PUBLICIDADE
Notícias

Presidente do TRE avalia como positivo o balanço do segundo turno eleitoral

A apuração dos votos foi concluída em tempo recorde, às 19h 07min

20:20 | 30/10/2016

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no Ceará, desembargador Abelardo Benevides, declarou em entrevista que sua avaliação após o segundo turno eleitoral era positiva em diversos aspectos, de pessoal à segurança. A expectativa já era de que a apuração dos votos terminasse antes das 20h, devido a uma alteração no esquema de apuração, entretanto, acima das expectativas, a contagem foi finalizada às 19h 07min, tempo recorde.

A alteração seria de que nestas eleições, em vez de as mídias serem levadas a cartórios ou fórum para contagem, foram escolhidos 13 colégios para receber as mídias das zonas próximas e transmitir os resultados ao Tribunal. De acordo com Benevides, foram cerca de 120 urnas substituídas, equivalentes a 50% do total.

Questionado sobre o caso de um mesário que teria votado no lugar de um eleitor, o presidente afirmou que, oficialmente, não tinha informações sobre tal. Benevides declarou que foram 25 ocorrências registradas de crimes eleitores, apesar dos 37 anteriormente declarados. A confusão de números se daria devido a ocorrências não checadas e excluídas por serem consideradas trotes, por exemplo, além de situações que foram entendidas de forma errada, como um a denúncia de que um candidato cearense estaria fazendo boca de urna."Não houve boca de urna de candidato. O que aconteceu foi que um candidato a vice-prefeito foi votar e pessoas invadiram o local da seção e constou no relatório que havia sido boca de urna", afirmou o presidente Abelardo Benevides. De acordo com informações do presidente, a Polícia Federal também registrou um menor número de ocorrências nestas eleições em comparação ao primeiro turno. 

Redação O POVO Online

TAGS