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5x mais: fidelizar cliente é mais barato do que conquistar um novo

Ebook gratuito ensina a como aprimorar técnicas de fidelização para os pequenos negócios

Você sabia que um cliente fiel custa menos do que fazer um novo? É o que defende Philip Kotler, um dos maiores especialista de marketing do mundo. De acordo com ele, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter aquele que já está com você. Diante dos números, apostar em estratégias de fidelização é também questão de economia.

A conquista de um novo cliente é sempre muito comemorada. Essencial para o crescimento do negócio, ampliar a base é importante sim, mas custa caro. Além disso, um potencial novo cliente demora pra trazer o retorno esperado, afinal, é novo, né? Quem garante que ele vai comprar? Quem garante que ele vai gostar do seu produto ou serviço - e assim consumir novamente? Quem garante que vai voltar? Além disso, a receita trazida pelos clientes fiéis chega a corresponder a 80% do faturamento de uma empresa. Diante deste cenário, como estão suas estratégias de fidelização?

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Em um universo cheio de outras empresas que oferecem o seu mesmo produto ou serviço, acaba sendo muito difícil se destacar só pelo que você vende. Uma das melhores maneiras de se aproximar e fidelizar esse cliente é promovendo o sucesso deste, ou seja, seu principal objetivo é fazer com que ele atinja suas próprias metas, facilitando e oferecendo recursos para esta conquista. Pra isso, a cultura do encantamento precisa estar presente em todos os setores da sua empresa. Independente do porte. E o atendimento é essencial.

Um dos requisitos mais importantes para quem consome, o atendimento configura no topo da lista na hora de escolher onde se vai comprar. Para 53% dos consumidores, atendimento é o maior responsável pela fidelização, é o que mostra um estudo da Hibou sobre brasileiros e suas percepções sobre o atendimento prestado por empresas. O estudo sinaliza ainda que 6 em cada 10 respondentes da pesquisa, apontam despreparo das empresas em relação ao atendimento. Assim, estar de olho nessa parte do negócio é primordial.

Mas por que um cliente fiel é importante?
Um público fidelizado tende a indicar, positivamente, os serviços ou produtos desse empreendimento a outras pessoas, favorecendo o aumento de consumidores e a boa reputação da empresa. “Fidelizar um cliente é encantá-lo, oferecendo uma experiência que vai superar as expectativas dele e fazer com que ele retorne mais vezes”, é o que destaca a analista do escritório Regional Metropolitano de Fortaleza do Sebrae/CE, Evelynne Tabosa, no ebook “Comprou, mas não vá embora: passo a passo para fidelizar seu cliente”.

Com tantas opções no mercado, ser bem recebido em um negócio é o que todo cliente espera. Por isso, o segredo da conquista é enriquecer a experiência e proporcionar, justamente, o que ele não espera. Alguns exemplos de como marcar positivamente o consumidor são:
- Um cartão de agradecimento escrito à mão
- Brindes
- Entrega antecipada
- Não deixar o cliente esperando
- Evitar respostas automáticas improdutivas nos canais de atendimento
- Promover qualificação para garantir uma equipe de profissionais com boas habilidades pessoais e capacidade de resolução de conflitos

Programas de fidelização
Que tal pensar em programas de fidelização? De acordo com a terceira edição do Panorama da Fidelização no Brasil, 80% dos consumidores priorizam empresas com programas de fidelidade; receber benefícios por compras que já fariam de qualquer forma é o principal motivo pelo qual os brasileiros participam dos programas, a estratégia tem se tornado essencial para aproximar clientes e marcas.

Ebook gratuito
A cada dia que passa, o mercado se torna mais competitivo. O ambiente de negócios já ultrapassou a barreira física e se expande exponencialmente no online. Nesse cenário, a fidelização de clientes é uma das estratégias que pode fazer toda a diferença na sobrevivência de uma empresa. Por isso, o Movimento Empreender trouxe este importante tema em um e-book completinho e gratuito, no qual você vai pescar tudo o que você precisa saber para fidelizar o público na prática e alavancar seu negócio. O ebook “Comprou, mas não vá embora: passo a passo para fidelizar seu cliente”, traz dicas imperdíveis para você começar a aplicar hoje! Clica aqui e baixe agora.

 

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