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Quem disse que santo de casa não obra milagre?

Após 4 décadas de existência, publicitária digitaliza e dá novo fôlego a negócio familiar

Publicitária de formação, a paulistana Adele Fazioli, 46, cresceu num ambiente cercado de objetos de decoração, reciclagem e conceitos de sustentabilidade. O pai, Aldo Fazioli, é arquiteto e ficou famoso pelo gosto de reutilizar materiais em seus projetos. E restaurar parece ser um verbo que faz parte do DNA da família, que há cerca de 40 anos decidiu investir no segmento, oficializando o que viria a ser o Arco da Velha, ateliê especializado na arte de restauração.

O gosto do arquiteto também se estendeu como paixão a esposa, Aidê Fazioli, paisagista, e que durante essas quatro décadas também esteve à frente da empresa familiar. O negócio foi sendo construído paralelamente aos projetos profissionais de cada um. Durante as buscas de materiais para seus trabalhos, Aldo não podia ver uma janela diferente, uma porta com um charme a mais, que trazia pra casa. Foi assim, que ele se viu montando, naturalmente, um depósito próprio, e passou também a desenhar e produzir novos itens em marcenaria, a fim de oferecer desenhos cada vez mais exclusivos para seus clientes.

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Até que o espaço em seu ateliê ficou pequeno e Aldo e Aidê concordaram em adquirir um novo local, que servisse de abrigo para o hobby - que se tornou oficialmente negócio, e hoje o Arco da Velha, sediado em Bertioga, litoral norte da cidade de São Paulo, já tem clientela cativa e foi testemunha da expansão desse segmento no país.

Voltando para Adele, que cresceu em meio ao nascimento do negócio de seus pais, e também tomou gosto pela restauração: “Pra mim é tudo muito natural, se você entra hoje na minha casa tem muitas peças que eu mesma restaurei ou que foram restauradas pelo Arco da Velha. Eu tenho muita memória afetiva construída dentro da minha casa e na casa dos meus pais”, conta.

Mas nem por isso, Adele focou no negócio familiar. Foi lá e construiu sua própria história em paralelo como roteirista e produtora de conteúdo digital. Até que veio a Pandemia e ela decidiu investir num E-commerce. Precisaria começar tudo do zero. Porém, uma amiga chamou a atenção da publicitária para um fato curioso: o negócio da sua família, com 4 décadas de existência, ainda não existia, de fato, no digital: “Conversando com uns amigos sobre essa minha ideia, um deles me indicou colocar o Arco da Velha no mundo digital. A princípio, eu achei isso bem estranho por que eu me perguntei: como eu vou colocar portas, janelas e materiais de demolição dentro de um site?”

Maturou a ideia, conversou com os pais e percebeu que uma nova história poderia começar ali, unindo o novo e o antigo, numa simbiose entre restauro e novos significados – primeiro, do negócio dos pais, que só existia no ambiente físico, segundo da sua própria carreira -, só que desta vez seguindo junto no projeto familiar: “Na verdade, essa virada de chave que essa amiga me deu, eu transformei e ampliei numa coisa muito maior. Transformei não só num site, mas num marketplace onde eu posso vender a peça como está no galpão, ou restaurar e vender. Posso ainda transformar uma peça que está na minha casa e vender, e até pegar a peça que está na sua casa e restaurar. Tudo isso de uma forma digital, até garimpo digital pelo nosso espaço a gente já fez”.

Com um celular na mão e essa ideia na cabeça, foi assim que Adele começou a movimentar o Arco da Velha nas redes sociais. Lives, dicas de restauração e decoração passaram a atrair um número cada vez maior de seguidores. “Isso transformou o mundo físico do Arco da Velha numa revolução digital e todo mundo está achando isso incrível, por que era um negócio tão do escritório de arquitetura, era uma coisa tão da minha família, mas que agora também é meu, não só por ser filha deles, mas por participar ativamente e do meu jeito, coloquei o meu jeito no negócio”, comemora.

Hoje o Arco da Velha já soma mais de 19 mil seguidores no Instagram: “Na verdade, o negócio cresceu, tomou proporções inesperadas. Digitalmente falando, nós começamos a receber pedidos do Brasil inteiro, criamos novos parceiros, ganhamos nova dimensão na mídia e na televisão por causa do digital”, conta.

Neste episódio do Podcast Empreender, Adele conta mais detalhes sobre a digitalização e dá dicas de como utilizar as redes sociais para impulsionar seu negócio

 

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