Participamos do
Imagem destaque

Ferramentas de inteligência artificial impulsionam novos hábitos de consumo

A Chatbot Maker utiliza o Facebook Messenger para abrir canais de diálogo direto entre consumidores e empresas. Inteligência Artificial utilizada pela plataforma pode gerar novas oportunidades de negócios
11:23 | Ago. 08, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Há cinquenta anos o robô HAL 9000, do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, instigava a imaginação das pessoas acerca de um futuro em que máquinas teriam capacidade de pensar e interagir com humanos. Neste início de milênio, a Inteligência Artificial (IA) vem deixando as telas de cinema e se integrando cada dia mais ao cotidiano de consumidores e empresas. Como exemplo para tal afirmação, é possível citar o serviço de messenger marketing oferecido pela empresa cearense de tecnologia Chatbot Maker.

 

Ato de realizar estratégias de marketing a partir de aplicativos de mensagens, o messenger marketing é uma forma de comunicação que vem ganhando participação no mundo digital. A ferramenta é uma oportunidade para empresas que buscam aproximar-se de seus clientes e conhecê-los melhor, de modo a criarem promoções mais segmentadas e eficientes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


A Chatbot Maker utiliza-se de perfis do Facebook Messenger para o contato. Um software baseado em inteligência artificial atende virtualmente clientes que procuram informações, produtos e serviços nas plataformas digitais das empresas. À medida que os usuários vão interagindo com a plataforma, um banco de dados com esses dados vai sendo montado. Em um momento posterior, com ajuda da IA, as marcas poderão utilizar-se desses dados para oferecer o produto potencialmente certo à pessoa certa, customizando suas campanhas.

“Essa é uma ferramenta utilizada para o que chamamos inteligência de negócios. Quanto mais o usuário interage com o chatbot, mais informações são coletadas. Eu passo a conhecer melhor esses clientes e com isso posso oferecer produtos ou serviços no melhor momento, e totalmente personalizados”, explica Marlos Távora, diretor de operações do Chatbot Maker.

A ideia do negócio surgiu a partir de produtos digitais lançados anteriormente pelo empresário, que já contavam com janelas de bate-papo em suas estruturas. “Em 2016 o Facebook abriu a plataforma do Messenger para colocar chatbot, então nós vimos isso como uma grande oportunidade”, aponta Távora. A adoção de ferramentas de IA pelas empresas é um caminho sem volta no mundo digital, prevê Távora. “Oferecer canais diretos de comunicação com os consumidores vai se tornar, em pouco tempo, tão importante quanto é para as empresas, hoje, manterem sites institucionais na web.”


Bastidores do software

Atuando como uma espécie de consultoria, a Chatbot Maker inicialmente faz um esforço de planejamento para compreender a real necessidade do cliente. O plano de ação que surge dessa etapa inicial analisará como conseguir o gancho correto de atração de usuários. Podem ser utilizadas ações on e offline, a exemplo de patrocínio em publicações de redes sociais.

A interação vai alimentando de informações o software, que aprende com a audiência. A reunião dessas informações tem a capacidade de se transformar em negócios e rodadas de análise dos resultados seguem-se para estudo do caso e melhorias para as próximas estratégias. Empresas como veículos de comunicação, revenda de carros e delivery de comida estão entre os clientes da Chatbot Maker.

Por que o Facebook Messenger?

Segundo pesquisa de 2016 promovida pelo Facebook, 53% das pessoas dizem-se mais propensas a comprar de uma empresa para a qual possam enviar mensagens diariamente. Levantamento da plataforma de 2017 aponta ainda que 80% dos adultos e 90% dos jovens utilizam aplicativos de troca de mensagens instantâneas diariamente. A rede social criada por Mark Zuckerberg possui, na atualidade, 1,3 bilhão de usuários mensais ativos do Facebook Messenger.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Entenda como serviço de mensagens vem transformando o marketing digital

08:00 | Dez. 28, 2018 Tipo

[FOTO1]As facilidades proporcionadas pela internet vêm revolucionando diversos setores da atividade humana. Para as empresas, o desafio é duplo: atualizar-se, acompanhando as mudanças no mercado, e captar tendências, de modo a prever transformações que podem impactar sua forma de trabalho. Um exemplo dessa mudança está na maneira como indivíduos adotaram o envio e recebimento de mensagens instantâneas em todo mundo. A tendência comportamental, já consolidada entre indivíduos, agora avança para transformar as relações entre clientes e empresas.

