fabricadeprogramadores

Soft skills: saiba como desenvolver as habilidades valorizadas no mercado

Transformação digital catalisada pela pandemia fez empresas colocarem o foco em competências interpessoais

Apesar da transformação digital ser um processo desenvolvido há muitos anos por instituições globais, a crise da Covid-19 causou uma antecipação de 10 anos em relação às adequações que as empresas tiveram que realizar neste momento. É o que acredita o CEO da Moldsoft Tecnologia, Rafael Magalhães. Assim, novas habilidades precisaram ser valorizadas pelas empresas, a fim de darem conta das demandas atuais. Essas competências são as soft skills, habilidades comportamentais e emocionais.

Neste período de pandemia, algumas empresas sem tantos recursos tecnológicos sofreram, parando a operação durante um bom tempo para conseguirem se ajustar à nova cultura. Outras, infelizmente, vieram a fechar. Em contrapartida, empresas que eram um pouco mais antenadas e tinham uma cultura online conseguiram passar por esse cenário de modo positivo. A pandemia serviu para que muitos empreendimentos evoluíssem, por necessidade, na área tecnológica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nessa realidade mais dinâmica, as soft skills se tornaram fundamentais. Competências como comunicação, trabalho em equipe, organização, resiliência, flexibilidade, pensamento criativo, liderança, trabalho sob pressão e ética se tornaram mais valorizadas em um cenário de desafios diários e concorrência acirrada.

“As empresas, a cada dia que passa, estão buscando mais pessoas que se comuniquem bem. Quem se comunica bem é compreendido e consegue com mais facilidades seus objetivos. É necessário saber ouvir, ter empatia e boas conexões com os colegas de setor. Saber conviver em momentos de crise e ter a capacidade de conseguir resolver problemas”, destaca Rafael.

Segundo Gabriel Paillard, a capacitação das soft skills já são uma preocupação em projetos de formação de jovens no setor de tecnologia. O professor do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC) alerta que ter o conhecimento técnico não é mais o suficiente.

“Você precisa, de fato, ter esse aspecto mais emocional trabalhado para assegurar um maior desempenho dentro de uma empresa. Tem que se antecipar a problemas, ter uma visão holística da empresa e demonstrar inteligência emocional”, indica Gabriel.

Dicas para trabalhar as soft skills

-Seja um bom ouvinte. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, mais fácil fica de apresentar uma solução e seu ponto de vista.

-Procurar cursos de oratória.

-Para ser um bom líder, é preciso trabalhar bem com a equipe, demonstrar conhecimento, autoridade e, acima de tudo, escutar o time e saber falar na hora correta.

-Ao se deparar com um problema a ser resolvido, pense menos no problema e mais na solução. Converse com outras pessoas para evitar um bloqueio mental.

-Nada é tão perfeito que não possa ser melhorado. Por isso, sempre mantenha a criatividade ativada.

SERVIÇO

Fábrica de Programadores

Como parte do projeto Fábrica de Programadores, O POVO Tecnologia realizou nos dias 4, 5, 6 de maio uma série de lives, sempre às 17h30min, com apresentação do jornalista Hamilton Nogueira. Hoje, 11 de maio vai ao ar mais uma live. Acompanhe no canal do YouTube do O POVO.

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
fabricadeprogramadores
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

soft skills fábrica de programadores o povo tecnologia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar