"Conseguimos ser inclusivos para todas as crianças"
Diretora da Creche Escola Espaço Inteligente, Vanessa Almada Queirós, apresenta a metodologia das Inteligências Múltiplas que potencializa não só o desenvolvimento cognitivo, mas também o emocional e o social das crianças
A educação na primeira infância é a base para todo o desenvolvimento cognitivo dos anos seguintes da criança até a vida adulta. Como a metodologia das Inteligências Múltiplas contribui para a construção dessa base?
Vanessa Almada Queirós - A primeira infância é a época mais importante para a formação humana, porque é nela onde ocorrem novas conexões cerebrais a partir de vivências concretas que a criança é oportunizada. Trabalhar as Inteligências Múltiplas é uma maneira de possibilitar o olhar sensível e individual e traçar estratégias que estimulem a zona de desenvolvimento potencial que cada criança tem. Essas ações acontecem de acordo com as especificidades de cada idade e com a referência dos marcos do desenvolvimento infantil e as orientações da BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Assim, conseguimos ser inclusivos para todas as crianças, uma vez que entendemos as diferentes formas que elas aprendem, então potencializamos não só o desenvolvimento cognitivo, mas também o emocional e o social.
Quais são as Inteligências Múltiplas?
Vanessa - Nossa referência é a teoria de Howard Gardner, e seus estudos concluíram que a inteligência do ser humano é um jogo de encaixe com oito partes que se interligam de forma harmoniosa. Essas partes são denominadas de inteligências que são: Linguística, Lógico Matemática, Cinestésico Corporal, Naturalista, Musical, Espacial, Emocional (Interpessoal e Intrapessoal).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Creche Escola Espaço Inteligente é pioneira na adoção das Inteligências Múltiplas. Como é a aplicação da teoria na rotina dos alunos?
Vanessa - Somos pioneiros nessa proposta no Norte e Nordeste. Nossas crianças são estimuladas diariamente com ações concretas para todos os aspectos observados em cada inteligência. Propomos ações significativas e contextualizadas a fim de que nossas crianças sejam desafiadas de maneira lúdica e prazerosa.
A aplicação prática da metodologia das Inteligências Múltiplas pressupõe a participação de uma equipe multidisciplinar?
Vanessa - Entendemos e respeitamos a infância e, para isso, temos uma equipe focada no desenvolvimento infantil. Junto com a coordenação pedagógica, que é dividida por nível, temos fonoaudiólogas, nutricionistas e psicólogas atuantes na rotina das nossas crianças.
Este ano, o Espaço Inteligente chega à maturidade, com 18 anos de existência, e deve ter resultados práticos de alunos que já estão na fase adulta. Como estão hoje essas pessoas?
Vanessa - Ver as crianças que estudaram no Espaço Inteligente e que hoje são jovens que estão no Fundamental, Médio e Superior, seguindo seus sonhos com entusiasmo e se destacando com segurança. Tenho a certeza que plantamos neles a semente do amor, do respeito e da solidariedade. Isso é resultado da parceria que estabelecemos com as famílias e juntos proporcionamos uma experiência incrível para cada criança.
A sociedade parece criar estereótipos de carreiras ideais para o sucesso. Como a metodologia das Inteligências Múltiplas pode ajudar os jovens na escolha do curso superior?
Vanessa - Desde que nossas crianças entram na nossa Escola, desenvolvemos ações para estimular a Inteligência Emocional, respeitando a idade de cada uma delas. Oferecer repertório e espaço de escuta provocam nossas crianças a se conhecerem e entender seus limites, promovendo o desenvolvimento cognitivo e encorajando-as a se lançarem aos desafios diários. Preparamos nossos alunos para o que desejarem ser. A base que estimulamos na infância reverbera em sustentação emocional e cognitiva para o enfrentamento de decisões que exigem maturidade e reflexão.
O Espaço Literário é um dos eventos mais importantes para o Espaço Inteligente. Qual a relevância do tema dentro do desenvolvimento das Inteligências Múltiplas?
Vanessa - O Espaço Literário é um grande projeto dentre outros que temos durante o ano letivo, que busca desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e cooperativas, além de incentivar e estimular o hábito da leitura. Atualmente, a tecnologia está fortemente na rotina de todos nós, com fácil e rápido acesso às informações, promover a leitura de livros, assistir a peças de teatro e transformar o material reciclado em algo novo é enriquecedor para as relações e para o desenvolvimento da criatividade. Como disse Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros” e pautado nesse pensamento nos inquietamos em formar sujeitos leitores e potencialmente futuros escritores. Para nós, trazer a família para dentro da Escola e ter uma participação ativa no desenvolvimento das nossas crianças é um dos nossos pilares.