 

Somente através do Facebook Messenger, são 10 bilhões de mensagens trocadas mensalmente no mundo, informa a rede social. Aliás, sete de cada dez empresas pesquisadas acreditam que estão se comunicando de forma eficaz, enquanto essa referência positiva é apontada por apenas 20% dos consumidores*. São mensagens em busca de informações como horário de funcionamento, detalhes dos produtos, preços, solicitação de serviços etc. E o que poderia se transformar em uma fonte de despesa, a partir da contratação de equipes de atendimento, vem se transformando em estratégia de impulsionamento de negócio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A tecnologia chatbot possibilita que as empresas possam conversar com seus clientes de forma escalável, já que um robô munido de inteligência artificial consegue entender as interações dos clientes e respondê-los da forma mais conveniente. Além de aumentarem a satisfação dos clientes por darem uma resposta imediata a qualquer hora ou dia, a estratégia permite que as empresas possam enviar uma mensagem aos clientes a qualquer momento com taxa média de leituras de 90%, o que se configura uma grande oportunidade.

Conheça três empresas brasileiras que utilizaram a tecnologia de atendimento via mensagens para criar campanhas publicitárias que geraram retorno e engajamento do público.

Cases brasileiros de sucesso

Banco do Brasil. Uma das principais instituições financeiras do País agora conta com atendimento via redes sociais. O serviço, testado inicialmente entre funcionários, iniciou respondendo a 70% dos assuntos tratados em outros canais – o objetivo da empresa é que até o final deste ano o aplicativo atenda a 100% das perguntas realizadas. O percentual de respostas corretas oferecidas pelo robô chega a 77%, índice considerado satisfatório pelo mercado. Nos casos em que não consegue resolução, o cliente é direcionado para um funcionário.

Fanta Guaraná. A marca de refrigerante estadunidense procurou divulgar seu novo sabor guaraná ao público brasileiro mais jovem, e para isso escolheu uma campanha via bot do Messenger. Milhares de cupons foram distribuídos automaticamente em conversas via redes sociais, dando direito a copos gratuitos da bebida em unidades do McDonald’s – o robô indicava as lojas que os clientes podiam resgatar o brinde. Mais de 2,5 milhões de cupons foram gerados nas conversas de clientes com o bot, superando as expectativas da empresa.

Casas Bahia. Uma das maiores empresas de varejo do País aproveitou a Black Friday, uma data de vendas intensas, para lançar seu serviço de atendimento via Messenger. O robô desenvolvido para a ocasião trocou mensagens com milhares de clientes em potencial, e o resultado foi positivo. O ticket médio (valor de compras) entre os compradores que utilizaram o novo serviço foi superior em 50%, e 77% das pessoas que receberam alguma oferta pelo aplicativo aceitaram a sugestão e clicaram no link. Dos consumidores que compraram através desse sistema, 35% eram novos clientes da marca.

A Chatbot Maker

Uma das pioneiras do setor, a cearense Chatbot Maker vem ajudando empresas a ganharem mais clientes e gerarem mais leads de forma automática utilizando estratégias com chatbot. Dentre outros modelos de serviços, a empresa fornece toda a estratégia e execução do planejamento para o chatbot. Segundo a empresa, em alguns casos, 80% dos novos leads dos clientes vieram de ações com chatbots.

*Pesquisa realizada com 2.045 pessoas e 867 empresas na Austrália, Reino Unido e Estados Unidos divulgada em setembro de 2017.

Serviço

Chatbot Maker

Onde: Av. Dr. Silas Munguba, 5700, Passaré, Fortaleza – CE. CEP 60743-015

Mais informações: (85) 9.9994.7015 | contato@chatbotmaker.io | www.chatbotmaker.io

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Entenda como serviço de mensagens vem transformando o marketing digital

08:00 | Dez. 28, 2018 Tipo

[FOTO1]As facilidades proporcionadas pela internet vêm revolucionando diversos setores da atividade humana. Para as empresas, o desafio é duplo: atualizar-se, acompanhando as mudanças no mercado, e captar tendências, de modo a prever transformações que podem impactar sua forma de trabalho. Um exemplo dessa mudança está na maneira como indivíduos adotaram o envio e recebimento de mensagens instantâneas em todo mundo. A tendência comportamental, já consolidada entre indivíduos, agora avança para transformar as relações entre clientes e empresas.

