E-Talks

No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino: as estratégias de reinvenção para retomada

Debate E-talks Mulheres de Negócios reúne empreendedoras que inovaram durante a pandemia e viram seus negócios vencerem desafios

O empreendedorismo feminino vem crescendo. O Ceará é o segundo estado do Nordeste com maior concentração de mulheres empreendedoras chegando a quase 400 mil mulheres empreendedoras, muitas delas buscam no empreendedorismo uma independência financeira. Quem faz a análise é Alice Mesquita, analista do Sebrae-CE e uma das participantes do debate E-Talks Mulheres de Negócios, edição especial do Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A conversa, conduzida pela jornalista Lêda Maria, teve ainda a presença das empreendedoras Zélia Costa, sócia do delivery de comidas típicas Mar Bonita, Mirlene Monteiro, proprietária da loja online Mirlene Gourmet e a nutricionista Amanda Carrilo, proprietária da Essense Consultoria em nutrição.

A mesa redonda sobre os caminhos e a força do empreendedorismo feminino na retomada da economia, revela “a capacidade das mulheres de se adaptarem às mudanças, o quanto a mulher esgota todas as possibilidades e alternativas antes de pensar em desistir”, analisa Zélia. “Se os recursos antes da pandemia já eram limitados, depois ficou mais reduzido. Mas a mulher está sempre em constante melhoria. Mostramos que conseguimos unir vários setores, sem esquecer da família, de Deus, parece que a gente se multiplica em cinco, seis pessoas”, compartilha.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Um ponto que me chamou a atenção nas três empresárias foi o nível de planejamento, organização e a forma como cuidam da gestão e das finanças. Esses pontos são fundamentais para o sucesso dos negócios”, avalia Alice.

Mirlene fala dos desafios, do suporte que recebeu do marido e comemora. “Hoje eu admiro a mulher que me tornei como profissional levando pra dentro da casa do meu cliente o bom gosto, feito com qualidade e as tendências da confeitaria”. E convida à narrativa das convidadas: “A Amanda fala do cuidado da alimentação o que é grandioso pois temos que ter manual de boas práticas e vigilância sanitária. A Zélia nos remete uma comida de mãe de forma inovadora. É uma conversa muito dinâmica que nos fortalecer como mulher”.

O debate vai ao ar hoje, 19, às 17h30. Inscreva-se grátis.

Saiba Mais

Para impulsionar o empreendedorismo feminino é preciso cada vez mais qualificação. “Ainda na fase de planejamento do negócio é importante ficar claro para o empreendedor quais os recursos necessários para iniciar o negócio, isso inclui equipamentos, mão-de-obra e também o capital. Essas informações são necessárias inclusive para negociar com o agente financeiro caso o empreendedor precise de financiamento”, explica Alice Mesquita.

O Sebrae pode ajudar essas empreendedoras a iniciarem com um menor grau de risco, orientando como fazer o planejamento, como calcular o capital necessário para iniciar, como definir metas, dentre outros, segundo Alice.

Essa orientação pode ser feita através de consultoria ou através de nossos cursos que estão disponíveis de forma gratuita no www.ce.sebrae.com.br, ou através do Whatsapp 08005700800.

 

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
E-Talks
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

etalks empreendedorismo feminino

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar