PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL amcprevencao

Covid-19: quais os cuidados ao andar de ônibus?

Uso de máscara e outros hábitos de higiene devem ser reforçados no transporte público, mas também é recomendável mudar horários

29/09/2020 07:00:07
As medidas essenciais são higienizar as mãos com álcool 70%, não tocar olhos, boca e nariz
As medidas essenciais são higienizar as mãos com álcool 70%, não tocar olhos, boca e nariz

Para quem voltou ao trabalho presencial e não tem meio de transporte particular, o ônibus pode ser a única alternativa. Ainda que possam ter aglomeração de pessoas, é possível reduzir os riscos de contaminação por coronavírus dentro dos ônibus. As medidas essenciais são higienizar as mãos com álcool 70%, não tocar olhos, boca e nariz. Além disso, uma boa sugestão é evitar os horários de pico e sempre esperar um veículo mais vago.

Essas são algumas das medidas adotadas também pela fotógrafa Sarah Sousa, 29. Após quatro meses de home office, ela retornou às atividades presenciais na segunda metade de julho. "Por um tempo eu usava Uber para ir e voltar do trabalho, mas depois de um tempo ficou inviável financeiramente, e aí voltei a usar o transporte público. Tento sempre sentar na janela e não coçar o rosto ou tocar na máscara. Passo álcool nas mõas sempre que desço de um ônibus", explica.

Sarah diz que manter o distanciamento dos demais usuários dentro dos ônibus é um desafio, mas espera por veículos menos lotados. "Eu evito pegar o horário de pico, então geralmente saio mais cedo e vou embora mais tarde. E, às vezes, a volta para casa demora mais porque espero até que o horário de pico diminua para poder pegar ônibus."

Os veículos em operação passam por higienização diária, conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Pias e dispenser com álcool em gel foram instalados em todos os terminais de integração.

Já para monitorar os ônibus e tentar evitar multidões, a utilização do app Meu Ônibus é fundamental.

Confira os cuidados básicos da Organização Mundial de Saúde (OMS):

1. Use máscara e leve consigo álcool 70;

2. Utilize álcool 70 para limpar as mãos sempre que pegar em superfícies;

3. Evite tocar nos olhos, no nariz ou na boca;

4. Tossir ou espirrar na parte interna do cotovelo (se estiver com nariz escorrendo, utilizar lenço descartável);

5. Evitar contato físico com as demais pessoas. Ao retirar a máscara, não encoste na parte da frente.