PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL

Pesquisa de mercado: conhecimento que gera retorno

Planejamento e conhecimento subsidiam decisões e oferecem segurança a investimentos. Há dez anos, a Cuali Pesquisa realiza investigações de mercado para empresas do Ceará e de todo Brasil

08:00 | 15/09/2018

Regina Pacis Timbó, diretora da Cuali Pesquisas Foto: Divulgação
 O ramo de pesquisas de opinião ganha muitos holofotes em período de campanha eleitoral, como este que estamos vivendo. A demanda pela área, porém, é constante, já que quanto mais informações uma empresa dispor mais próximo poderá estar de acertar nas decisões. Em outras palavras, apoiar-se em dados concretos acaba resultando em mais segurança aos investimentos. "Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e à percepção do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso", é o que defende, por exemplo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

O conhecimento oriundo de pesquisas de mercado proporciona ao empresário uma melhor visão dos consumidores do seu próprio negócio e de seus concorrentes. E se engana quem supõe que esse instrumento é exclusivo para períodos de crise. Nesse caso, a finalidade é encontrar solução para problemas, sejam estes vendas em baixa e percepção de imagem, entre outros. Mas, em momentos de crescimento, as pesquisas ajudam a direcionar ou rever investimentos, apresentando oportunidades ou perigos aos investidores.

Instituições públicas, privadas e organizações não governamentais (ONG) também podem se beneficiar de pesquisas, como é o caso das direcionadas à avaliação de gestão, ao impacto social de projetos, à análise da implantação de políticas públicas. Nessa modalidade, o objetivo não é maximizar lucros, mas obter subsídios para a implantação de projetos eficientes, diminuindo o fosso que separa equipe de planejamento e beneficiários de ações do tipo.

Entre as possibilidades de serviços disponíveis para as empresas é possível elencar as pesquisas quantitativas, quando se auferem números, e qualitativas, quando se buscam dados mais subjetivos. As pesquisas mistas são realizadas quando um projeto combina técnicas das duas metodologias para alcançar melhores resultados.

Expertise na área

No Ceará, a Cuali Pesquisa é uma organização que realiza esse tipo de atividade. Trazendo em seu portfólio clientes do porte da Vital Strategies, Eneva, Enel, Unimed Fortaleza, Normatel, RioMar Fortaleza, Acesso Comunicação, entre outros, a empresa possui expertise que ultrapassa as fronteiras do Estado. "Uma pesquisa pode proporcionar um direcionamento para investimentos em mídia mais corretos, requalificar um produto ou uma campanha publicitária que vai ser lançada, ou ainda apontar elementos negativos e positivos que devem ser ajustados", resume Regina Pacis Timbó, sócio-diretora da Cuali, sobre a importância da pesquisa de mercado para a produção de um planejamento estratégico eficiente.

Entre os principais serviços prestados, a empresa cita cliente oculto, quando pesquisadores disfarçam-se para avaliar os serviços oferecidos pela empresa; avaliação de gestão, quando as organizações desejam conhecer seus pontos fortes e fracos; avaliação de campanhas de comunicação, quando a empresa convoca possíveis clientes para conhecer o impacto das ações promovidas na mídia; e pesquisas eleitorais. 

#chegadeachismo

Regina explica que ainda há, na cultura empresarial do Estado, a visão de que pesquisa de mercado é uma despesa desnecessária, não investimento. Foi por essa razão que a Cuali decidiu lançar a campanha #chegadeachismo, em comemoração aos seus dez anos de atuação. A iniciativa tem como objetivo conversar com o mercado sobre os benefícios dos serviços de pesquisa. "O principal desafio [para o futuro] é conscientizar empresários cearenses sobre a importância e a valia da pesquisa. A expectativa é continuar trabalhando forte junto ao mercado privado de Fortaleza e político cearense, a fim de mostrar a importância do planejamento estratégico e da tomada de decisões baseados em pesquisa", expõe a sócio-diretora da Cuali.

SERVIÇO

Onde: Santos Dumont, 1510 (sala 708) - Aldeota

Quando: de segunda a sexta, das 9 às 18 horas

Mais informações: (85) 3045 7080; contato@cuali.com.br; https://www.cuali.com.br