PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL dicas

A barba está com tudo, mas precisa de cuidados

Estudo da Euromonitor Internacional revela que o Brasil foi, entre 2014 e 2015, o segundo maior consumidor mundial de produtos relacionados à vaidade masculina. Entretanto, é necessário que sejam tomados cuidados, como exposição ao sol sem proteção e limpeza da pele diária para que elas sejam puro charme.

03/08/2017 09:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Para muitos, sinônimo de estilo, charme e personalidade, a barba traduz diferentes apelos entre os homens e divide opiniões entre as mulheres. Depois de quase esquecidas nas décadas de 1980 e 1990, ela voltou a ganhar corações e rostos de homens de todas as idades e gostos, mostrando que eles estão mais modernos, cuidadosos e exigentes com a aparência. A prova? Basta sair às ruas para ver que o público masculino aderiu ao estilo.

Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o segmento direcionado à vaidade masculina mais que dobrou de faturamento de 2012 a 2016. A instituição destaca que, em 2015, o desempenho da categoria cresceu 2,4%, o que representa mais de R$ 21 milhões do faturamento total do setor.

Outros dados também revelam que brasileiros estão, de fato, investindo no visual com barba. É o caso do levantamento divulgado pela empresa britânica Euromonitor Internacional, que aponta que, entre 2014 e 2015, o Brasil foi o segundo maior consumidor mundial de produtos relacionados à vaidade do homem, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

CUIDADOS COM A BARBA

Deixar a barba crescer, entretanto, é uma escolha que envolve fatores como higiene, hidratação e cortes da forma correta para um melhor crescimento da queridinha de inúmeros homens. É preciso, porém, estar atento. Segundo Michelle Bonfim, dermatologista do Hapvida, para que a barba cresça de maneira saudável e bonita, é necessário seguir algumas dicas de saúde e limpeza de pele.

“O primeiro passo, e mais fundamental de todos, é sempre lavar a barba pelo menos duas vezes por dia [manhã e noite], com sabonetes ou shampoos apropriados. A falta de limpeza pode causar mau cheiro, dermatites, foliculites, acne e, até mesmo, infecções, por conta da oleosidade. O uso de vitaminas prescritas por um médico e produtos direcionados para cada tipo de pele também podem ajudar muito na manutenção de uma barba bonita”, explica.

O preparador físico Márcio Oliveira, que decidiu adotar a barba como estilo para complementar o visual, sempre está preocupado com os cuidados necessários. “Eu uso barba há bastante tempo como estilo mesmo. Acho que isso [barba] transmite uma imagem interessante. Apesar de ter a barba grande, minha única vaidade é com a higiene para evitar mau cheiro e problemas dermatológicos. Lavo duas ou três vezes ao dia durante o banho mesmo”, conta Oliveira.

Um alerta importante é que, ao contrário do que muitos pensam, barba grande não protege a pele dos raios do sol. Se mal cuidada, pode acumular sujeiras e impurezas, estimulando o surgimento de problemas dermatológicos. Seja a barba volumosa ou por fazer, dermatologistas advertem o uso de protetor solar de acordo com cada pele.

Adepto da barba desde 2009, o publicitário Maurício Pinon, identificou-se com o ar mais sério e responsável que, segundo ele, a barba traz-lhe. “Com 20 anos, eu achava que sem barba tinham uma imagem muito jovem para o meu trabalho e que, talvez, uma barba bem cuidada poderia mudar essa minha impressão. Nesse período, eu só tirei a barba uma única vez e me senti estranho”, conta o publicitário.

MANTENDO A BARBA BONITA...

Em geral, homens concordam que a barba pode ser fonte de orgulho e charme e que deixá-la descuidada é sinônimo de desleixo. O barbeiro Felipe Cabral acredita que, em comparação aos do couro cabeludo, os pelos do rosto são frágeis e, por isso, a barba precisa ser tratada de forma especial para garantir seu crescimento da forma mais correta.

“Os homens precisam parar de achar que barba é somente deixar os pelos crescerem e não cuidar. É fundamental o uso de cremes hidratantes e shampoos indicados para ela, além de pentes adequados para não deixar os pelos embaraçados. Dessa forma, não serão danificados os fios e nem o crescimentos prejudicado. No mercado de cosméticos, existem inúmeras opções de produtos para barba pequena como para as de tamanho maior. Por isso, é fundamental seguir indicações de profissionais da área”, conta Felipe.

... E SAUDÁVEL

Ainda segundo Michelle Bonfim, na hora de escolher uma barbearia para dar aquele trato na barba, a higiene do local precisa ser analisada e acrescenta que a pele é o melhor “termômetro” para cosméticos. A dermatologista pontua que, ao escolher a barbearia, o homem deve estar atento à higiene do local: observar criteriosamente se usam materiais, especialmente lâminas descartáveis e fazem uso de produtos de qualidade. Quanto aos cosméticos, ela salienta que é preciso optar por produtos que estão de acordo com o tipo de pele de cada um e que é imprescindível consultar um dermatologista.

TAGS