Participamos do

PF e TRE receberam 49 denúncias de crimes eleitorais

Do total, polícia federal ratificou cinco ocorrências e 37 estão sob análise do Tribunal. Confirmação deve sair em boletim final após o encerramento da votação
16:27 | Out. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Até o momento, 49 denúncias de crime eleitoral no total foram feitas junto à Polícia Federal (PF) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Desta quantidade, 12 chegaram à PF, que confirmou cinco. As demais estão sendo analisadas entre o Tribunal e o exército e o número oficial deve ser divulgado após o fim das eleições, no balanço geral emitido pelo órgão do judiciário. 
 
Segundo declaração de Delano Cerqueira, superintendente da PF, em coletiva integrada com o TRE, nove pessoas estavam envolvidas nas ocorrências (boca de urna e propaganda irregular com carro de som) registradas em bairros como Montese, Edson Queiroz e Pici. De acordo com a polícia federal, pelo menos três foram cometidas por apoiadores de Roberto Cláudio (PDT).
 
Os infratores destes casos considerados pela PF de menor gravidade assinaram Termo circunstancial de ocorrência (TCO) e foram liberados. 
 
Os 37 supostos atos ilegais que estão sob os cuidados do TRE dividem-se em boca de urna (22), transporte irregular (3), compra de votos (4) e propaganda irregular (8). 89 urnas foram substituídas em Fortaleza e 12 em Caucaia.
 
Colaboraram Bruno Balacó e Lígia Costa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente