Colégio Santa Cecilia

Colégio Santa Cecília oferece treinos de ginástica rítmica para estudantes de 4 a 14 anos

Pioneiro no ensino da modalidade no Ceará, colégio conta com equipe especializada e desenvolve projetos para incentivar atletas

Foi com o intuito de oferecer uma nova modalidade de prática esportiva para os estudantes que o Colégio Santa Cecília incluiu, em 2009, a Ginástica Rítmica (GR) à grade de atividades extracurriculares. Conhecida por ser um esporte olímpico que agrega elementos de balé e teatro musical à ginástica “tradicional”, a modalidade ainda não tinha forte expressão na Capital, mas ganhou espaço no ginásio esportivo da escola, com treinos duas vezes por semana para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.

Segundo Vera Quinteiro, profissional de Educação Física e especialista em Ginástica Rítmica, a prática esportiva contém exercícios relevantes para crianças em formação, que auxiliam no desenvolvimento integral do corpo e da mente. “A GR proporciona saúde, condição física e a integração social, aprimorando o equilíbrio, a força, a flexibilidade, a agilidade, a resistência e a autoconfiança. A prática de atividade física, especificamente a ginástica rítmica, favorece o autoconhecimento e a capacidade de se relacionar com mais facilidade”, ressalta a professora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para o supervisor de desporto Gildásio Leal, a modalidade também contribui com habilidades que auxiliam as crianças nos estudos, a partir de ensinamentos que vão além dos limites da quadra, como a importância da dedicação e da disciplina. “Sabemos que a questão do comportamento é muito importante para as crianças: é imprescindível que elas tenham horários para se dedicar e também para descansar, e ensinar esses limites é fundamental. Colaboramos com a educação que os pais já dão em casa para que elas percebam que, com disciplina, conseguirão melhores resultados”, pontua.

Justamente para lembrar às crianças que há hora para tudo, a GR também proporciona momentos de ludicidade, especialmente nos exercícios com adereços como maças, argolas e fitas, assim como no vestuário comumente utilizado em apresentações, lembra Gildásio. “Há muito estímulo visual, o que torna esse momento lúdico e prazeroso”, explica.

Atualmente, a modalidade de GR do Santa Cecília conta com 79 ginastas, divididas nas categorias Baby Mirim, Mirim, Pré-Infantil e Infantil, entre outras. Neste ano, no retorno às atividades, foram desenvolvidos projetos especiais para as atletas, como o “Álbum de Figurinhas” da equipe, em alusão aos tradicionais álbuns de futebol, e a “Manhã da GR”, ocasião em que as ginastas puderam fazer uma aula e uma pequena apresentação para demonstrar o aprendizado e as conquistas do ano para os familiares.

Benefícios da Ginástica Rítmica

-Melhora da respiração, força e equilíbrio

-Resistência física

-Flexibilidade

-Ganho de autoconfiança

-Autoconhecimento corporal

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Colégio Santa Cecilia
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar