Empreender

De olho em 2024: tendências para micro e pequenos negócios

O conjunto de princípios que formam o ESG vem com força total em 2024, em todos os segmentos: comércio, serviços, turismo, indústria. Saiba como implementar no seu negócio

Ter o próprio negócio voltou a ser o segundo maior sonho do brasileiro. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 60% dos entrevistados citaram ter uma empresa como um de seus maiores desejos. Para quem pretende tirar sua ideia de negócio do papel em 2024, é bom já está de olho no que será tendência para o próximo ano.

Silvio Moreira, articulador da Unidade de Competitividade do Sebrae Ceará lista algumas tendências que irão impactar os pequenos negócios no próximo ano: “adoção de práticas com foco em ESG, ou seja, na sustentabilidade ambiental, social e da governança. Gestão por dados para orientar uma melhor tomada de decisão por parte do empreendedor. Inovação como fator de aumento da competitividade – energias renováveis, automação e digitalização da operação, marketing digital. Utilização de tecnologias como a inteligência artificial para melhorar os processos e produtos", enfatiza

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


ESG:
O conjunto de princípios que formam o ESG vai vir com força total em 2024, em todos os segmentos: comércio, serviços, turismo, indústria. Por isso, mais do que nunca, quem pretende entrar para o universo do empreendedorismo precisa observar essas práticas.


“Inclusão, diversidade, empoderamento feminino, preservação do meio-ambiente, práticas que garantam a ética, a transparência da empresa perante o mercado, tudo isso formam o conjunto de boas práticas em ESG, que as pequenas empresas precisam estar cada vez mais atentas”, é o que reforça Silvio, principalmente para quem acha que ESG é terreno por onde só as grandes empresas caminham.


Para além do mercado, os clientes também estão de olho nas práticas adotadas pelas empresas das quais consomem. “Hoje, o próprio cliente, a partir de uma identificação com o propósito e os objetivos daquela empresa, tem feito sua decisão de compra muito em função disso”, ressalta o articulador.


Gestão por dados:
Outra tendência que veio pra ficar é a gestão por dados, ou seja, a tomada de decisão através da análise dos dados disponíveis: dados dos clientes, dados do mercado, de fornecedores, de tendências, tudo isso pode trazer insights importantes sobre o seu negócio, mas nem todo mundo sabe se utilizar da metodologia que hoje domina a tomada de decisões nas grandes empresas.


Silvio alerta sobre a importância da estratégia para os micro e pequenos negócios: “os empresários precisam analisar dados e informações que eles têm pra tomar decisões mais assertivas. Decisões na área financeira, decisões de contratação, decisões na hora de determinar uma política e uma estratégia de vendas, decisões na hora de comprar produtos ou contratar serviços, na hora de fazer parcerias, então tudo isso daí é a gestão por dados”.


Inovação:
Criar um ambiente inovador é primordial. E engana-se quem acha que inovação tenha a ver necessariamente com tecnologia. Promover melhorias para o seu negócio é inovar. Para isso estimular colaboradores e clientes a gerar ideias já é um bom começo.

Silvio ressalta ainda que a crítica de um cliente é uma espécie de consultoria gratuita para um pequeno negócio: “ela [a empresa] precisa absorver, refletir e tentar melhorar a partir do entendimento dessas críticas e aí é onde vem a inovação”. Mas ele ressalta porém que inovação caminha junto com lucro: “inovação tem a ver com nota fiscal. Inovação sem gerar receita, sem impactar no faturamento não é inovação, é só criatividade”. Além destes quesitos, energias renováveis, automação de processos e o marketing digital também precisam estar na lista de inovações para 2024.

IA
A última - mas não menos importante - tendência é algo ainda desafiador: o uso da Inteligência Artificial para os micro e pequenos negócios. IA é uma ótima ferramenta que irá te ajudar a fazer tarefas rotineiras e operacionais de maneira mais rápida para gerar competitividade, produtividade, para melhorar produto, serviço e até a interatividade com o cliente.

 

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Empreender
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar