Circuito do Aço: ArcelorMittal apresenta resultados socioambientais da corrida que inovou em aspectos sustentáveis
arcelormittal

Circuito do Aço: ArcelorMittal apresenta resultados socioambientais da corrida que inovou em aspectos sustentáveis

O evento esportivo reciclou 102,75 kg de materiais. Uso de rede de pesca ao longo do percurso contribuiu para marca de zero copinhos no chão
Atualizado às Autor Lucas Casemiro Tipo Publieditorial

A ArcelorMittal, maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, acaba de deixar mais um legado sustentável para a capital cearense por meio da sua unidade Pecém: a edição 2025 do Circuito do Aço Esporte e Sustentabilidade, corrida de rua realizada na Beira-Mar de Fortaleza, criou um sistema para reaproveitar todos os resíduos gerados pelos 2 mil participantes mobilizados, evitando descarte inadequado. Ao todo, 102,75 kg de materiais (plástico, papel, vidro e metal) foram reciclados. Já as aparas (palitos de picolé) e restos de alimentos totalizaram 6 kg de resíduos orgânicos, destinados à compostagem.

A marca de zero copinhos no chão também foi viabilizada por uma inovação da organização da corrida. Ao longo dos percursos de 2,5 km, 5 km e 10 km, redes de pesca de 17 metros foram posicionadas estrategicamente após os pontos de hidratação, para que os corredores descartassem os copinhos de água usados, garantindo a reciclagem do plástico. A novidade foi aprovada pelos participantes.

Houve ainda a doação de materiais de comunicação visual, como lonas e tecidos, para a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentáveis, que transforma esses insumos em bolsas e outros itens comercializáveis. O balanço sustentável do Circuito do Aço também aponta a economia de 225 kg de CO², 2.190 litros de água e 420 kWh de energia, resultado das práticas implementadas.


Sustentabilidade de ponta a ponta

As ações socioambientais foram incorporadas a todas as etapas: do kit do atleta, entregue em ecobag com manifesto ambiental, às práticas pós-prova. O evento ainda promoveu oficina de brinquedos sustentáveis para crianças, treinamento e cartilha ambiental para fornecedores.

No Brasil, poucos eventos esportivos apresentam essa iniciativa, demonstrando que o grupo investe em transparência e deseja inspirar outras organizações a adotarem práticas sustentáveis.

 

Compensação de carbono

Mesmo com todas as ações de redução de impactos ambientais da corrida, a ArcelorMittal desenvolveu ainda o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Plano de Neutralização, realizado pela ESMA Engenharia, Saneamento e Meio Ambiente - empresa especializada no tema. A metodologia levou em conta a própria corrida e seus participantes.

São emissões diretas, indiretas, estrutura, alimentação, deslocamento para a corrida, entre outras. Foi registrada a emissão de 6,4 toneladas (t) de CO2 do evento em si e 135,6 t dos participantes. O relatório indicou a necessidade do plantio de 140 árvores como forma de compensar o resultado, compromisso já assumido pela empresa.

"Nós tivemos todo um cuidado em medir e compartilhar os resultados das ações socioambientais realizadas, reforçando nossa transparência com todos os que acreditaram na proposta do Circuito do Aço. Estamos muito felizes com o que foi feito. Entregamos um evento inclusivo, seguro, sustentável e inovador”, avalia Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém.

“Reunimos pessoas de todas as idades, novatos e veteranos na modalidade, em uma estrutura segura e acessível. Agimos com propósito, contando com nossos fornecedores, que também fazem a diferença conosco”, complementa Patrícia.

A realização do Circuito do Aço contou com o apoio de empresas parceiras que acreditam na proposta de aliar esporte e sustentabilidade. São patrocinadores do evento: Fornecedora Engelog, LDB Transporte de Cargas, KW do Brasil, Vix Logística, Reframax, Abertta Saúde e Grupo Labor Life.

 

Histórias que inspiram

Para além dos números, o Circuito do Aço deixou impacto humano, seja na rotina dos coletores, na experiência dos corredores ou na inspiração para quem vive o esporte.

Janete Cabral, 56 anos, presidente da Sociedade de Reciclagem do Pirambu (Socrelp), reforça o valor da participação da associação na corrida. “Foi a primeira vez que incluímos a separação para compostagem em um evento desse porte. Quando estamos presentes, todo o material chega até nós como doação e nada se perde”.

Para o corredor Francisco Junqueira Chaves, que completou sua 100ª prova aos 70 anos, a corrida foi um incentivo à longevidade ativa. “Dou exemplo para os jovens e para quem tem minha idade: correr é saúde. É preciso se cuidar para chegar bem no dia da prova”.

“Me senti acolhida. Esse cuidado com o meio ambiente é também um cuidado com a nossa saúde”, complementa a paratleta Rita de Cássia, campeã dos 5 km, que também aprovou as ações ambientais. O primeiro colocado na categoria cadeirante, Luís Galvão de Menezes, destacou a acessibilidade do percurso e o espaço sensorial como diferencial da prova, avaliando como “perfeita” a estrutura oferecida pela ArcelorMittal.

Os profissionais do grupo não ficaram de fora do evento. “A gente consegue ver todo o time integrado, seja na parte dos treinamentos anteriores ao próprio circuito, seja nesse momento de aquecimento anterior à própria corrida”, avalia Igor Brasil, que atua na gerência geral de T.I e Automação da ArcelorMittal Pecém.

Marviane Souza, analista da Gerência de Planejamento e Programação, concorda. Ela destacou a superação pessoal ao subir ao pódio, afirmando que “a corrida tem um significado muito importante porque eu estou representando a minha empresa”.

 

Sobre a corrida

O Circuito do Aço é uma realização da ArcelorMittal, com produção da Nova Letra Eventos Criativos e Kanguru Produções, e contou com o patrocínio de Fornecedora Engenharia e Logística; Kaefer RIP Serviços Industriais; LDB Transporte de Cargas; Reframax; Vix Logística; KW do Brasil, Abertta Saúde e Grupo Labor Life. Apoiadores: Suco Melhores da Terra, Pardal e TS Health Center. Água oficial: Indaiá.

 

Sobre a ArcelorMittal

Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, CE, SC, SP, RJ, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição do País. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo.

No Ceará, a ArcelorMittal unidade Pecém está localizada em São Gonçalo do Amarante. Para mais informações, siga @arcelormittalbrasil nas mídias sociais e visite nosso website em https://brasil.arcelormittal.com.

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
arcelormittal
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar