Bolsas da Europa operam sem direção em sessão de espera pelo Fed

Bolsas da Europa operam sem direção em sessão de espera pelo Fed

Por Patricia Lara*

São Paulo, 08/12/2025 - As bolsas europeias operam sem direção única nesta segunda-feira em um mercado travado pelas expectativas em torno da decisão de política monetária do Federal Reserve na quarta-feira. As ações da Magnum Ice Cream sobem após a empresa resultante da cisão da Unilever ser avaliada em US$ 9 bilhões.

Por volta das 7h28 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 estava em alta de 0,02%, aos 578,93 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Frankfurt subia 0,17%. Londres recuava 0,05% e Paris perdia 0,11%. O mercado de Milão subia 0,03% e Lisboa apontava queda de 0,12%. Madri tinha queda de 0,03%.

Um corte na taxa de juros pelo Fed já está totalmente precificado pelos investidores, e há um consenso crescente de que ele será emoldurado por uma mensagem em tom conservador, afirmou o BNY. Isso significa que um maior afrouxamento da política monetária dependerá de dados mais fracos ou de uma inflação menor de março e junho de 2026.

As ações Magnum Ice Cream subiam em Amsterdã após a companhia de sorvetes derivada da Unilever ser avalia em 7,93 bilhões de euros (US$ 9,24 bilhões). A Unilever ganhava 0,56% também em Amsterdã.

Em Paris, a L'Oreal cedia 1,4% após dobrar sua fatia na empresa de skincare suíça Galderma. A L'Oreal está comprando uma participação de um grupo de investidores, dobrando sua presença nos ativos para 20%.

A Repsol subia 0,61% em Madri. A companhia e a HitecVision anunciaram que irão fundir sua joint venture Neo Next Energy com a unidade de produção de petróleo e gás offshore da TotalEnergies no Reino Unido.

Além da cautela que antecede o Fed, comentários da dirigente do Banco Central Europeu (BCE) Isabel Schnabel limitam o apetite ao risco das ações. Dado surpreendentemente forte da produção industrial alemã também nutre alta dos rendimentos projetados em títulos do país.

A Oxford Economics não acredita que o dado marque o início de uma tão esperada recuperação industrial, mas deixa o setor em uma posição favorável para contribuir com o crescimento no último trimestre de 2025, trazendo algum risco de alta para a projeção do PIB alemão.

Contato: [email protected]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar