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Pesquisa de mercado para os pequenos negócios

Ou como diminuir os riscos e fazer sua empresa crescer

Mais de 1 milhão de empresas foram abertas no país no primeiro trimestre deste ano. É o que aponta um levantamento realizado pelo escritório de contabilidade Contabilizei, realizado a partir de dados da Receita Federal. 79% desses novos negócios são Microempreendedores Individuais (MEIs). Mas para tirar uma ideia do papel é fácil. Mas quais são os passos necessários para diminuir os riscos para o seu novo negócio?

Dona Mariazinha sempre fez canjicas para vender na porta de casa. Com isso firmou uma clientela cativa. Mas dona Mariazinha nunca vendeu para além do bairro onde mora, mesmo que sua canjica seja inigualável. Assim como milhares de novos empreendedores, ela começou por acaso. Mas esqueceu – ou nunca lhe contaram, que para crescer e se tornar consistente, ela precisaria aprender mais sobre seu público-alvo.

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“Quando se está diante de uma ideia de negócio, é comum que a vontade acabe se sobrepondo à razão. O desejo de realizar pode acabar atrapalhando algumas etapas essenciais para que se tome uma decisão mais coerente. E são essas etapas que permitem o seu posicionamento diante do negócio”, defende Dilson Alexandre, Doutor em Marketing e Estratégia e mestre em Administração de Empresas.

O especialista explica ainda que antes de tudo é preciso que se faça uma pesquisa de mercado. Ela é fundamental para descobrir dois detalhes nada básicos: se o seu negócio será lucrativo, e se o produto ou serviço que se quer oferecer tem viabilidade. “E aqui não estamos falando de algo inacessível”, salienta.

Mas para se avançar na pesquisa de mercado é preciso saber quem é o público-alvo, grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante. A ideia é que você conheça quais são as características em comum desta fração da sociedade que será o foco do seu negócio: “É básico saber se o produto ou serviço que está sendo planejado é desejado pelo público – e em quais características e condições – principalmente antes de lançar”, especifica Dilson.

Duas perguntas essenciais para entender o seu público-alvo:
1 – Por que as pessoas se beneficiariam do seu produto/serviço?
2 – Quem são estas pessoas?

A pesquisa:
Realizar pesquisa de mercado não é algo inacessível para os pequenos negócios, na verdade é um mecanismo que deve ser sempre utilizado para entender a demanda do público – que está sempre se atualizando. “As pesquisas trazem insights, que aumentam a capacidade de compreensão sobre o cenário em que se está adentrando ou no qual se quer crescer”. Existem empresas especializadas nesses serviços, mas Dilson afirma que é possível fazer gratuitamente e ensina um passo a passo para você começar.

Passo a passo de uma boa pesquisa:
1. A ideia – objetivo claro. O que você quer saber?
2. O público – Quem você vai ouvir?
3. Cronograma – Quanto tempo vai durar sua pesquisa?
4. Questionário/formulário – Quais questões podem me ajudar a tirar conclusões interessantes? Faça antes um teste com menos pessoas.
5. Divulgação – Onde você vai aplicar/divulgar sua pesquisa? Nas suas redes sociais, no Whatsapp ou e-mail dos clientes, presencialmente na loja?
6. Análise os dados – Tente entender o que as respostas dizem. O que podemos aprender com o resultado? Que ideias podemos ter?

“O importante é que as pesquisas a serem desenvolvidas - ou aquelas que você já encontra prontas em sites jornalísticos, dos governos e entidades ligadas ao comércio - , contribuam para o seu posicionamento, para saber se o seu negócio é viável, do conhecimento sobre a concorrência e para impulsionar seus negócios nas redes sociais”, finaliza Dilson.

 

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