 

Somente através do Facebook Messenger, são 10 bilhões de mensagens trocadas mensalmente no mundo, informa a rede social. Aliás, sete de cada dez empresas pesquisadas acreditam que estão se comunicando de forma eficaz, enquanto essa referência positiva é apontada por apenas 20% dos consumidores*. São mensagens em busca de informações como horário de funcionamento, detalhes dos produtos, preços, solicitação de serviços etc. E o que poderia se transformar em uma fonte de despesa, a partir da contratação de equipes de atendimento, vem se transformando em estratégia de impulsionamento de negócio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A tecnologia chatbot possibilita que as empresas possam conversar com seus clientes de forma escalável, já que um robô munido de inteligência artificial consegue entender as interações dos clientes e respondê-los da forma mais conveniente. Além de aumentarem a satisfação dos clientes por darem uma resposta imediata a qualquer hora ou dia, a estratégia permite que as empresas possam enviar uma mensagem aos clientes a qualquer momento com taxa média de leituras de 90%, o que se configura uma grande oportunidade.

Conheça três empresas brasileiras que utilizaram a tecnologia de atendimento via mensagens para criar campanhas publicitárias que geraram retorno e engajamento do público.

Cases brasileiros de sucesso

Banco do Brasil. Uma das principais instituições financeiras do País agora conta com atendimento via redes sociais. O serviço, testado inicialmente entre funcionários, iniciou respondendo a 70% dos assuntos tratados em outros canais – o objetivo da empresa é que até o final deste ano o aplicativo atenda a 100% das perguntas realizadas. O percentual de respostas corretas oferecidas pelo robô chega a 77%, índice considerado satisfatório pelo mercado. Nos casos em que não consegue resolução, o cliente é direcionado para um funcionário.

Fanta Guaraná. A marca de refrigerante estadunidense procurou divulgar seu novo sabor guaraná ao público brasileiro mais jovem, e para isso escolheu uma campanha via bot do Messenger. Milhares de cupons foram distribuídos automaticamente em conversas via redes sociais, dando direito a copos gratuitos da bebida em unidades do McDonald’s – o robô indicava as lojas que os clientes podiam resgatar o brinde. Mais de 2,5 milhões de cupons foram gerados nas conversas de clientes com o bot, superando as expectativas da empresa.

Casas Bahia. Uma das maiores empresas de varejo do País aproveitou a Black Friday, uma data de vendas intensas, para lançar seu serviço de atendimento via Messenger. O robô desenvolvido para a ocasião trocou mensagens com milhares de clientes em potencial, e o resultado foi positivo. O ticket médio (valor de compras) entre os compradores que utilizaram o novo serviço foi superior em 50%, e 77% das pessoas que receberam alguma oferta pelo aplicativo aceitaram a sugestão e clicaram no link. Dos consumidores que compraram através desse sistema, 35% eram novos clientes da marca.

A Chatbot Maker

Uma das pioneiras do setor, a cearense Chatbot Maker vem ajudando empresas a ganharem mais clientes e gerarem mais leads de forma automática utilizando estratégias com chatbot. Dentre outros modelos de serviços, a empresa fornece toda a estratégia e execução do planejamento para o chatbot. Segundo a empresa, em alguns casos, 80% dos novos leads dos clientes vieram de ações com chatbots.

*Pesquisa realizada com 2.045 pessoas e 867 empresas na Austrália, Reino Unido e Estados Unidos divulgada em setembro de 2017.

Serviço

Chatbot Maker

Onde: Av. Dr. Silas Munguba, 5700, Passaré, Fortaleza – CE. CEP 60743-015

Mais informações: (85) 9.9994.7015 | contato@chatbotmaker.io | www.chatbotmaker.io

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Consumidores interagem com marcas cada vez mais via mensagem, apontam pesquisas

08:00 | Out. 11, 2018 Tipo

[FOTO1]
A internet vem promovendo uma série de transformações na vida das pessoas. Seja com a maneira de adquirir produtos ou mesmo a forma de se relacionar, o acesso à rede mundial de computadores não para de eliminar antigos hábitos e criar novos. Entre essas tendências é possível citar a maneira como as pessoas desejam comunicar-se com as marcas: a interação digital criou uma dinâmica a partir da popularização dos aplicativos de mensagens. É o que apontam pesquisas realizadas pelo Facebook, maior rede social em número de usuários atualmente.

