Jucec registra recorde de aberturas de empresas no Ceará em 2025
Com 132,9 mil novos negócios abertos, número é superior às metas de 2025 e de 2027, estabelecidas no Plano Plurianual
19:57 | Dez. 23, 2025
A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) superou a meta estabelecida para 2025 e registrou um recorde de aberturas de empresas no Ceará, chegando a 132.903 novos negócios abertos, entre janeiro e novembro deste ano.
A meta prevista para 2025 era de 118.460 novas empresas. O número registrado é também maior que o previsto para 2027, que é de 130.592 novos negócios abertos, por exemplo, último ano do atual Plano Plurianual (PPA), com vigência de 2024 até 2027.
De acordo com a Jucec, o resultado demonstra o fortalecimento do ambiente de negócios e o impacto direto de ações de modernização implementadas pela autarquia.
Leia mais
Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas comemorou o resultado. “É um crescimento de 28% em relação ao ano passado. Novas empresas significam mais empregos, renda e oportunidades para os cearenses”, ressaltou.
Segundo a Jucec, a modernização de processos, incluindo o uso de Inteligência Artificial (IA), por meio do assistente virtual Juca, e também na fase de pré-análise tem sido fundamental para desburocratizar o registro empresarial.
O uso dessas ferramentas, segundo comunicado da Jucec, agiliza a análise de dados, reduz o tempo de espera do cidadão e garante maior segurança jurídica e criam um ambiente favorável para quem deseja investir no Ceará. Conforme o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, “ultrapassar a meta prevista para 2027 ainda em 2025 é uma demonstração clara de que o Ceará vive um momento favorável para empreender”.
“As melhorias implementadas no fluxo de abertura, a inteligência artificial aplicada na pré-análise e no atendimento do Juca, além da atuação dedicada da nossa equipe, criaram um ambiente mais estruturado para quem deseja empreender. O resultado aparece nos números e, principalmente, na confiança do empreendedor cearense”, complementou.
De acordo com os dados da Jucec, do total de empresas abertas no período, o destaque continua vindo do microempreendedorismo. Foram registradas 93.686 novas inscrições de Microempreendedores Individuais (MEI).
“Com a meta de 2027 já superada, o governo do Estado reafirma seu compromisso em manter o Ceará como um estado ágil e atrativo para novos investimentos, focando agora na manutenção da qualidade do serviço e na contínua inovação tecnológica”, conclui o informe da Jucec.