PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL ApaixonadosPorGente

Quais os cuidados ao tossir ou espirrar na máscara?

É necessário trocar a máscara por uma nova, a fim de proteger as demais pessoas

14/10/2020 17:56:24
Após tossir ou espirrar, a recomendação é trocar a máscara, com a devida higienização das mãos
Após tossir ou espirrar, a recomendação é trocar a máscara, com a devida higienização das mãos

As máscaras são barreiras físicas contra o coronavírus, são imprescindíveis no cotidiano. Ainda mais se você espirrar ou tossir.

A doutora Silvia Fonseca, infectologista do Sistema Hapvida, explica que é necessário ter uma máscara extra limpa para esses casos. "As pessoas transmitem Covid-19 umas para as outras através das gotinhas infecciosas que estão no nariz e na boca quando elas tossem, espirram ou falam. Para serem eficazes, as máscaras devem estar cobrindo o nariz e a boca. Tossir dentro da máscara e, se a máscara sujou, tem que ter outra."

O jato do espirro pode atingir velocidade média de 160 km/h, e a da tosse, média de 80 km/h. Espirro e tosse também podem "vazar" pelas laterais das máscaras de proteção, mas, conforme pesquisa da Universidade de Edimburgo, elas diminuem a distância que a respiração percorre em mais de 90%. Usar de forma correta a máscara é essencial para conter as pequenas gotículas de saliva onde o coronavírus pode estar.

Imediatamente após tossir ou espirrar, a recomendação é trocar a máscara, com a devida higienização das mãos. "Espirra e tosse e depois troca por uma máscara limpinha", reforça Silvia.