 

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, levantamento realizado em oito mercados de todo o mundo apontou que 51% das pessoas dizem que o envio de mensagens substituiu outras formas de comunicação - até o final deste ano, 78% dos usuários de smartphones em todo mundo enviarão mensagens mensalmente. No Brasil, a última Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 94% dos brasileiros utilizaram a internet para a troca de mensagens, superior, portanto, ao índice de pessoas que a utilizam para assistir a vídeos, programas, séries e filmes (73%) e para enviar e receber e-mails (69%).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa transformação vem sendo impulsionada pelos smartphones. E o envio de mensagens destaca-se nesse circuito. De olho nessa tendência, empresas novatas e tradicionais procuram formas de se adaptar tecnologicamente. O objetivo é não perder espaço para companhias que tenham desenvolvido melhor capacidade de conversar com a geração da internet. Com o novo cenário, empresários da tecnologia avançam na busca por ferramentas que atendam à nova demanda.

É o caso do Chatbot, software que simula conversa com o consumidor. Por meio de interação via chats, como é o caso do Facebook Messenger, o chatbot oferece aos consumidores a possibilidade de contato instantâneo com as empresas, que com o serviço recebem também pedidos ou queixas, e ganham oportunidade de conhecer mais sobre os hábitos de seus clientes. Todas as conversas ficam gravadas e, em um momento posterior, o empresário poderá utilizá-las para veiculação de mensagens em massa aos seus consumidores, ou mesmo divulgação de promoções para um perfil específico de público.

Expertise

Chatbot Maker é uma das empresas a oferecer, de maneira pioneira, o serviço no Brasil. Para Thiago Amarante, CEO da companhia de tecnologia, a mudança de comportamento social impulsionada pela internet “enviou um recado claro às empresas: é hora de se comunicar mais eficientemente com seus consumidores. Antigamente, os clientes se comunicavam por e-mail, telefone ou redes sociais. Agora com os celulares, houve uma mudança de hábitos. Todos os dias, nós utilizamos dezenas de vezes esses aplicativos para falar com amigos, familiares… Os consumidores perceberam que é mais fácil mandar uma mensagem para a empresa do que fazer uma ligação ou mandar e-mail”, analisa.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Consumidores interagem com marcas cada vez mais via mensagem, apontam pesquisas

08:00 | Out. 11, 2018 Tipo

[FOTO1]
A internet vem promovendo uma série de transformações na vida das pessoas. Seja com a maneira de adquirir produtos ou mesmo a forma de se relacionar, o acesso à rede mundial de computadores não para de eliminar antigos hábitos e criar novos. Entre essas tendências é possível citar a maneira como as pessoas desejam comunicar-se com as marcas: a interação digital criou uma dinâmica a partir da popularização dos aplicativos de mensagens. É o que apontam pesquisas realizadas pelo Facebook, maior rede social em número de usuários atualmente.

 

De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, levantamento realizado em oito mercados de todo o mundo apontou que 51% das pessoas dizem que o envio de mensagens substituiu outras formas de comunicação - até o final deste ano, 78% dos usuários de smartphones em todo mundo enviarão mensagens mensalmente. No Brasil, a última Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 94% dos brasileiros utilizaram a internet para a troca de mensagens, superior, portanto, ao índice de pessoas que a utilizam para assistir a vídeos, programas, séries e filmes (73%) e para enviar e receber e-mails (69%).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa transformação vem sendo impulsionada pelos smartphones. E o envio de mensagens destaca-se nesse circuito. De olho nessa tendência, empresas novatas e tradicionais procuram formas de se adaptar tecnologicamente. O objetivo é não perder espaço para companhias que tenham desenvolvido melhor capacidade de conversar com a geração da internet. Com o novo cenário, empresários da tecnologia avançam na busca por ferramentas que atendam à nova demanda.

É o caso do Chatbot, software que simula conversa com o consumidor. Por meio de interação via chats, como é o caso do Facebook Messenger, o chatbot oferece aos consumidores a possibilidade de contato instantâneo com as empresas, que com o serviço recebem também pedidos ou queixas, e ganham oportunidade de conhecer mais sobre os hábitos de seus clientes. Todas as conversas ficam gravadas e, em um momento posterior, o empresário poderá utilizá-las para veiculação de mensagens em massa aos seus consumidores, ou mesmo divulgação de promoções para um perfil específico de público.

