China: Lucro industrial sobe 0,1% na comparação anual no período de janeiro a novembro
O lucro das principais indústrias da China avançou 0,1% na comparação anual de janeiro a novembro de 2025. O resultado prolonga a sequência de alta iniciada em agosto. Indústrias com receita anual de pelo menos 20 milhões de yuans somaram lucro de 6,63 trilhões de yuans no período, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS).
No mesmo intervalo, o setor de manufatura de equipamentos registrou alta de 7,7% no lucro frente a igual período de 2024. A atividade respondeu por 2,8 pontos porcentuais (p.p.) do crescimento geral, a maior contribuição entre todos os segmentos. Já na manufatura de alta tecnologia, o ganho aumentou 10%, aceleração de 2 p.p. ante o acumulado de janeiro a outubro.
Apoiado em iniciativas chinesas voltadas à inteligência artificial, o ramo de equipamentos eletrônicos especializados obteve lucro 57,4% superior na comparação anual.
Na manufatura de matérias-primas, os lucros avançaram 16,6% em base anual. Na siderurgia, também houve aumento, favorecido por uma base de comparação mais baixa.
Os dados do NBS indicam ainda que a receita industrial se mantém em expansão: a receita operacional das principais companhias cresceu 1,6% no período.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente