PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL ApaixonadosPorGente

O que fazer ao quebrar um dente?

Acidentes comuns, como quedas, podem ocasionar problemas sérios na boca; confira o que fazer em caso de fratura dental

11/09/2020 15:34:58
A demora no atendimento pode levar ao agravamento da situação (Foto: Unplash)
A demora no atendimento pode levar ao agravamento da situação (Foto: Unplash)

Mesmo os dentes mais saudáveis podem sofrer algum dano, por isso é comum que em pequenos acidentes ocorra o que se chama de fratura dental, ou seja, a perda parcial ou completa de um ou mais dentes. Mas o que fazer ao quebrar um dente?

Segundo o dentista José Eduardo Fabrin, do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, o primeiro passo ao ter uma fratura é buscar manter a calma e procurar o seu cirurgião dentista o mais rápido possível, já que o tempo entre o acidente e o procedimento pode influenciar no tratamento e na recuperação.

“A demora no atendimento pode levar ao agravamento da situação, podendo ocasionar um tratamento de canal ou até a perda completa do dente. O dentista poderá avaliar a extensão dos danos e qual é o procedimento mais adequado para solucionar o problema, seja com material restaurador direto, prótese dentária ou implante”, explica o profissional.

Até chegar ao consultório, é importante estancar o sangue, se houver, e fazer um bochecho com água – sem nenhum produto químico – para limpar a região, além de buscar conservar a parte fraturada do dente. “Além disso, é importante manter a saúde bucal em dia para evitar que pequenos problemas se tornem maiores”, lembra Fabrin.