Anfavea prevê alta de 3,7% da produção de veículos em 2026
A Anfavea, entidade que representa as montadoras, prevê crescimento de 3,7% da produção de veículos neste ano. Se confirmado o prognóstico, 2026 terminará com 2,74 milhões de veículos produzidos no Brasil.
Ao apresentar o cenário traçado para este ano, o presidente da Anfavea, Igor Calvet, disse que a associação inicia o ano com otimismo contido.
As previsões da Anfavea levam em conta a desaceleração da atividade econômica, com contribuição menor da agricultura, e a tendência de os cortes esperados na Selic até março só terem efeito na economia após seis a nove meses.
Ainda assim, a associação espera resiliência do crédito, sustentado pela expansão da renda e desemprego em patamar muito baixo.
A projeção é de crescimento de 2,7% nas compras de veículos zero quilômetro no País, para 2,76 milhões de unidades, enquanto as exportações devem ter alta mais modesta, de 1,3%, num total de 536 mil unidades. A Anfavea vai revisar as previsões a cada três meses.
Os descontos no IPI de modelos de entrada, dentro do programa Carro Sustentável, e a linha de R$ 10 bilhões lançada pelo governo para reanimar o mercado de caminhões, classificada pela direção da Anfavea como uma medida desfribilatória, devem ajudar a sustentar os volumes.