Obras da Transnordestina avançam próximo a Quixeramobim

Obras da Transnordestina avançam próximo ao terreno do porto seco em Quixeramobim

Trabalhos avançam em "ritmo muito bom", diz CEO da Value Global, que constroi porto seco no Sertão Central
Atualizado às Autor Samuel Pimentel Tipo Notícia

Enquanto as obras do porto seco seguem em fase de supressão vegetal autorizada pela Superintendência de Meio Ambiente do Ceará (Semace), com previsão de início de terraplanagem, drenagem e energia para o início de 2026, a instalação dos trilhos da Transnordestina se aproximam do terreno, em Quixeramobim.

A operação, liderada pela FTL por meio da Marquise Infraestrutura, nivela o terreno e a colocação de trilhos deve ser o próximo passo.

A atualização foi feita em entrevista ao O POVO pelo CEO da Value Global, Ricardo Azevedo, responsável pelo projeto do porto seco de Quixeramobim.

Segundo ele, o projeto da ferrovia avança de maneira constante, seguindo os prazos de obra.

Novidade no projeto da Transnordestina na passagem prevista pelo complexo logístico da Value é que agora serão duas linhas de trem desviadas da principal, para movimentação de cargas em contêineres, o que deve agilizar os processos durante as paradas previstas da locomotiva. Inicialmente, era prevista a instalação de uma linha desviada.

Ricardo diz que essa expansão vai facilitar a operação de carga e descarga, principalmente de granéis sólidos, como grãos e minerais.

"A obra da Transnordestina está muito próxima do nosso terreno, vindo desde Acopiara num ritmo muito bom. Acreditamos que possamos iniciar a fase 1 da nossa operação dentro da previsão, em agosto de 2026, operando carga e descarga de granéis e contêineres gerais", afirma.

Suspensão do início da operação da Transnordestina pelo Ibama

Questionado sobre a suspensão do início da operação comissionada da Transnordestina, do Terminal Intermodal de Cargas, em Bela Vista, no Piauí, até Iguatu, no Ceará, por falta de licenciamento ambiental, entende que não há prejuízo para a operação.

Ricardo avalia que se trata de aspectos burocráticos e não técnicos. "É importante salientar que isso é algo corriqueiro, uma questão de operação, são poucas exigências", pontua.

A Value deve atuar como operador logístico nessa fase teste com cargas de parceiros do Piauí e da Bahia com destino ao Ceará, principalmente algodão e grãos para abastecimento de empresas nacionais.

Mais notícias de Economia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar