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"Manda um zap": como impulsionar suas vendas via aplicativo

Utilizado por mais de 80% dos pequenos negócios que vendem online, o WhatsApp traz inúmeras possibilidades para impulsionar vendas e fidelizar clientes

Quem nunca comprou um tênis, uma blusa ou um vestido depois de ver aquele modelo ‘da hora’ circular no feed? Ou ainda desejou aquela sobremesa depois do almoço, ao se deparar com um quitute suculento na tela do celular? As redes sociais despertam desejos. Mas cabe ao bom relacionamento da empresa com seu potencial cliente, a finalização desta compra.

Tirar dúvidas, responder aos questionamentos, tudo isso faz parte da vida do empreendedor, que hoje em dia conta com diversas facilidades para ajudar nesta árdua tarefa. E uma das ferramentas que se tornou essencial para vendas é o WhatsApp, utilizado por mais de 80% dos pequenos negócios que vendem online.

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“Ele permite uma comunicação direta e rápida com os clientes, facilitando o envio de informações, como detalhes do produto, preços e promoções, inclusive de forma recorrente, ou seja, com o cliente querendo receber as oportunidades. Além disso, o aplicativo ajuda a construir um relacionamento mais próximo e confiável com o consumidor, pois oferece um canal de comunicação mais pessoal e acessível”, é o que enfatiza o consultor, especialista em marketing digital, W Gabriel.

Mas o especialista alerta que é preciso fazer bom uso da ferramenta. Nada de deixar o cliente sem resposta e nem responder de má vontade ou de forma ríspida, pois assim “o que seria vantagem torna-se uma arma viral de destruição da imagem do negócio”. Usar o WhatsApp para vendas é vantajoso devido à sua ampla base de usuários, pois aumenta o alcance potencial do seu negócio: “mas se for mal utilizado ou usado de forma descontrolada, torna-se uma arma de implosão do negócio”, enfatiza.

Apesar de já estar disponível desde 2018, ainda tem que tenha dúvidas sobre manter o perfil do negócio pessoal ou se aposta no WhatsApp Business. Para W Gabriel, trata-se de uma decisão estratégica e inteligente para as empresas, que pode “decidir se quer continuar sendo amadora na condução dos negócios ou se deseja profissionalizar suas ações e comunicações”.

Outra vantagem é que a versão profissional disponibiliza uma série de recursos que te ajudarão a vender mais. W Gabriel elenca 5, que são bastante estratégicos:
• Catálogo de produtos, que permite aos clientes verem seu portfólio de produtos diretamente no app;


• Mensagens automatizadas, que oferece mensagens de saudação e respostas rápidas para perguntas frequentes - mas sempre usadas com cuidado, obviamente;


• Etiquetas para organização, para facilitar a gestão de conversas e a segmentação de clientes;


• Link direto, para você compartilhar seu número direto em outras plataformas;


• Estatísticas de mensagens, para lhe dar insights sobre a eficácia das suas comunicações.

 

5 dicas rápidas para você vender mais pela plataforma:

1 - Use imagens e vídeos para mostrar seus produtos de forma atrativa, porém muito cuidado com o peso desses arquivos, pois muitos não são sequer abertos pelo tamanho;

2 - Personalize o atendimento, pois o Whatsapp é antes de tudo uma ferramenta de relacionamento. Ou seja, trate cada cliente de forma única, oferecendo recomendações e atenção personalizadas, a partir do histórico que você analisou antes de cada conversa;

3 - Ofereça promoções e ofertas exclusivas para quem estiver no Whatsapp. Isso vai não apenas encorajar as vendas, oferecendo promoções exclusivas para os clientes do WhatsApp, mas também vai motivar que as pessoas sempre abram suas mensagens, por criarem a expectativa de novidades;

4 - Promova feedback e pós-venda, usando o app para solicitar isso aos cliente. Tal ação fortalece o relacionamento com o cliente.

5 - Não se esqueça das Redes Sociais integradas com o Whatsapp. Compartilhar seu link de WhatsApp e motivar os seguidores a conversar com você atrai ainda mais clientes, aumenta seu alcance e ainda conduz o algoritmo das redes sociais e lhe apresentar ainda mais.

 

No Webinar “Transforme Atendimento em Lucro”, você vai aprender a utilizar não só o WhatsApp, mas diversas outras ferramentas que são imprescindíveis para o bom relacionamento. Durante 2 dias de evento, especialistas no assunto estarão focados em uma única missão: te ensinar a converter atendimento em lucro e a transformar o seu celular numa verdadeira máquina de vendas.
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