Energia Limpa

Com instalação de hub de hidrogênio verde, Ceará abre vantagem competitiva no setor de energias renováveis

O impacto socioeconômico da chegada do hub será assunto de lives realizadas por O POVO nos dias 25 e 26 de março

Uma das principais formas de energia renovável, a produção de hidrogênio deve transformar a vida de milhares de cearenses nos próximos anos. Essa é a expectativa do Governo do Estado, que lançou, no mês de fevereiro, o projeto de instalação de um hub de hidrogênio verde, combustível obtido por meio do processo de eletrólise sem a emissão de gases que poluem a atmosfera. O principal objetivo do hub é fortalecer a economia e o desenvolvimento social do Estado, que já é um grande exportador de energia para outros países.

Para alavancar o debate sobre o assunto na sociedade, O POVO realiza, nos dias 25 e 26 de março, a partir das 18 horas, lives com especialistas que integram o grupo de trabalho responsável por planejar a viabilidade do hub. A transmissão gratuita ocorrerá nas redes sociais do O POVO Online e é destinada a todos os interessados em compreender as principais vantagens sociais e econômicas do hub, cuja usina será construída no Complexo do Pecém e deve gerar mais de quatro mil empregos diretos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na live do dia 25 sobre o tema, participam Bernardo Viana, advogado especialista na área de direito regulatório e ambiental com foco em energias renováveis, e Fernando Ribeiro, diretor presidente do Parque Tecnológico da UFC.

Já no dia 26, O POVO recebe para o debate virtual Constantino Frate, consultor de Energias Renováveis da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet/CE), e Sérgio Araújo, coordenador de Atração de Empreendimentos Industriais Estruturantes na Secretaria Executiva da Indústria. Na live que encerra o projeto “Energia Limpa - O Ceará na vanguarda da geração de energias renováveis”, os palestrantes comentarão sobre o impacto socioeconômico do hidrogênio verde no Ceará.

Hidrogênio verde como potência cearense

O ecossistema de negócios, que ainda se encontra em fase de planejamento, terá investimento inicial de US$ 5,4 bilhões, através de uma parceria com a empresa australiana Energyx Energy. De acordo com Constantino Frate, após a conclusão dos estudos de viabilidade da instalação, a previsão é que o projeto se torne realidade em até quatro anos, dando início a uma produção anual de 600 milhões de quilos de hidrogênio.

“Como o Porto do Pecém já possui uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) implantada e tem uma forte parceria com o Porto de Roterdã, que pretende ser o maior ponto de recebimento de hidrogênio da Europa, o nosso hidrogênio terá um diferencial competitivo imenso”, explica o consultor. Segundo Braga, a linha geral de governança do porto também confere credibilidade aos investimentos aportados no local, o que, junto à tecnologia, deve “transformar a economia do Ceará”.

Mas a instalação do hub não será baseada apenas em tecnologia industrial, garante Sérgio Araújo. O Governo também pretende investir na implantação de políticas que garantam o desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes nos municípios. “Nosso principal interesse é o de promover a consolidação da cadeia produtiva para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, com produção e exportação de equipamentos utilizados no setor, mas também a implantação de políticas públicas”, ressalta.

Serviço

Projeto "Energia Limpa - O Ceará na vanguarda da geração de energias renováveis"

Live “Hidrogênio verde: características, benefícios e projetos bem sucedidos no mundo”, com Bernardo Viana e Fernando Ribeiro

Quando: 25/3, às 18 horas (ao vivo)

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Energia Limpa
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

energias renováveis hidrogênio verde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar