Conheça prefeitos que deram nome a ruas e bairros de Fortaleza
A história de Fortaleza passa pelos caminhos da Capital com propriedade. As ruas homenageiam cearenses de 92 municípios, sendo a maioria do município alencarino - 247 personalisades, segundo o site Dicionário de Ruas. Dos nomes que estampam as ruas e batizam bairros, vários foram prefeitos, a exemplo de José Walter, Álvaro Weyne e Ildefonso Albano. O POVO Online relembra algumas dessas personalidades.
Bairro Álvaro Weyne
Nascido Álvaro Nunes Weyne, em 1881, foi um comerciante que assumiu a gestão da cidade em 1928. Álvaro Weyne era espírita e maçom. Faleceu na década de 1960.
Rua Castro e Silva
José Lourenço de Castro e Silva foi o 19º prefeito de Fortaleza no Brasil imperial. Assumiu a gestão do município de 1841 a 1843.
Rua Ildefonso Albano
Siutada no bairro Joaquim Távora, a rua eva o nome do fortalezense nascido em 1885. O comerciante e político foi prefeito de Fortaleza de 1912 a 1914 e de 1921 a 1923. Realizou a reforma urbanística de áreas importantes como a reforma da Praça General Tibúrcio e do Parque da Independência, atual Parque das Crianças.
Av. Godofredo Maciel
O advogado e político foi prefeito de Fortaleza durante o ano de 1920. Nono prefeito de Fortaleza na era da República, sucedeu Rubens Monte e precedeu Ildefonso Albano. Foi responsável por iniciar a reforma da Praça do Ferreira, que antes era apenas um campo de areia com um poço no centro. A av. Godofredo Maciel é uma das principais do bairro Parangaba.
Bairro José Walter
José Walter entrou para a política na década de 1960, já como prefeito. Ele foi indicado por membros da Ditadura Militar. Nascido no município de Capistrano, a 110,5 km de Fortaleza, formou-se em Engenharia Civil, em São Paulo.
Rua Conego Lima Sucupira
A rua do bairro Parangaba é uma homenagem a José Ferreira Lima Sucupira, o 17º prefeito de Fortaleza no Brasil imperial. Assumiu a gestao em 1833 por três anos. Além de político, Ferreira foi militar, jornalista e sacerdote. Condenado à morte após fazer parte da Confederação do Equador, foi salvo a pedido das filhas que imploraram por perdão a Pedro II, no Rio de Janeiro. Concedido o perdão, segiu a carreira sacerdotal.
Av. Historiador Raimundo Girão
Raimundo Girão foi prefeito de abril de 1933 a setembro de 1934, mas já ocupava o cargo de forma interina desde dezembro de 1932. Além de historiador e político, foi escritor, com 54 títulos publicados, e ministro do Tribunal de COntas do Estado do Ceará.
Av. Murilo Borges
O Murilo Borges Moreira foi o 33º prefeito da Capital na República. Assumiu de 1963 a 1967. General do exército brasileiro, foi o último prefeito eleito antes da ditadura militar, iniciada em 1964. Uma de suas reformas mais polêmicas foi a da PRaça do Ferreira, que resultou na retirada da coluna da hora. Dirigiu o Banco do nordeste de 1968 a 1978.
Rua Tibúrcio Cavalcante
O Major Manuel Tibúrcio Cavalcante, 16º prefeito da Capital cearense já na República, tomou posse em 20 de outubro de 1931. Foi prefeito até o dia 25 de abril de 1933. A rua está situada no bairro Aldeota.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
