Marquise Infraestrutura quer concluir lote 4 logo no início de 2026
Outro foco de entrega para 2026 diz respeito aos trechos 5 e 6, o que permitirá a chegada da locomotiva ao complexo logístico e industrial em formação no município de Quixeramobim
O trecho 4 da Transnordestina no Ceará, entre Acopiara e Piquet Carneiro - com aproximadamente 50 km de extensão, deve ser oficialmente entregue pela Marquise Infraestrutura no início de 2026.
Quem assegura é o diretor da companhia, Renan Carvalho. Ele destaca que a obra tem sido tocada em ritmo acelerado, com mais de 2 mil homens trabalhando.
"Estamos chegando nas fases definidoras, já estamos tocando o trecho 8, chegando em Baturité. A obra está bem tocada, o tempo ajudou e acreditamos que iremos entregar tudo dentro do prazo (até o fim de 2027)", assegura.
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Com a entrega do trecho 4 próxima, a empresa terá concluído mais de 200 km de ferrovia no Estado pouco mais de 300 km até o fim do trecho 8, sob sua responsabilidade.
Outro foco de entrega para 2026 diz respeito aos trechos 5 e 6, o que permitirá a chegada da locomotiva ao complexo logístico e industrial em formação no município de Quixeramobim.
Com o crescimento do projeto, que prevê se tornar um porto seco, Renan diz que foi autorizada adaptação da ferrovia que permitisse maior movimentação de cargas no espaço logístico da Value Global, por meio de dois trilhos auxiliares anexos ao principal da ferrovia.
O projeto da Value está em fase de supressão vegetal e prevê o aporte de R$ 1 bilhão, sendo que R$ 350 milhões na primeira fase do projeto, que será um polo logístico multimodal que tem previsão de ser concluído em agosto de 2026. A pretenção da empresa é avançar no alfandegamento do espaço para transformá-lo em porto seco até a conclusão total da Transnordestina, em 2028.
Outra fase do projeto é a formação de um complexo industrial no entorno do porto seco, com perspectiva de atração de empresas nacionais e internacionais de diversos setores econômicos.