Expertise

Chatbot Maker é uma das empresas a oferecer, de maneira pioneira, o serviço no Brasil. Para Thiago Amarante, CEO da companhia de tecnologia, a mudança de comportamento social impulsionada pela internet “enviou um recado claro às empresas: é hora de se comunicar mais eficientemente com seus consumidores. Antigamente, os clientes se comunicavam por e-mail, telefone ou redes sociais. Agora com os celulares, houve uma mudança de hábitos. Todos os dias, nós utilizamos dezenas de vezes esses aplicativos para falar com amigos, familiares… Os consumidores perceberam que é mais fácil mandar uma mensagem para a empresa do que fazer uma ligação ou mandar e-mail”, analisa.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Imagem destaque

Ferramentas de inteligência artificial impulsionam novos hábitos de consumo

11:23 | Ago. 08, 2018 Tipo

[FOTO1] Há cinquenta anos o robô HAL 9000, do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, instigava a imaginação das pessoas acerca de um futuro em que máquinas teriam capacidade de pensar e interagir com humanos. Neste início de milênio, a Inteligência Artificial (IA) vem deixando as telas de cinema e se integrando cada dia mais ao cotidiano de consumidores e empresas. Como exemplo para tal afirmação, é possível citar o serviço de messenger marketing oferecido pela empresa cearense de tecnologia Chatbot Maker.

 

Ato de realizar estratégias de marketing a partir de aplicativos de mensagens, o messenger marketing é uma forma de comunicação que vem ganhando participação no mundo digital. A ferramenta é uma oportunidade para empresas que buscam aproximar-se de seus clientes e conhecê-los melhor, de modo a criarem promoções mais segmentadas e eficientes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


A Chatbot Maker utiliza-se de perfis do Facebook Messenger para o contato. Um software baseado em inteligência artificial atende virtualmente clientes que procuram informações, produtos e serviços nas plataformas digitais das empresas. À medida que os usuários vão interagindo com a plataforma, um banco de dados com esses dados vai sendo montado. Em um momento posterior, com ajuda da IA, as marcas poderão utilizar-se desses dados para oferecer o produto potencialmente certo à pessoa certa, customizando suas campanhas.

“Essa é uma ferramenta utilizada para o que chamamos inteligência de negócios. Quanto mais o usuário interage com o chatbot, mais informações são coletadas. Eu passo a conhecer melhor esses clientes e com isso posso oferecer produtos ou serviços no melhor momento, e totalmente personalizados”, explica Marlos Távora, diretor de operações do Chatbot Maker.

A ideia do negócio surgiu a partir de produtos digitais lançados anteriormente pelo empresário, que já contavam com janelas de bate-papo em suas estruturas. “Em 2016 o Facebook abriu a plataforma do Messenger para colocar chatbot, então nós vimos isso como uma grande oportunidade”, aponta Távora. A adoção de ferramentas de IA pelas empresas é um caminho sem volta no mundo digital, prevê Távora. “Oferecer canais diretos de comunicação com os consumidores vai se tornar, em pouco tempo, tão importante quanto é para as empresas, hoje, manterem sites institucionais na web.”


Bastidores do software

Atuando como uma espécie de consultoria, a Chatbot Maker inicialmente faz um esforço de planejamento para compreender a real necessidade do cliente. O plano de ação que surge dessa etapa inicial analisará como conseguir o gancho correto de atração de usuários. Podem ser utilizadas ações on e offline, a exemplo de patrocínio em publicações de redes sociais.

A interação vai alimentando de informações o software, que aprende com a audiência. A reunião dessas informações tem a capacidade de se transformar em negócios e rodadas de análise dos resultados seguem-se para estudo do caso e melhorias para as próximas estratégias. Empresas como veículos de comunicação, revenda de carros e delivery de comida estão entre os clientes da Chatbot Maker.

Por que o Facebook Messenger?

Segundo pesquisa de 2016 promovida pelo Facebook, 53% das pessoas dizem-se mais propensas a comprar de uma empresa para a qual possam enviar mensagens diariamente. Levantamento da plataforma de 2017 aponta ainda que 80% dos adultos e 90% dos jovens utilizam aplicativos de troca de mensagens instantâneas diariamente. A rede social criada por Mark Zuckerberg possui, na atualidade, 1,3 bilhão de usuários mensais ativos do Facebook Messenger.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Imagem destaque
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente