PUBLICIDADE
PUBLIEDITORIAL amcprevencao

Ciclistas: cuidados necessários na pandemia

A pandemia de Covid-19 ainda não acabou. Ciclistas precisam estar atentos ao distanciamento social, aos cuidados de higiene e ao uso de máscara

27/09/2020 07:00:07
Ao usar a bicicleta, use máscara e evite tocar olhos, boca e nariz
Ao usar a bicicleta, use máscara e evite tocar olhos, boca e nariz

O fotógrafo Thiago Maia, 30, utiliza a bicicleta como meio de transporte há três anos. Durante a pandemia, o veículo tornou-se também um modo de evitar maior exposição ao coronavírus no transporte público e aplicativos de transporte na hora de sair de casa para ir ao trabalho ou fazer a feira, ajudando a manter o distanciamento social na hora de se locomover pela cidade.

A bicicleta foi a solução que muita gente encontrou para evitar carros de aplicativo e ônibus e dessa forma diminuir o contato com outras pessoas. No entanto, o uso de bicicletas também exige cuidados diante da pandemia. O principal deles, que vale para qualquer situação fora de casa, é o uso de máscara. Para pedalar pelas ruas da Cidade com segurança, o uso de máscara é fundamental.

Pedalar com máscara pode soar desafiador, no entanto, a escolha do tecido da máscara garante conforto. “Dependendo do tecido, ela pode dificultar a respiração. Então, tenho preferido usar máscaras descartáveis ou de tecido mais fino para pedalar e deixo as de tecido mais grosso para outras ocasiões. Dessa forma, fico confortável e consigo usar máscara em percursos mais longos. Mesmo usando óculos, como estou ao ar livre, as lentes não embaçam, o que torna o caminho mais seguro”, explica Thiago.

Outros cuidados importantes para todo ciclista são: não tocar os olhos, boca e nariz. Além de também sempre higienizar o equipamento. O ciclista deve sempre limpar o guidão com álcool. Thiago, por exemplo, tem adotado hábitos mais frequentes de limpeza da própria bicicleta para se proteger da Covid-19. “Sempre higienizo a cela da bicicleta, as maçanetas e a buzina, que são as partes que mais toco quando vou pedalar ou movê-la de lugar. Também costumo limpar o capacete e as fivelas com um paninho e álcool gel”, conta.


PREVENÇÃO


COVID-19: CUIDADOS AO ANDAR DE BIKE 



A UCB – União de Ciclistas do Brasil apresentou recomendações de cuidados ao utilizar a bicicleta como meio de transporte. Confira as dicas de prevenção:

- Respeitar o distanciamento físico

- Faça uso de máscara, luva e álcool em gel;

- Ciclo-entregadores devem evitar contatos desnecessário com clientes e fornecedores;

- Em caso de bicicletas compartilhadas, ou após estacionar a sua bike particular, higienize o selim e o guidão da bicicleta com produtos recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

- Evite pedalar próximo a outros ciclistas, preservando a distância de 20 metros de outro ciclista.