fabricadeprogramadores

Juventude Digital: projeto gratuito capacita jovens para a área de tecnologia

Mercado de TI cresce e demanda por mão de obra qualificada é cada vez maior; programa da Prefeitura de Fortaleza já beneficiou 2 mil alunos

A pandemia transformou o mercado de trabalho brasileiro para sempre. Enquanto 47,5% dos desempregados em Fortaleza são jovens até 29 anos, existe uma realidade oposta que demonstra que, nos próximos três anos, vão sobrar mais de 500 mil vagas no mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Quem ressalta esses dados é Ianna Brandão, coordenadora do projeto Juventude Digital, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que busca capacitar jovens no ramo da tecnologia e mudar o cenário de desemprego na Capital.

O programa tem como missão servir de ponte entre esse enorme volume de pessoas com potencial que precisam de oportunidades e essa grande demanda do mercado. Com foco na juventude periférica, o Juventude Digital foi lançado em outubro do ano passado e já alcançou 2 mil alunos de 20 escolas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ianna explica que a demanda de profissionais nessa área é crescente, já que, de uma forma geral, os serviços estão muito envolvidos pela tecnologia e essa é uma tendência de crescimento de várias empresas. “A gente, enquanto cidade, precisa conseguir gerar oportunidade para os jovens, reduzir as taxas de desemprego e posicionar Fortaleza como uma cidade de economia digital”, destaca.

O projeto trabalha em três vertentes: no Ensino Fundamental, levando a lógica de programação no contraturno das escolas; no Ensino Médio, com cursos de programação e design e foco na empregabilidade, e no mercado de jogos. Além de formação técnica, o Juventude Digital oferece desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação e trabalho em equipe, e promoção de networking, com visitas a empresas e eventos, para que os alunos estabeleçam conexões e conheçam, pessoalmente, a área.

A importância do projeto é tamanha que a iniciativa foi transformada em política pública permanente de Fortaleza. Ao permitir que o participante encontre um caminho profissional, a coordenadora relata que o projeto impacta diretamente na renda familiar e, a longo prazo, no desenvolvimento da cidade e de uma juventude consciente e engajada. “Se esse jovem está desempregado, estamos perdendo potencial”, indica.

Interessados na capacitação podem ficar atentos às redes sociais do Juventude Digital, onde sempre são compartilhadas diversas oportunidades de formação (no Instagram, @jdfortaleza_).

Do estudo em casa ao mercado de trabalho

Jennifer Dávalos, 20, foi uma das beneficiadas pelo Juventude Digital. A jovem conheceu o projeto pelo Instagram e, já interessada pela área de tecnologia, resolveu ingressar na formação. A capacitação ocorreu entre setembro do ano passado e março deste ano e, atualmente, Jennifer trabalha como analista de soluções customizadas na Capgemini, uma multinacional francesa que fornece serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing.

Dávalos conta que, com vontade de trabalhar na área, começou a pesquisar e estudar por conta própria. Foi ao sentir necessidade de um conhecimento mais aprofundado que ela conheceu o Juventude Digital. De acordo com a analista, a metodologia do curso, que envolve o aprendizado teórico e prático, a ajudou a conquistar a atual vaga no mercado.

“Se eu continuasse estudando sozinha, não sei se estaria onde estou. Não pela falta de esforço, mas porque precisamos de um profissional para nos guiar em algo novo. Recomendo o projeto porque é uma maneira de ter o primeiro contato com a programação e o design. Quando não temos certeza se queremos seguir na área, precisamos testar, e o projeto me forneceu a oportunidade de reconhecer que essa área é para mim”, aponta.

SERVIÇO

Juventude Digital

Onde: Rua dos Pacajus, 33 - Praia de Iracema

Instagram: @jdfortaleza_

Fábrica de Programadores

Como parte do projeto Fábrica de Programadores, O POVO Tecnologia realiza nos dias 1, 8, 9 e 15 de junho uma série de lives, sempre às 18h30min, com apresentação do jornalista Hamilton Nogueira. Acompanhe no canal do YouTube do O POVO.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
fabricadeprogramadores
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

o povo tecnologia fabroca de programadores juventude digital

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar