Enem 2025: Inep vai antecipar divulgação do gabarito após polêmica
Divulgação está marcada agora para acontecer nesta quarta-feira, 19, às 10 horas
19:56 | Nov. 18, 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai antecipar a divulgação do gabarito e dos cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Divulgação está marcada agora para acontecer nesta quarta-feira, 19, às 10 horas.
Leia também | Aproximadamente 70% dos inscritos compareceram aos dois dias do Enem, diz MEC
Informação foi dada pela entidade na noite desta terça-feira, 18, por meio das redes sociais, e a decisão foi tomada após questões similares às que cairam no certame aplicado no último domingo, 16, serem propagadas de forma antecipada por um estudante universitário de Sobral, cidade do Ceará.
Na ocasião, Edcley Teixeira, que é professor de uma monitoria online de preparação para o Enem, teria feito uma live no Youtube no último dia 11, corrigindo itens quase idênticos aos que cairam na prova.
A simililaridade das questões chegou a ser um dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) hoje, com estudantes acusando um suposto vazamento da prova e levantando a hastag #ANULAENEM.
Mais cedo, o Inep resolveu anular três questões do certame em razão do ocorrido, mas não chegou a dizer quais itens seriam. De acordo com o órgão, a Polícia Federal foi acionada para apurar "a conduta e a autoria na divulgação das questões" e ainda garantir a responsabilização de supostos envolvidos.
Estudante nega acesso antecipado e explica similaridade
Edcley utilizou as redes sociais para negar ter tido acesso de forma antecipada as questões do Enem. De acordo com o estudante, ele utilizou de estudos sobre a elaboração da prova para "prever" assuntos que são comuns de cair nas edições do exame, assim como padrões e metódos de elaboração.
Além disso, o universitário disse ter feito e memorizado as questões da prova aplicada no Prêmio Capes Talento Universitário após descobrir que a mesma seria utilizada como “pré-teste” para o Enem.
Em comunicado oficial, o Inep explicou que "estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição”, mas não citou o certame do Prêmio Capes Talento Universitário e nem confirmou a relação entre a prova com o Enem.