PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL

Faculdade na Região Sul da Capital oferta curso de Direito com reconhecimento do Enade

Exame realizado pelo MEC avalia qualidade dos cursos de Ensino Superior no Brasil. Conceitos quatro e cinco são resultados satisfatórios, e indicam que a graduação é referência para outras faculdades

18/03/2019 18:59:59
Faece e Fafor, instituição universitária localizada no bairro Luciano Cavalcante, alcançou conceito 4 no Enade
Faece e Fafor, instituição universitária localizada no bairro Luciano Cavalcante, alcançou conceito 4 no Enade

Estudar em uma Instituição de Ensino Superior (IES) que apresenta resultados satisfatórios em termos educacionais pode ser ponto decisivo para uma posterior inserção profissional no mercado de trabalho. No bairro Luciano Cavalcante, estudantes de Direito da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (Faece) e Faculdade de Fortaleza (Fafor) contam com, além de ampla estrutura física, qualidade acadêmica comprovada pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2012, o curso de Direito da IES alcançou conceito quatro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), tornando-se, portanto, referência de qualidade para os cursos de outras IES.

De acordo com o MEC, o objetivo do Enade é avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação no Brasil, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para alunos selecionados, e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004, e a periodicidade máxima da avaliação é a cada três anos para cada área do conhecimento. Os resultados podem variar de um a cinco, sendo os dois últimos conceitos indicadores de qualidade acima da média.

Segundo a docente e juíza de Direito Maria Marleide Maciel Mendes, há mais de 15 anos professora universitária da Faece, o resultado positivo apresentado pelo curso é reflexo do bom quadro de professores que a IES possui, todos com títulos de mestre, doutor ou especialista. Mas o êxito não se explica apenas por conta desse dado objetivo, avalia a docente. “Além dos títulos, há dedicação, compromisso, empenho e amor para transmitir o conhecimento, nós, da Faece e Fafor, não somente ensinamos, mas, sobretudo, formamos os alunos, a fim de direcionar o ensinamento para serem pensadores, permitindo que eles modelem sua percepção do mundo ao redor de si”, observa. “Diante do comprometimento de todos os colaboradores, os resultados são notáveis. E não fica só no Enade, aprovamos na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] alunos a partir do 8º semestre, em uma média nacional bem satisfatória.”

Outro ponto que pode ajudar a explicar os bons resultados encontra-se na prática profissional oferecida pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) Faece e Fafor, onde funciona o 11º Juizado Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), com a presença de um Juiz Estadual, além de uma Defensora Pública, a partir de convênio de cooperação técnica firmado com o TJCE e com a Defensoria Pública Geral do Estado. Assim os alunos vivenciam o cotidiano profissional e colaboram socialmente ao oferecer atendimento jurídico gratuito a populações em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. O professor Carlos Levi Costa Pessoa, mestre em Direito Constitucional e defensor público do Estado, defende a importância acadêmica do NPJ. “No exercício de professor do NPJ da Faece e Fafor, tenho testemunhado o efeito pedagógico que a prática jurídica ocasiona nos alunos de graduação, tornando-se instrumento indispensável na formação dos futuros profissionais imbuídos do dever de promover o acesso à justiça à população cearense”, aponta.

Grupo educacional Objetivo - Universidade Paulista (Unip)

As instituições Faece e Fafor integram o Grupo Objetivo, de São Paulo, um dos mais tradicionais do País, existente desde 1972. A rede abriga a Universidade Paulista (Unip), fundada em 1988, que conta com um universo de 220 mil alunos matriculados em 27 campi e 65 unidades, espalhadas por 21 estados do Brasil. A Unip EAD [Educação a Distância], por sua vez, possui mais de 600 polos EAD para oferta de cursos de graduação e pós-graduação, beneficiando alunos em todos os estados brasileiros.

SERVIÇO

FAECE e FAFOR - Fortaleza

Onde: Rua Caetano Ximenes Aragão, 110 - Engenheiro Luciano Cavalcante

Mais informações: (85) 4009-3400 | www.fafor.edu.br | www.faece.edu.br