Empreender

Para vender mais e melhor: Identificando o perfil da sua clientela

Tem um canal de venda e não está tendo o resultado esperado? Pode ser que o perfil dos seus clientes não esteja bem traçado

E-commerce é a expressão em inglês equivalente a “comércio eletrônico” ou comércio feito por meio de dispositivos eletrônicos. Hoje, praticamente, todo mundo que tem um negócio também tem um canal digital pra chamar de seu. Seja na rede social ou até mesmo um site. E esse canal traz oportunidades únicas para você alcançar seus clientes, onde eles estiverem, e fazer boas vendas. Redução dos limites geográficos e de tempo, interatividade, personalização, socialização das vendas e automação são algumas delas.

Mas assim como nos negócios físicos, no ambiente digital é preciso ter mais informações sobre seu cliente para ter efetividade nas vendas. “Determinar e estudar esse perfil é uma das atividades mais importantes para o sucesso de um e-commerce”. Sabe por quê? Esse conhecimento do seu cliente será fundamental para a escolha dos produtos e serviços que serão ofertados, mas também para influenciar sua comunicação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

E a primeira etapa para caracterização dos seus clientes é a demografia. Faixa etária, gênero, renda e sua localização são informações imprescindíveis. Por exemplo, seu seu negócio for produtos para bebês, provavelmente os clientes mais comuns serão mulheres com idades entre 25 e 35 anos. “Essa informação será especialmente útil quando você for investir seus recursos mercadológicos, pois não adianta direcionar seus esforços para clientes com pouca chance de comprar os seus produtos e serviços”, explica José Florêncio de Queiroz Neto, Doutor em Ciência da Computação e conteudista do curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas.

Para afinar ainda mais, chegue fundo nesse trabalho: identifique padrões de comportamento (o estilo de vida desses clientes), de consumo (consomem mais online ou offline?), Padrões de uso digital e preferências de consumo de contúdo (o que mais ele acessa? Blogs, redes sociais, sites?).

De posse dessas informações, você poderá definir o seu buyer persona ou, no bom português, perfil típico de cliente, também conhecido como avatar. “É uma pessoa fictícia que representa o seu cliente típico. Fique com ele na cabeça, aprenda como ele pensa e o que ele precisa. Assim, poderá identificar e atender às suas necessidades com mais assertividade”, finaliza José Florêncio.

 

Essas e outras dicas, você encontra no módulo E-commerce - implantando um canal digital, do curso Transformação Digital para Micro e Pequenas Empresas. O curso é gratuito e para se inscrever basta acessar: www.movimentoempreender.com

 

 

 

 

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Empreender
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar