PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL

Confira pratos que não podem faltar na ceia de Natal

Itens como chester, tender, panetones e frutas cristalizadas, tradicionais no período natalino, podem ser encomendados na rede Centerbox. Confira outros pratos que o supermercado põe à disposição do público

07:00 | 19/12/2017

Para acompanhar o pernil na ceia natalina, uma boa opção é o vinho derivado da uva merlot (Foto: gkrphoto / Shutterstock)

Chega o período natalino e, com ele, as uvas passas no arroz, o salpicão para acompanhar o peru e a rabanada para dar um toque doce à mesa farta. Estes e outros alimentos são fundamentais nos jantares de Natal das famílias brasileiras, seja para celebrar a data especial, fazer votos de melhoras para o ano seguinte, ou apenas juntar as pessoas queridas em um momento diferenciado.

Um dos itens mais clássicos, o Chester já é garantia de estar nas ceias brasileiras. De acordo com Ivo Rocha, gestor de compras da seção de frios do Centerbox, a ave é campeã em vendas durante o período natalino. “Estimamos que, este ano, a venda seja 10% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Além do Chester, temos outras opções de carnes para o cliente escolher nesta época: peru, tender, lombo e pernil”, diz. Os dados de vendas são de uma consultoria realizada para a rede de supermercados.

Outro alimento tradicional nesta época é o panetone. Não faltam opções para os consumidores, indo desde o clássico com frutas cristalizadas ao trufado, recheado com doses generosas de chocolate. Os tipos diferentes de recheios são capazes de atrair até mesmo quem não aprecia o sabor característico do panetone.

Não só integrando a iguaria, as frutas cristalizadas são alguns dos itens mais populares durantes as ceias. As variações vão de ameixa seca, tâmara seca, nozes, uvas passas a castanha-do-pará e do caju, por exemplo. Rômulo Ferreira, gestor de compras da hortifrúti do Centerbox, diz que as vendas devem ter um aumento entre 10 e 15%, em relação ao ano passado. Apesar de normalmente consumidas isoladamente, é possível utilizar as frutas e oleaginosas para receitas de bolos e outros doces.

Para harmonizar

Como a ceia natalina não fica completa sem as bebidas apropriadas, é importante também decidir a melhor opção para harmonizar com os diferentes tipos de pratos servidos na cerimônia. De acordo com especialistas, o peru, por exemplo, combina bastante com vinhos tintos, como os à base de uva pinot noir. Os derivados da uva merlot também harmonizam com a ave. Já os panetones podem ser combinados com espumantes de sabor adocicado.

Thaynara Araújo, gestora de compras da seção de bebidas do Centerbox, também diz que a rede de supermercados prevê aumento das vendas no setor. “Em dezembro, esperamos que a venda de vinhos cresça 50% em relação a um período sazonal, chegando quase ao mesmo volume da Semana Santa, onde também temos um aumento considerável nas vendas”, destacou. Em relação às vendas de 2016 é esperado um aumento de 10 a 15%.