Recurso do BC no processo do caso Master será julgado dia 21, diz presidente do TCU

Recurso do BC no processo do caso Master será julgado dia 21, diz presidente do TCU

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, disse nesta segunda-feira, 12, que será julgado na quarta-feira, dia 21, o recurso do Banco Central no processo que investiga a liquidação do Banco Master. Segundo Vital do Rêgo, o prazo para o julgamento dos embargos foi acertado com o ministro Jonathan de Jesus, relator do processo.

Mais cedo, o presidente do TCU participou de reunião com Jonathan de Jesus e o presidente do BC, Gabriel Galípolo, na sede da autoridade monetária, em Brasília.

A reunião foi marcada na semana passada, em meio ao desgaste entre BC e TCU por causa da investigação.

Jesus autorizou em dezembro o início da apuração, com o objetivo de apurar se houve "precipitação" da autoridade monetária ao decretar a liquidação, no dia 18 de novembro.

O relator chegou a pedir explicações do BC. Com base na resposta, auditores do TCU concluíram, preliminarmente, que a autarquia agiu corretamente no processo que levou à liquidação. No sábado, por meio de nota, Jesus afirmou que o posicionamento dos técnicos não se confundia com uma decisão da corte de contas.

Segundo o ministro, foram os próprios auditores do TCU que requisitaram a realização de uma inspeção in loco no BC para ter acesso a documentos sigilosos do caso. Jesus chegou a autorizar a inspeção na segunda-feira, 5, mas voltou atrás na quinta-feira, 8. Ele acolheu o recurso do BC, por isso a realização da inspeção deve ser submetida ao plenário da corte na próxima semana.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar