sesc e ao Senac, respectivamente, as empresas recolhem mensalmente um valor proporcional à sua folha de pagamento para financiar as instituições do Sistema Fecomércio/CE. As empresas repassam o percentual de 1,5% ao Sesc e de 1% ao Senac. A execução da verba é fiscalizada por auditorias internas e externas e as instituições disponibilizam, por meio de portais da transparência, informações sobre sua gestão orçamentária, financeira e finalística.

Onde atuam a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC

No total, 53 espaços físicos são destinados à oferta de produtos e serviços dessas instituições e à realização de atividades para os trabalhadores do comércio, seus familiares, empresários e sociedade em geral. Entre eles, estão a Sede Administrativa do Sistema Fecomércio, unidades e escolas do Sesc, Centros de Educação Profissional do Senac, pontos de atendimento da Fecomércio, além de centros educacionais Sesc Ler, restaurantes, unidades móveis, carretas-escola, teatros, bibliotecas e unidade hoteleira.

Conheça melhor cada um dos braços do Sistema Fecomércio

Sesc/CE

O Serviço Social do Comércio oferta ações de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e promoção social. Atua para o bem-estar dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, dos empresários e seus dependentes. A instituição também estende seus serviços para a população em geral.

Senac/CE

Maior escola de educação profissional do Brasil, o Senac prepara para o mercado de trabalho nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo. A instituição conta com mais de 800 cursos em seu portfólio, nas diversas áreas de formação, tais como aprendizagem, qualificação, aperfeiçoamento, técnicos, graduações e pós-graduações. Oferece, ainda, soluções empresariais com consultorias e cursos in company.

IPDC/CE

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará é a instituição responsável pela elaboração de estudos e pesquisas, sobretudo de viés econômico, fornecendo dados referentes ao comportamento do consumidor. O IPDC leva informações práticas e dados estatísticos confiáveis que auxiliam as ações de planejamento e desenvolvimento das empresas do comércio.